Desafio Mensal
- Home
- Desafio Mensal
Todos os meses o programa PEGADAS lança um desafio à comunidade escolar sobre um tema da atualidade. Através de uma simples notícia, slogan, vídeo ou fotografia, damos o mote para que os alunos possam refletir, argumentar e desenvolver espírito crítico sobre assuntos de cariz ambiental.
Com estes desafios queremos envolver professores e alunos num debate construtivo e participativo, com a partilha das suas visões.
– Vídeo – em formato reportagem, entrevista ou testemunho (máximo 1.30min);
– Texto em formato reportagem jornalística ou artigo de opinião (máximo 1 pág/ letra calibri 11)
Observação: Todos os textos dos participantes da escola/agrupamento devem ser compilados num único documento devidamente corrigido pelo professor responsável.
– Desenho ou trabalhos manuais.
Todas as participações deverão ser submetidas para publicação posterior através do e-mail pegadas@cm-guimaraes.pt.
Queremos o envolvimento e participação de todos numa reflexão alargada sobre os acontecimentos da nossa casa comum.
outubro 2025
Na Europa, 72% das empresas dependem da natureza (que se está a perder)

Mais de metade do Produto Interno Bruto (PIB) Mundial, em 2023 − ou seja, 54 biliões de euros − foi gerado por atividades económicas que dependem da natureza. Na Europa, 72% das empresas são altamente dependentes de pelo menos um serviço do ecossistema, e 75% dos empréstimos bancários são concedidos a empresas que dependem dos recursos naturais.
No entanto, a biodiversidade na Europa está a perder-se, tal como no resto do mundo. Calcula-se que um milhão de espécies animais estão em risco de desaparecerem. Uma estimativa da ONU diz que a perda de ecossistemas saudáveis pode causar perdas de 2310 milhões de euros em 2030, ou seja, 289 euros por cada habitante da Terra, todos os anos.
As florestas abatidas, ou com fraca saúde, deixam de ser capazes de absorver o dióxido de carbono (CO2) em excesso, resultante da atividade humana. É precisamente o que está a acontecer na Europa: entre 2014 e 2023, este sumidouro de carbono natural diminuiu 30% no continente europeu, agravando o aquecimento global.
DESAFIO:
Considerando que estamos na época ideal para as sementeiras e plantações (início da temporada de chuvas), desafiamos toda a comunidade a contribuir para recuperação ecológica. Assim, propomos a recolha de bolotas para a realização de sementeiras em pequenos vasos ou em pacotes de leite, para que possam ser plantadas em 2026, preferencialmente em março (21 de março – Dia Mundial da Árvore) ou novembro (23 e novembro – Dia da Floresta Autóctone).
Paralelamente poderão realizar um pequeno trabalho de pesquisa e reflexão sobre o problema da desflorestação e os impactos nos ecossistemas, nomeadamente, na biodiversidade, solos, recursos hídricos e na economia local.
Este trabalho de pesquisa e reflexão deverá ser enviado em formato PDF ou PowerPoint, para pegadas@cm-guimaraes.pt, juntamente com fotos da ação de recolha e sementeira de bolotas.
(Fonte: pixabay / mila-del-monte)
setembro 2025
Famílias gastam, em média, 200 euros na compra do material escolar

Em época de regresso às aulas, são muitas as famílias que enchem as lojas para comprar os materiais que as crianças e jovens necessitam para a escola. Muitos são os que fazem pesquisa antes e procuram promoções, para reduzir o esforço financeiro.
Cada estudante gasta, em média, 200 euros por ano em material escolar. Planear, aproveitar as promoções e reutilizar são as apostas dos consumidores para diminuir o esforço financeiro nesta altura do ano.
Tendo em conta que todos os anos as famílias gastam centenas de euros no regresso às aulas. Além, de mochilas, cadernos, canetas, entre outros itens necessários, desafiamos os alunos a pensarem sobre como poderiam reduzir os custos com escolhas mais sustentáveis.
As dicas para um regresso às aulas mais sustentável poderão ser enviadas para pegadas@guimaraes.pt em formato word ou PDF.
Poderão consultar aqui alguns exemplos
(Fonte: pixabay / veerasantinithi)