Desafio Mensal

Todos os meses o programa PEGADAS lança um desafio à comunidade escolar sobre um tema da atualidade. Através de uma simples notícia, slogan, vídeo ou fotografia, damos o mote para que se possa refletir, argumentar e desenvolver espírito crítico sobre  assuntos de cariz ambiental.

Com este desafio queremos envolver professores e alunos num debate construtivo e participativo, com a partilha das suas visões escritas, gráficas ou filmadas sobre os desafios propostos.

Todas as participações deverão ser enviadas num dos seguintes formatos: 
– Vídeo – em formato reportagem, entrevista ou testemunho (máximo 1.30min);

– Texto em formato reportagem jornalística ou artigo de opinião (máximo 1 pág/ letra calibri 11) 
Observação: Todos os textos dos participantes da escola/agrupamento devem ser compilados num único documento devidamente corrigido pelo professor responsável. 

– Desenho ou trabalhos manuais.


Todas as participações deverão ser submetidas para publicação posterior através do e-mail pegadas@cm-guimaraes.pt.

Queremos o envolvimento e participação de todos numa reflexão alargada sobre os acontecimentos da nossa casa comum.

Abril 2021
Qualidade do ar melhorou em 2020 devido ao confinamento

Segundo os investigadores, a qualidade do ar melhorou significativamente no ano 2020 devido à pandemia por Covid-19 e ao confinamento imposto em vários países do mundo. No entanto, o ar mais limpo fez com que as temperaturas subissem cerca de 0,03ºC, pelo que o ano de 2020 foi considerado o ano mais quente desde que há registos.

Para garantir que a Terra não aquece mais do que 1,5ºC no futuro próximo é importante adotarmos estratégias para a redução das emissões dos gases com efeito de estufa.

Desafiamos os alunos a refletirem sobre a temática e a criarem um guia de pequenas ações e gestos diários que promovam a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Cada turma poderá remeter-nos o seu trabalho em PDF, PPT ou vídeo, para pegadas@cm-guimaraes.pt

Março 2021
Os Oceanos foram invadidos por máscaras

A pandemia por COVID-19, entre os inúmeros problemas económicos e socais trouxe também graves problemas ambientais devido ao enorme consumo de luvas e máscaras. Estes resíduos feitos à base de plástico, nem sempre são corretamente descartados e acabam por ser encontrados na natureza. Estima-se que biliões de máscaras se encontrem nos oceanos acarretando gravíssimos problemas de poluição.

A pensar neste problema, o Laboratório da Paisagem colocou contentores para recolha das máscaras em todos os agrupamentos escolares. Estas máscaras serão depois encaminhadas para valorização para criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou placas poliméricas e briquetes. Sabe mais sobre este projeto aqui: Aqualastic

As contribuições PDF ou PowerPoint deverão ser enviadas para pegadas@cm-guimaraes.pt

 

Fevereiro 2021
2021 é o ano internacional das frutas e legumes

A Assembleia Geral da ONU declarou 2021 o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, uma celebração que pretende ser uma oportunidade para aumentar a sensibilização em torno do importante papel das frutas e legumes na nutrição humana, na segurança alimentar e saúde, e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo as últimas projeções das Nações Unidas, a população mundial deverá passar de 6,8 mil milhões para 9,1 mil milhões de pessoas em 2050. Esse crescimento exigirá um aumento da produção de alimentos em 70% e o repensar da forma como nos alimentamos e como produzimos os alimentos.

Propomos aos alunos uma reflexão sobre este desafio complexo e urgente, e uma introspeção sobre o papel de cada um na promoção dessa mudança do sistema alimentar.

As contribuições PDF ou PowerPoint deverão ser enviadas para pegadas@cm-guimaraes.pt

Resposta ao desafio pelos alunos da EB1/JI de Poças: Luta contra o desperdício alimentar

Janeiro 2021
Degelo - Os glaciares do Planeta estão a derreter

Os cientistas, ao longo dos últimos anos, têm observado e estudado o desmoronamento e o degelo dos glaciares. Infelizmente, estes acontecimentos têm aumentado ao longo das décadas, colocando em perigo a estabilidade dos ecossistemas daquelas regiões inóspitas, mas também de todo o planeta.

Propomos uma reflexão sobre esta temática, que nos traz implicações a todos.

Os trabalhos desenvolvidos, em formato texto ou PowerPoint, poderão ser enviados para pegadas@cm-guimaraes.pt.

Resposta ao desafio:

– alunos do 4º ano da escola EB1/JI de Poças: Aquecimento Global

– alunos do infantário da escola EB1/JI de Poças: Experiência do Gelo

– alunos do 7º ano da eescola EB 2,3 de Pevidém: Degelo

Dezembro 2020
Consumo Sustentável

Quantos planetas necessetarias para assegurar o teu estilo de vida?

Com a chegada do mês de dezembro e a época natalícia, tendemos a aumentar o consumo de uma forma pouco consciente e ecológico. Assim, propomos uma reflexão sobre o impacto do consumo nos recursos do planeta.

Através da calculadora da pegada ecológica, desafiamos todos os alunos a calcularem a sua pegada ecológica e a realizarem uma reflexão sobre o seu modo de vida.

Quantos planetas necessitarias para sustentar o teu estilo de vida? Esta é a questão que lançamos. Partilhem connosco dicas de atitudes e comportamentos que podemos adotar no dia-a-dia para diminuirmos a pegada ecológica individual.

Cada turma poderá remeter-nos o seu trabalho PDF, PPT ou vídeo para pegadas@guimarães.pt.

Respostas ao desafio:

   – alunos da escola EB 2, 3 de Pevidém:Consumo Sustentável;

 

Novembro 2020
Combate ao plástico

Durante o mês de novembro, entre os dias 21 e 29, decorrerá a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, este ano sobre a temática “Resíduos Invisíveis”.

Todos os Ciclos
O desafio que propomos é o de aprofundamento do conhecimento sobre esta temática, com a resposta a questões como:
O que são resíduos invisíveis?; Qual o impacto destes resíduos no planeta? ou
O que devemos fazer para minimizar este problema global?

Os resultados das pesquisas poderão ser apresentados em formato de trabalho PDF ou PowerPoint.  Todos os contributos deverão ser enviados para pegadas@cm-guimaraes.pt para posterior divulgação no portal PEGADAS.

Respostas ao desafio:

   – Alunos do 5º ano da EB 2,3 Caldas das Taipas – O plástico no mar
   – Alunos do  10º ano do curso de Eletrónica, Automação e instrumentação da Cenatex – Plástico – o novo ingrediente