Desafio 2 – Trabalho sobre fenómenos climatéricos extremos
O dia da meteorologia surgiu em 1950 pelas Nações Unidas, na convenção que institui a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estado do tempo é importante para a regulação das atividades que dependem da meteorologia, como a agricultura, ou até para a promoção de eventos ao ar livre e a antecipação de alertas de catástrofes.
Diariamente ouvimos a informação sobre o estado do tempo. Dados como a temperatura, humidade, precipitação, velocidade e direção do vento, fazem parte do nosso dia-a-dia e são de extrema importância para nos acautelarmos para fenómenos extremos.
Para celebrarmos esta data propomos:
Proposta 1 – Construção de uma mini estação meteorológica – Criação de um relógio de sol e de um cata-vento com recurso a materiais reciclados/reutilizáveis. Regista em fotografia e envia-nos.
Proposta 2 – Faz uma pesquisa sobre fenómenos climatéricos adversos. Explica como se formam e os locais do planeta mais afetados. Descobre porque são cada vez mais frequentes os fenómenos climáticos extremos. Cria um PPT e envia-nos.