Ecology Bytes

O Eco Byte é um projeto inovador destinado aos alunos do 2º e 3.º ciclos que combina competências digitais e ambientais. Ao longo do ano letivo, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções digitais criativas para problemas ambientais locais, promovendo competências computacionais, cidadania ativa e consciência ecológica. O projeto decorre entre novembro de 2025 e maio de 2026, com uma metodologia baseada em oficinas tecnológicas, aprendizagem por projetos e desafios interativos.
Durante o Eco Byte, os alunos passam por várias fases: sensibilização e formação, ideação e prototipagem, desenvolvimento e testagem, e finalmente a apresentação de soluções. Os estudantes terão contacto com ferramentas digitais, mentoria de especialistas, visitas a empresas de tecnologia e apoio de parceiros estratégicos como centros de investigação e universidades locais.
Cada grupo participante terá a oportunidade de criar protótipos digitais de soluções ambientais, que poderão ir desde apps até jogos educativos sobre os mais diferentes temas ambientais.
O projeto visa não apenas desenvolver competências digitais e ambientais, mas também fomentar a colaboração, criatividade e impacto comunitário.
Os docentes interessados poderão inscrever as suas turmas e acompanhar todo o percurso, beneficiando de um plano estruturado de atividades e apoio técnico dos parceiros. O Eco Byte culmina num evento final, onde os alunos apresentam os seus projetos, recebem feedback de especialistas e têm a oportunidade de ver as suas soluções adotadas pela comunidade.
– Objetivo:
- Desenvolvimento de ferramentas digitais que visem apoiar a resolução de problemas ambientais locais identificados.
– Público-alvo: 2º e 3º ciclo
– Operacionalização:
Inscrições no projeto até 31 de outubro
Cada escola poderá inscrever apenas uma turma. serão admitidas 5 escolas, por ordem de inscrição, via email PEGADAS.
Implementação – Novembro 2025 a Maio 2026
Sessões:
Sessão 1 – Despertar para a ecologia digital – Enquadramento e objetivos do projeto. Inquérito inicial. A importância da ciência-cidadã, ética digital e exemplos de ferramentas tecnológicas ambientais. (Nov – 45 min)
Sessão 2 – Identificação de problemas ambientais locais e idealização de ideias (Dez-45 min)
Sessão 3 – Ferramentas digitais – Parceiros apresentam alguns programas digitais para conceção das ideias. (Jan -45 min)
Fase autónoma – Prototipagem (jan a mar 2026)
Fase autónoma – Desenvolvimento e Testagem (Mar a Abr 2026)
Sessão 4 – Apresentação final do protótipo e resultados (Mai 2026) – Sessão de apresentação aos parceiros e eleição do projeto vencedor.
Prémio: Apoio na disseminação/implementação da ferramenta. Apoio financeiro para melhoramento da ferramenta.
Escolaridade: 2º Ciclo, 3º Ciclo
Enquadramento: Cidadania, Ciências Naturais, Matemática, Português, TIC
Promotores: Laboratório da Paisagem