Notícias

Dia Mundial da Monitorização da Água

11 de Setembro, 2020

A data pretende sensibilizar e envolver a comunidade para a importância de proteger os recursos hídricos, sobretudo através de uma constante monitorização dos recursos hídricos locais.
Se nas nossas freguesias as águas das nascentes, rios, ribeiros, lagos, lagoas e fontes estiverem em bom estado de conservação também os grandes rios e os oceanos estarão salvaguardados.

É com base no conceito de monitorização da água que propomos duas atividades:

1º e 2º Ciclos – Uma atividade de ciência divertida com a simulação de uma monitorização organolética da água. O tema é: “Investigar a água através dos sentidos”. Baixe a ficha técnica da atividade e divirta-se com os seus alunos.

+ Ficha técnica

3ª ciclo e Secundário – Propomos a visualização de um pequeno filme onde explicamos de forma simples o trabalho realizado pelos investigadores do Laboratório da Paisagem na monitorização da qualidade da água de amostras do rio Ave. Um vídeo onde poderão conhecer procedimentos e aparelhos utilizados na medição dos parâmetros que permitem caraterizar a qualidade da água.  Assista com os seus alunos e reflita sobre as aprendizagens.