Os oceanos são de crucial importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Infelizmente, ao longo de décadas, o mar tem sido um depósito de lixo da humanidade resultando em graves consequências para o ecossistema marinho mas também para o Homem.
Sendo os oceanos um dos principais habitats de espécies do planeta, propomos um “mergulho” ao fundo do mar através de uma criação artística.
A recriação do fundo do mar poderá ser executada em desenho digital ou manual, com recurso a colagens de espécies de fauna e flora marinha ou outro tipo de material. O importante é usar a imaginação e mergulhar. Contamos com as vossas obras artísticas.
As obras deverão ser fotografadas e enviadas para o e-mail pegadas@cm-guimaraes.pt Todos os contributos serão publicados neste portal.
Vídeo leitura - "O dia em que o Mar desapareceu" (Biblioteca Municipal Raul Brandão)
Numa colaboração com a Biblioteca Municipal Raul Brandão, o programa PEGADAS, co-coordenado pelo Laboratório da Paisagem, celebra o Dia Mundial dos Oceanos com a leitura de um excerto do livro “O dia em que o Mar desapareceu”. 
Trata-se de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental, que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e o mar e fazem com que o mar fique triste e desapareça. Como é óbvio, no final, o mar salva-se da poluição e volta a ser o maravilhoso #mar que todos conhecemos.
Apresentação do livro “Criaturas do Planeta Azul”, de Cristina Araújo.