Notícias

11 Maio – Dia Mundial das Aves Migratórias

7 de Maio, 2024

O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se, anualmente, no segundo fim-de-semana de maio e visa sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats, cada vez mais ameaçados.

A campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias em 2024 sublinha a necessidade de medidas pró-ativas​ de conservação, que incluem a redução da utilização de pesticidas e fertilizantes e, sempre que possível, a mudança para práticas de agricultura biológica. Outras medidas incluem a manutenção e ligação de áreas de vegetação natural que fornecem alimento e abrigo para aves e outras espécies, em paisagens agrícolas.

Ao longo das suas rotas de migração, as aves procuram ativamente insetos em campos, florestais, zonas húmidas e vários habitats durante as suas escalas e, em geral, o momento da migração das aves coincide frequentemente com o pico de abundância de insetos nos locais de escala, fornecendo assim alimento às aves para reabastecerem as suas reservas de energia antes de continuarem as suas viagens.

Assim, com práticas agrícolas cada vez menos sustentáveis interferimos na abundância de insetos e, claro, na sobrevivência das aves migratórias.

Sugerimos que todos os alunos possam conhecer melhor o mundo destas aves migratórias investigando as principais aves migratórias de Guimarães, indicando as características, períodos de nidificação, alimento e onde se podem encontrar em Guimarães.

Apelamos a que desenvolvam um póster com medidas para protegermos as suas fontes de alimento e preservarmos assim a vida das aves migratórias.

Os trabalhos poderão ser elaborados em Word, Cartolina, Poster digital ou outro formato.

Todos os trabalhos deverão ser enviados para pegadas@guimaraes.pt para serem divulgados no portal PEGADAS.