Miniflorestas, grandes impactos (2ª edição)

O projeto “Miniflorestas, Grandes Impactos” visa promover uma ação coletiva na resposta à crise climática, através da criação de miniflorestas Miyawaki dentro do espaço escolar, com o intuito de fortalecer a conectividade ecológica, aumentar a biodiversidade local e melhorar a resiliência climática. Estas miniflorestas desempenham um papel importante na captura de carbono e na regeneração de ecossistemas urbanos, melhorando a qualidade do ar e promovendo os habitats naturais.
Através de sessões de capacitação e atividades de cocriação, alunos, famílias e a comunidade participarão ativamente na plantação e monitorização das miniflorestas.
– Objetivos:
- Consciencializar para a importância da floresta autóctone na regeneração dos ecossistemas urbanos;
- Conhecer as principais espécies autóctones e as suas características
- Compreender o conceito de floresta Miyawaki e os seus impactos
- Projetar, implementar e monitorizar uma floresta Miyawaki em espaço escolar
– Público-alvo: 1º Ciclo
– Operacionalização:
As inscrições no projeto serão até dia 31 de outubro.
Cada escola poderá inscrever apenas uma turma.
Só serão admitidas 3 escolas, por ordem de inscrição*, via email PEGADAS.
*Será dada prioridade às escolas do 1º Ciclo que estejam dentro da estratégia radial verde de Guimarães (1º Green Belt)
Sessões:
-1ª Sessão – Enquadramento dos objetivos do projeto. Breve exploração da importância da floresta autóctone na regeneração dos ecossistemas urbanos e das principais espécies autóctones.
– 2ª Sessão – Cocriação da minifloresta em espaço escolar. Escolha das espécies projeção dos locais de plantação das diferentes espécies nativas.
– 3ª Sessão – Plantação da minifloresta com apoio da comunidade
– 4ª Sessão – Monitorização da biodiversidade
Escolaridade: 1º Ciclo
Enquadramento: Estudo do meio, Matemática, Português, TIC
Promotores: Laboratório da Paisagem