Patrulheiros da Biodiversidade de Guimarães

A biodiversidade é essencial para a vida na Terra, mas enfrenta um conjunto de ameaças devido às atividades humanas, como a destruição de habitats, a poluição e o agravamento das alterações climáticas. Para promover a conservação da biodiversidade, é crucial aumentar o conhecimento sobre as suas dinâmicas e sobre o seu frágil equilíbrio. O entendimento profundo dos diferentes ecossistemas, das espécies que os habitam e das interações complexas entre elas é essencial. Esta atividade âncora tem como o objetivo principal promover esse conhecimento e sensibilizar a comunidade para a importância da biodiversidade. Os participantes terão a oportunidade de explorar a diversidade incrível da vida que nos rodeia e descobrir como podem contribuir para a sua preservação. Será dada especial atenção à biodiversidade local e aos esforços que têm sido conduzidos nesta área, nomeadamente no Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães, que pretende contabilizar e monitorizar toda a biodiversidade existente no Município. Neste sentido, a atividade âncora incluirá, 6 sessões dedicadas aos diferentes grupos de fauna e flora autóctones, culminando com um “Bioblitz” na escola ou espaço envolvente.

1ª SessãoA flora que nos envolve – Nesta primeira sessão, far-se-á a apresentação do projeto e dos seus objetivos. Será explorada a flora autóctone e os importantes serviços de ecossistemas que as plantas providenciam. Os participantes ficarão a conhecer melhor as árvores mais comuns das nossas florestas e a forma como cada árvore contribui para sustentar a restante biodiversidade local.

2ª SessãoMamíferos – Nesta sessão os participantes irão conhecer o extraordinário grupo dos mamíferos. Serão apresentados os mamíferos que ocorrem em Guimarães, bem como alguns métodos de estudo deste grupo faunístico, através da exploração de exemplares conservados, imagens, pegadas e ainda vídeos recolhidos pelo Laboratório da Paisagem, durante saídas de campo.

3ª SessãoAnfíbios e répteis – Muitas vezes incompreendidos e até perseguidos, os répteis e anfíbios apresentam um importante papel do equilíbrio dos ecossistemas com benefícios para a agricultura, através do controlo de outras espécies. Nesta sessão serão apresentados os anfíbios e répteis mais comuns, desmistificando alguns mitos e preconceitos de forma a promover a sua conservação.

4ª SessãoAves – Nesta sessão iremos apresentar a incrível diversidade do grupo das aves existentes no nosso concelho. De forma interativa, os alunos terão a oportunidade de conhecer as estratégias de identificação e estudo das aves através da observação de imagens e de um jogo de identificação a partir do canto.

5ª SessãoInsetos – Nesta sessão iremos explorar o grupo faunístico que apresenta a diversidade mais assinalável. Entre abelhas, borboletas, escaravelhos e muitos outros, no nosso país existem milhares de espécies que ajudam a sustentar os nossos ecossistemas. A sessão terá como objetivo despoletar uma relação de empatia e reconhecimento para com estes pequenos seres que, em muitos casos ainda são vistos com medo ou repulsa.

6ª SessãoBioblitz na escola – A atividade âncora irá culminar com a junção de todos os conhecimentos que os participantes foram adquirindo ao longo das sessões. Numa saída de campo, os alunos serão convidados a partir numa viagem de descoberta da biodiversidade do espaço escolar ou área envolvente. Será ainda explorada a forma como a ciência-cidadã pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade local.

Objetivos:

– Identificar e conhecer os vários grupos de fauna e flora existentes em Guimarães;

– Compreender algumas estratégias de monitorização da fauna;

– Reconhecer a importância da Biodiversidade para o equilíbrio dos ecossistemas;

– Perceber a importância da monitorização das espécies, e o contributo individual dos cidadãos.

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade