Percurso Interpretativo da Biodiversidade ou Geodiversidade da Montanha da Penha

Nesta atividade os alunos poderão optar por um passeio interpretativo para conhecerem a Biodiversidade ou a Geodiversidade da Montanha da Penha.
No 1º caso será dado um foco especial a espécies de fauna e flora presentes no pulmão verde de Guimarães, no 2º caso percorreremos os penedos emblemáticos da Penha e descobriremos mais sobre estas aflorações rochosas.
Objetivos:
Biodiversidade (adaptado a todos os Ciclos):
– Reconhecer a diversidade biológica da Montanha da Penha;
– Reconhecer as consequências das atividades humanas nos diferentes ecossistemas;
– Participar em ações para a preservação da biodiversidade local;
– Capacitar para a identificação e controlo de espécies;
– Promover o envolvimento como cidadão na preservação do ambiente.
Geodiversidade (aconselhável para alunos a partir do 2º Ciclo):
– Compreender os conceitos de geodiversidade, património geológico e geomorfologia;
– Identificar e interpretar formas de relevo graníticas;
– Reconhecer a interação entre geologia, solo, biodiversidade e ocupação humana;
– Sensibilizar para a importância da geoconservação e do património natural;
– Compreender o papel da geodiversidade como suporte da biodiversidade e dos ecossistemas da Penha.
Duração: 120 min
Data: Todo o ano letivo
Local: Laboratório da Paisagem
Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário
Enquadramento: Biologia, Ciências Naturais
Promotores: Laboratório da Paisagem
