PEGADAS +

O PEGADAS + pretende colocar à disposição da comunidade uma oferta de atividades lúdico-pedagógicas extra escolar de cariz ambiental.

Estas atividades estão disponíveis durante todo o ano letivo.

Formação

Workshops informativos sobre temas ambientais diversificados ministrados por investigadores do Laboratório da Paisagem ou por oradores convidados.

Todos os workshops são gratuitos e decorrem durante a semana, ao final do dia, com uma duração média de 45 a 60 minutos.

Os workshops têm como público-alvo estudantes, docentes e comunidade em geral que pretendem melhorar a sua literacia ambiental.

Estes workshops ocorrem com uma periodicidade mensal e dão acesso a um certificado de participação.

As inscrições são feitas em formulário próprio divulgado nas redes sociais Facebook e Instagram do Laboratório da Paisagem e em www.labpaisagem.pt

Mantenha-se atento/a e inscreva-se!

Mais do que observar e escutar, nesta formação o que se pretende é experimentar e capacitar os docentes através de unidades de formação de curta duração.  Os docentes e educadores serão convidados a experimentar protocolos simples, práticos e de baixo custo, para facilmente reproduzirem com os alunos sobre o valor da água.  

Duração: 5 horas
Data e local: Laboratório da Paisagem
Público-alvo: Educadores e Professores (1º e 2º ciclo)
Nº de participantes: mínimo 10 – máximo 25

Formação gratuita com emissão de certificado de participação. 

Nesta formação pretende-se capacitar e formar os docentes através da observação e compreensão do esquema de funcionamento de uma ETAR e aprendam os passos de transformação das águas residuais (sujas), em águas limpas devolvidas à natureza.

Duração: 5 horas
Data e local: ETAR de Serzedelo
Público-alvo: Educadores e Professores (todos os ciclos)
Min: 15 docentes
Max: 25 docentes
Disponível: todo o ano

 
Nota: Cada docente interessado nesta ação de formação/visita deverá inscrever-se com um grupo mínimo de 15 colegas para garantir o grupo da formação/visita. 

Formação gratuita com emissão de certificado de participação. 

Enquadramento

Nunca, como atualmente, as sociedades necessitaram de repensarem os seus modelos de desenvolvimento a fim de superarem os inúmeros desafios económicos, sociais e ambientais que enfrentam, com vista a garantir um caminho sustentável para as gerações presentes e futuras.

Nesse desígnio, reuniões internacionais nas diversas cúpulas têm sido levadas a cabo, definindo um conjunto de estratégias e resoluções com vista a nortear o caminho a seguir, nem sempre fácil de operacionalizar. Mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição e escassez de recursos, são apenas alguns dos desafios atuais. 

Neste cenário, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta chave, capaz de moldar as mentalidades, inspirar à ação e promover sociedades mais resilientes e sustentáveis, orientadas para uma cidadania mais participada, consciente e informada.

Este Encontro Internacional de Educação Ambiental pretende ser mais um palco para a partilha, o debate e a cooperação internacional, nos domínios da implementação de projetos, estudos, investigação e divulgação científica, com vista à melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Objetivos gerais:

  • Fomentar a discussão e divulgação de estudos científicos e metodologias utilizadas no âmbito da educação ambiental;
    • Partilhar e refletir sobre práticas de educação ambiental relevantes implementadas com êxito em diferentes contextos;
    • Promover sinergias entre entidades públicas e privadas para implementação de estratégias de educação ambiental;
    • Sensibilizar e incentivar as comunidades e todos os seus atores para a relevância da implementação de estratégias de educação ambiental na construção de sociedades mais resilientes e sustentáveis. 

Público-alvo: Investigadores, técnicos, professores, estudantes e público em geral.

Data: 25 a 27 de janeiro de 2024

Painéis de trabalho:

  • 25 de janeiro – Democracia participativa e cocriação
  • 25 de janeiro – Ciência Cidadã
  • 26 de janeiro – Cidades e comunidades sustentáveis
  • 26 de janeiro – Cidadania e escolas sustentáveis

Inscrições: A partir de 01 de outubro em formulário próprio

Toda a informação em www.labpaisagem.pt

Natureza

Pretende-se que os participantes tenham a oportunidade de usufruir da beleza natural do concelho de Guimarães usando como meio de locomoção a bicicleta. Os passeios apresentam grau de dificuldade baixo e permitem a participação de todas as idades. 

