Mobilidade Sem Pegada 2

Cidades e Comunidades Sustentáveis • ODS - BCSD Portugal  Ação Climática • ODS - BCSD Portugal

A abordagem do tema da mobilidade sustentável é fundamental para o alcance da meta da neutralidade climática de Guimarães em 2030. Os modos suaves de transporte, como o caminhar e o andar de bicicleta, desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases com efeito estufa, para além de promoverem um estilo de vida mais saudável, com grandes benefícios económicos e também sociais.

Nas zonas urbanas onde, maioritariamente, estão privilegiados os trajetos pendulares curtos, urge promover uma alteração de comportamentos para uma melhoria significativa da qualidade de vida nas cidades e dos seus cidadãos. Desde logo, os jovens são um público-alvo relevante para iniciarmos a transição para um modelo de mobilidade mais sustentável. Assim, neste projeto procuraremos abordar a importância da adoção de alternativas mais amigas do ambiente nas deslocações diárias, dando a conhecer alternativas e instigando à adoção de meios de transporte mais sustentáveis, em alternativa ao automóvel.

– Objetivos:

  • Sensibilizar para o impacto da mobilidade na qualidade de vida das cidades e na saúde dos cidadãos
  • Consciencializar para a necessidade de mudança de comportamentos e uso de modos de mobilidade mais sustentáveis.
  • Experienciar modos alternativos de transporte nos percursos pendulares: casa – escola – casa.

– Público-alvo : 2º ciclo ao secundário

– Operacionalização:

Inscrições no projeto até 31 de outubro

Serão admitidas 5 turmas de diferentes escolas, por ordem de receção do email de inscrição (email PEGADAS)

Cada escola poderá selecionar uma turma para participar no projeto, ficando esta embaixadora da disseminação da informação pela restante comunidade escolar.

Sessões:

Sessão 1 – O impacto da mobilidade na saúde das cidades e dos cidadãos – Enquadramento do projeto e objetivos. Exploração dos impactos da mobilidade na qualidade de vida nas cidades e na saúde dos cidadãos.

Sessão 2 – Uma aventura no autocarro – Experiência de viagem acompanhada em autocarro entre a escola e o centro da cidade.

Sessão 3 – Uma aventura de bicicleta (ou a pé) – Experiência de percurso acompanhado de bicicleta (ou caminhada em grupo) entre escola e zona central a definir

Sessão 4 (opcional) – Manifestação: Escola sem carros – Neste dia os alunos e restante comunidade educativa é convidada a organizar uma manifestação com cartazes e frases alusivas ao uso de transportes mais sustentáveis, onde toda a comunidade se mobiliza para criar um dia sem carros no percurso casa-escola-casa.  (Esta ação deverá ser comunicada ao Laboratório da Paisagem que auxiliará na sua implementação e cobrirá toda a comunicação multimédia da iniciativa com vista à sua divulgação nas redes de comunicação locais)

Parcerias: Guimabus, Get Green, Polícia Municipal, GNR, PSP

Observação: Os percursos das sessões 2 e 3 só serão definidos após a seleção das escolas inscritas no projeto. As sessões 3 e 4 estarão abertos à participação de toda a comunidade (EE, outras turmas, associações, etc.)

(Imagem: carlssonedgard/Pixabay)

Escolaridade: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Física e Química, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade