Recursos
- Home
- Recursos
Jogos
Faz já o download da app ou joga online.
Clica e joga online
- Jogo “Conhecer os ODS” – Aprende o significado dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de forma divertida. Terás que responder corretamente a todas as perguntas para avançares e chegares ao final do jogo. Indicado para alunos do 4º ao 9º ano de escolaridade.
2. Jogo “Plástico, o invasor” – Sabias que os oceanos estão repletos de plástico vindo das nossas cidades? Sabias que uma garrafa de plástico demora cerca de 400 anos a decompor-se? Com este jogo poderás compreender melhor o impacto do plástico no planeta. Indicado para alunos do 3º ciclo e secundário
3. Jogo “Glória Ambiental” – Neste Jogo da Glória gigante vamos saber se és um perito nas questões ambientais. Temas como resíduos, alterações climáticas, biodiversidade, água, solos, etc., serão temas a testar. Será que consegues alcançar a glória? Indicado para alunos do 4º ao 9ºano de escolaridade.
Conhece as espécies invasoras de Guimarães através de diferentes jogos, adequados à idade dos participantes:
1. Jogo da Memória (pré-escolar e 1º ciclo):
Neste jogo os participantes irão conhecer várias espécies de plantas invasoras de Guimarães e treinar a memória através deste jogo de cartas.
2. Jogo SEM Invasoras (2ºciclo, 3º ciclo e secundário):
Neste jogo de tabuleiro os participantes irão descobrir várias espécies de fauna e flora invasoras e nativas de Guimarães, e através de respostas a perguntas e ações, poderão ajudar a tornar Guimarães livre de espécies invasoras.
Aprende como deves proceder em algumas situações de risco que possam acontecer ao longo da vida, desde o número que deves ligar em caso de emergência, como deves proceder se vires um incêndio, entre outras coisa, através de um jogo de Tapete Gigante.
Nesta atividade pretende-se abordar o problema das alterações climáticas através de um jogo informal – o “Mural do Clima”.
Os participantes terão acesso a diversas cartas, com problemas associados às alterações climáticas, que deverão encadear numa ordem lógica de causa/efeito.
Trata-se de uma forma singular para compreender o impacto das alterações climáticas no planeta e um excelente contributo para uma tomada de consciência sobre os nossos comportamentos diários.
Este jogo lúdico-pedagógico pretende promover a aprendizagem de conceitos, a participação ativa e critica.
Exposições Itinerantes
“Três Tons de Verde” é uma exposição itinerante de fotografias relacionadas com a Natureza e Biodiversidade. Pretende-se que a Exposição percorra as escolas do concelho, permanecendo 30 dias no máximo em cada uma delas. Durante a permanência da exposição o objetivo será integrar conversas informais acerca de diversas temáticas ligadas ao ambiente. Portugal é um país rico em património natural, conta com a presença de uma interessante diversidade espécies de flora e de fauna associadas a uma grande variedade de ecossistemas, habitats e paisagens. É, por isso, importante incutir às camadas mais jovens da sociedade o conhecimento destes valores naturais e a necessidade de conservá-los, alterando hábitos e tornando-se em cidadãos ativos e curiosos.
Objetivos:
– Promover a curiosidade pelo mundo natural e a cidadania ativa;
– Conhecer a natureza e aprender a preservar a biodiversidade.
Duração: requisição por períodos de 15 dias (máximo 30 dias/ escola)
Data: Todo o ano letivo
Local: Escola
Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Pré-Escolar, Secundário
Enquadramento: Biologia, Ciências Naturais
Promotores: Lab Paisagem + STOL + Foto Machado
Em Guimarães, pese embora o trabalho que tem realizado ao longo dos últimos anos, com resultados assinaláveis, há ainda muitos comportamentos que importa eliminar.
Esta exposição fotográfica é o resultado de um trabalho dos fotógrafos André Brito e Joaquim Beteriano no âmbito do projeto “Aqualastic – Educar, Reduzir e Valorizar”, fruto de uma candidatura do Laboratório da Paisagem e da Extruplás ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.
