Ecology Bytes

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O Eco Byte é um projeto inovador destinado aos alunos do 2º e 3.º ciclos que combina competências digitais e ambientais. Ao longo do ano letivo, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções digitais criativas para problemas ambientais locais, promovendo competências computacionais, cidadania ativa e consciência ecológica. O projeto decorre entre novembro de 2025 e maio de 2026, com uma metodologia baseada em oficinas tecnológicas, aprendizagem por projetos e desafios interativos.

Durante o Eco Byte, os alunos passam por várias fases: sensibilização e formação, ideação e prototipagem, desenvolvimento e testagem, e finalmente a apresentação de soluções. Os estudantes terão contacto com ferramentas digitais, mentoria de especialistas, visitas a empresas de tecnologia e apoio de parceiros estratégicos como centros de investigação e universidades locais.

Cada grupo participante terá a oportunidade de criar protótipos digitais de soluções ambientais, que poderão ir desde apps até jogos educativos sobre os mais diferentes temas ambientais.

O projeto visa não apenas desenvolver competências digitais e ambientais, mas também fomentar a colaboração, criatividade e impacto comunitário.

Os docentes interessados poderão inscrever as suas turmas e acompanhar todo o percurso, beneficiando de um plano estruturado de atividades e apoio técnico dos parceiros. O Eco Byte culmina num evento final, onde os alunos apresentam os seus projetos, recebem feedback de especialistas e têm a oportunidade de ver as suas soluções adotadas pela comunidade.

– Objetivo:

  • Desenvolvimento de ferramentas digitais que visem apoiar a resolução de problemas ambientais locais identificados.

– Público-alvo: 2º e 3º ciclo

– Operacionalização:

Inscrições no projeto até 31 de outubro

Cada escola poderá inscrever apenas uma turma. serão admitidas 5 escolas, por ordem de inscrição, via email PEGADAS.

Implementação – Novembro 2025 a Maio 2026

Sessões:

Sessão 1 – Despertar para a ecologia digital – Enquadramento e objetivos do projeto. Inquérito inicial. A importância da ciência-cidadã, ética digital e exemplos de ferramentas tecnológicas ambientais. (Nov – 45 min)

Sessão 2 – Identificação de problemas ambientais locais e idealização de ideias (Dez-45 min)

Sessão 3 – Ferramentas digitais – Parceiros apresentam alguns programas digitais para conceção das ideias.  (Jan -45 min)

Fase autónoma – Prototipagem (jan a mar 2026)

Fase autónoma – Desenvolvimento e Testagem (Mar a Abr 2026)

Sessão 4 – Apresentação final do protótipo e resultados (Mai 2026) – Sessão de apresentação aos parceiros e eleição do projeto vencedor.

Prémio: Apoio na disseminação/implementação da ferramenta. Apoio financeiro para melhoramento da ferramenta.

Escolaridade: 2º Ciclo, 3º Ciclo

Enquadramento: Cidadania, Ciências Naturais, Matemática, Português, TIC

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade