Recreio com Ciência: Herbário de Guimarães
Investir no conhecimento e preservação da natureza que nos envolve é o mote desta atividade âncora, que procurará apurar a observação das espécies de flora espontânea local. Os alunos serão convidados a investigar, sinalizar, conhecer e comunicar ciência, através de um trabalho campo realizado no recreio escolar, centrado na flora espontânea local. O objetivo central será aproximar os alunos da investigação científica de natureza e permitir acompanhar todas as fases da investigação: recolha, identificação, inventariação, conservação e partilha dos resultados obtidos com toda a comunidade escolar, contribuindo ainda para a base de dados de Guimarães e para a construção do primeiro herbário científico de Guimarães.
Objetivos:
– Promover o conhecimento sobre a diversidade de flora espontânea local;
– Fomentar a ciência de investigação através da recolha, inventariação e conservação das espécies;
– Consciencializar para a importância do envolvimento nos projetos de ciência-cidadã;
– Promover o conhecimento e a preservação da natureza.
Sessões:
Sessão 1 – A criação de um Herbário Científico – Os primeiros passos para a construção de um herbário científico. Exploração da flora espontânea local – fevereiro (45 min)
Sessão 2 – Saída para o recreio e recolha de amostras – março (90 min)
Sessão 3 – Identificar as amostras – abril (60 min)
Sessões autónomas – Para finalização do processo (maio/junho)
Sessão de inauguração do Herbário em espaço público (maio/junho)
Observações:
– Só serão aceites até um máximo de 5 turmas, por ordem de inscrição.
– Toda a inventariação da flora herbácea recolhida será incluída na Base de dados de Biodiversidade de Guimarães.
– A exposição da flora poderá ser exposta em espaço escolar ou outro a definir.
– Limitado a 10 amostras de flora herbácea espontânea e 10 espécies arbóreas/arbustivas.
Local: escola/Instituição
Período do projeto: Fevereiro a Maio
Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais
Promotores: Laboratório da Paisagem