Num simples passeio pelas duas principais linhas de água de Guimarães – rio Ave e rio Selho – a poluição salta à vista, das mais variadas formas, plástico ou outros produtos de uso único.
Dá que pensar, não? A verdade é que este é o retrato de uma dura realidade que não podemos esconder, mas que queremos combater. É uma oportunidade para repensarmos os nossos comportamentos diários.
“Um olhar pela avifauna de Guimarães” é uma exposição que nos leva a viajar pelo mundo das espécies de aves de Guimarães. Orientados pela publicação “Guia das 100 de Aves de Guimarães”, esta exposição contém algumas das espécies encontradas em Guimarães. Além do descritivo da espécie, o painel expositivo contém ainda um código QR que permite ao utilizador ouvir os diversos cantos de cada espécie.
Voe nesta exposição ao lado de algumas das espécies que pode encontrar no concelho de Guimarães.
Objetivos:
– Dar a conhecer o mundo da avifauna;
– Identificar as diferentes espécies de aves do concelho de Guimarães;
– Aplicar o uso do Guia das Aves e do código QR aos visitantes da exposição.
“Floresta Autóctone” é uma exposição que nos leva a viajar pela floresta autóctone de Guimarães. Conhecer as várias espécies que são naturais da nossa floresta, a sua importância e porque devemos protegê-la é o mote desta exposição itinerante.
Objetivos:
– Dar a conhecer as espécies autóctones da nossa floresta;
– Identificar a importância da floresta autóctone;
“Zonas Húmidas” é uma exposição que aborda um dos mais importantes habitats do planeta, dado que este alberga uma enorme biodiversidade. Em foco estará a Zona Húmida de excelência do concelho de Guimarães, a Veiga de Creixomil.
Objetivos:
– Dar a conhecer a importância das zonas húmidas como habitat;
– Identificar as diferentes espécies de fauna e flora que habitam este habitat único.
“O Mundo dos Insetos” é uma exposição sobre este grupo de seres vivos tão importantes para o planeta. Nesta exposição pretende-se dar a conhecer os diferentes grupos de insetos polinizadores e perceber a sua importante função na Natureza.
Objetivos:
– Dar a conhecer a importância dos insetos;
– Identificar as diferentes espécies de insetos existentes em Guimarães;
Nesta exposição apresentamos uma problemática atual, que se tem tornado um dos maiores problemas globais: a contaminação das linhas de água por resíduos de plástico. Descubra o dano que o plástico causa ao meio ambiente e veja algumas curiosidades de objetos antigos retirados dos rios de Guimarães.
Objetivos:
– Dar a conhecer o impacto que o plástico causa nas linhas de água;
– Reconhecer os resíduos mais encontrados nas linhas de água de Guimarães;
“SEM Invasoras” pretende dar a conhecer todas as espécies de flora e fauna invasoras que estão presentes no território vimaranense, bem como a sua origem e o motivo da sua introdução.
Objetivos:
– Dar a conhecer as espécies invasoras em Guimarães;
Nesta exposição onde são exibidas as fotografias do Concurso de Fotografia do Dia Internacional da Geodiversidade 2023, que evidenciam a riqueza geológica de Guimarães. Esta exposição visa realçar a importância da geodiversidade na promoção do bem-estar e da prosperidade da humanidade, bem como na criação das condições essenciais para a preservação da biodiversidade.
Objetivos:
– Reconhecer a geodiversidade existente no Município de Guimarães;
Os interessados na requisição de jogos ou exposições itinerantes deverão remeter email para: pegadas@cm-guimaraes.pt, dando nota das datas para reserva dos recursos.
Nota:
– Os jogos poderão ser requisitados para um só dia e carecem de acompanhamento de um técnico do Laboratório da Paisagem, que fará a sua dinamização
– As exposições são emprestadas por períodos de 15 dias (máximo).