22 abril – Dia Mundial da Terra
O Dia Mundial da Terra foi instituído em 1970 depois de verificadas as consequências dramáticas que um desastre petrolífero ocorrido em Santa Barbara, na Califórnia, provocou nos ecossistemas em 1969. Desde esse desastre ambiental, que o dia da Terra tem como objetivo alertar para os índices de poluição do planeta e para a perda de biodiversidade.
O tema 2024 do Dia Mundial da Terra é Investir no nosso planeta, com vista a criar iniciativas que defendam o planeta a todos os níveis.
Assim, desafiamos os alunos a criarem uma apresentação PowerPoint, com uma mão cheia de ações que podemos fazer pelo planeta (Ex. fechar a torneira, desligar luzes, etc.). Como todas as ações contam, desde as mais pequenas às maiores, importa demonstrar boas práticas para que possam ser replicadas.
Todas as ações deverão ter acompanhadas por fotos que comprovam que a comunidade escolar implementa essas boas práticas no dia-a-dia.
Todas as contribuições deverão ser remetidas para: pegadas@cm-guimaraes.pt em formato Word, Pdf, vídeo, PowerPoint.