A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997 e a partir de então, nesta data, ocorrem diversas iniciativas com vista a mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, bem como alertar para o flagelo da poluição marinha.
“Aqualastic: educar, reduzir e valorizar” é um projeto do Laboratório da Paisagem, que pretende sensibilizar a comunidade para a excessiva utilização dos plásticos e do seu impacto nos ecossistemas, nomeadamente nos ecossistemas aquáticos.
Para saber mais sobre o projeto Aqualastic consulte a página do Laboratório da Paisagem – www.labpaisagem.pt – ou acompanhe nas redes sociais Facebook e Instagram.
Todos os ciclos Com o intuito de envolvermos a comunidade escolar no projeto Aqualastic e, simultaneamente, celebrarmos o Dia Nacional do Mar, propomos uma reflexão sobre o problema da poluição por plástico nos oceanos, com a criação de uma exposição temática, com recurso à construção de obras tridimensionais, que explore os 10 resíduos plásticos mais encontrados nos oceanos.
Cada obra deverá ser acompanhada de um pequeno texto A4 onde se apresente a sinopse do conceito artístico e a identificação dos artistas envolvidos. As obras concebidas deverão ser alvo de registo fotográfico e envio para pegadas@cm-guimaraes.pt
29 de Dezembro, 2020
Laboratório da Paisagem
Morada
Rua da Ponte Romana
4835-095, Creixomil, Guimarães