Orçamento: Sob consulta
Mínimo: 10 participantes.
Local: A definir
Promotor: Laboratório da Paisagem.

Constitua a sua equipa e vamos à descoberta da biodiversidade. Durante 60 minutos cada equipa deverá registar na app Biodiversity GO! o maior número de espécies.

Orçamento: sob consulta
Participação:
com necessidade de inscrição
Mínimo: 10 participantes
Local: A definir
Promotor: Laboratório da Paisagem 

Propomos uma fusão entre corpo, mente e natureza. A ideia é exercitarmos o corpo e relaxarmos a mente numa sessão de 30 minutos em contacto com a natureza.

Orçamento: sob consulta
Mínimo: 20 participantes
Máximo: 30 participantes
Local: exterior ao espaço da escola ou em espaços de lazer do concelho

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Educação Física

Promotores: Laboratório da Paisagem, Sofia Lopes

Nesta caça ao tesouro propomos que os participantes conheçam melhor a natureza através das suas cores, texturas e formas. Em grupos, munidos de uma caixa com todas as orientações, os participantes partem à busca de pequenos tesouros da natureza. No final, cada grupo deverá ter o seu baú do tesouro completo.

Objetivos:
– Reconhecer as texturas, formas e cores da natureza;
– Aproximar os participantes dos pormenores da natureza;
– Estimular o convívio.

Público-alvo: Pré escolar e 1º Ciclo.
Mínimo: 8 participantes
Máximo: 25 participantes
Local: Parques de lazer de Guimarães, Veiga de Creixomil ou Penha.
Promotor: Laboratório da Paisagem

Na oficina de cianotipia, mergulhamos num mundo fascinante de arte e química, explorando as maravilhas do azul ciano. Esta técnica permite criar impressões únicas, inspiradas na natureza e na criatividade. Com a mistura cuidadosa dos produtos químicos, cada participante torna-se num artista, revelando padrões únicos em papel fotossensível.

 Objetivos:
– Introduzir a técnica da cianotipia
– Estimular a criatividade
– Despertar o interesse pela arte e processos químicos

Público-alvo: Todos
Mínimo: 8 participantes
Máximo: 20 participantes
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Papel Azul

Orçamento: Sob consulta

Através de folhas iremos explorar o conceito de simetrias, formas, cores, tipos de nervura e organizar as plantas pelas suas diferentes classificações.

No final os participantes serão convidados a criar uma obra de arte utilizando as folhas como carimbos naturais.

Público-alvo: Todos
Mínimo: 8 participantes
Máximo: 20 participantes
Local – Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor – Laboratório da Paisagem

Família

O Re-Food Guimarães é um movimento 100% voluntário que resgata os excedentes alimentares dos parceiros da área de restauração e os entrega a famílias carenciadas. O trabalho de resgate, embalamento e entregas dos bens alimentares é efetuado por dezenas voluntários, de todas as faixas etárias, diariamente, em turnos de 2 horas (segunda a sexta: 18-20h; 20-22h e 22-24H e sábados: 9-11h e 11-13 horas). O desafio proposto é o de uma família ou turma ser voluntária Re-food por um dia ou assumir o compromisso de um turno por mês. Nesse turno, a família ou turma auxiliaria outros voluntários na execução das diferentes tarefas dentro do Centro de Operações Re-Food. Vale a pena conhecer e colaborar!

Participação: gratuita com necessidade de inscrição
Local: Cave da Junta de Freguesia de Azurém
Promotor: Re-Food Guimarães

No primeiro sábado de cada interrupção letiva (natal, páscoa, féria de verão) o Laboratório da Paisagem colaborará com as famílias/associações de pais/centros de estudos/IPSS que estejam interessadas e necessitem de orientação técnica para a realização de ações específicas na natureza: limpezas das linhas de água, plantação de canteiros ou aromáticas, remoção de invasoras, entre outras ações em prol do meio ambiente.

Mínimo: 10 participantes 
Participação: gratuita com necessidade de inscrição
Local: a definir
Promotor: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição no PEGADAS +