Mobilidade Sem Pegada

A abordagem do tema da mobilidade sustentável é fundamental para o alcance da meta da neutralidade climática de Guimarães em 2030. Os modos suaves de transporte, como o caminhar e o andar de bicicleta, desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases com efeito estufa, para além de promoverem um estilo de vida mais saudável, com grandes benefícios económicos e também sociais.

Nas zonas urbanas onde, maioritariamente, estão privilegiados os trajetos pendulares curtos, urge promover uma alteração de comportamentos para uma melhoria significativa da qualidade de vida nas cidades e dos seus cidadãos.

Desde logo, os jovens são um público-alvo relevante para iniciarmos a transição para um modelo de mobilidade mais sustentável. Assim, neste projeto procuraremos abordar a importância da adoção de alternativas mais amigas do ambiente nas deslocações diárias, dando a conhecer alternativas e instigando à adoção de meios de transporte mais sustentáveis, em alternativa ao automóvel.

Para o efeito, a atividade âncora contará com 6 sessões direcionada aos alunos do 3º Ciclo e Secundário:

1ª Sessão: Mobilidade sustentável e cálculo da pegada carbónica (dezembro)

2ª Sessão: A bicicleta como meio de transporte urbano (janeiro)

3ª Sessão: Autocarro, um transporte eficaz (fevereiro)

4ª à 5ª Sessão: Desenvolvimento do Plano de Mobilidade e Acessibilidade da Escola (março e abril)

6ª Sessão – Apresentação à comunidade educativa do Plano de Mobilidade e Acessibilidade da Escola (maio)

7ª sessão (opcional) – Desenvolvimento de pelo menos uma atividade constante do Plano de Mobilidade e Acessibilidade da Escola. (maio/junho)

Observações:

– Cada escola deverá nomear uma turma que será capacitada e será responsável por desenvolver e aplicar o Plano de Mobilidade e Acessibilidade da Escola. As inscrições far-se-ão via formulário PEGADAS, até 15 de novembro. Na inscrição deverão ser fornecidos os contactos (email e telemóvel) do docente que ficará responsável pelo projeto, para futura articulação. Só serão admitidas as 5 primeiras turmas que formalizarem a inscrição.

Nota: dinâmicas e materiais de apoio serão assegurados pela equipa de educação para a sustentabilidade do Laboratório da Paisagem.

Duração do projeto: 6 meses + um mês opcional. Uma atividade de 45 a 60 min/mês.

Inicio: dezembro de 2023 a junho de 2024

Parceiros: Guimabus e Get Green

Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Física e Química, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade