Recreio com Ciência: Herbário de Guimarães (2ª edição)

Proteger a Vida Terrestre • ODS - BCSD Portugal

Investir no conhecimento e preservação da natureza que nos envolve é o mote deste projeto âncora, que procurará apurar a observação das espécies de flora espontânea local. Os alunos serão convidados a investigar, sinalizar, conhecer e comunicar ciência, através de um trabalho de campo realizado no recreio escolar, centrado na flora espontânea local. O objetivo central será aproximar os alunos da investigação científica de natureza e permitir acompanhar todas as fases da investigação: recolha, identificação, inventariação, conservação e partilha dos resultados obtidos com toda a comunidade escolar, contribuindo ainda para a base de dados de Guimarães e para a construção do primeiro herbário científico de Guimarães.

– Objetivos:

  • Promover o conhecimento sobre a diversidade de flora espontânea local;
  • Fomentar a ciência de investigação através da recolha, inventariação e conservação das espécies;
  • Consciencializar para a importância do envolvimento nos projetos de ciência-cidadã;
  • Promover o conhecimento e a preservação da natureza.

– Público-alvo:  3º ciclo ao secundário

– Operacionalização:

Inscrições no projeto até 31 de outubro

Serão admitidas 3 turmas de diferentes escolas, por ordem de receção do email de inscrição (email PEGADAS)

Cada escola poderá selecionar uma turma para participar no projeto, ficando esta embaixadora da disseminação da informação pela restante comunidade escolar.

Sessões:

Sessão 1 – A criação de um Herbário Científico – Os primeiros passos para a construção de um herbário científico. Exploração da flora espontânea local

Sessão 2 – Saída para o recreio e recolha de amostras de flora espontânea

Sessão 3 – Identificação das amostras

Sessão 4 – Identificação das amostras

Sessão 5 – Exposição final

Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade