Ciência verde em prol da Saúde do solo – demonstração prática de ensaios analíticos em contexto empresarial

Ao longo dos tempos, os solos têm sido usados de forma exaustiva para produções em grande escala que deterioram as suas propriedades químicas, físicas e biológicas. Com o uso indiscriminado de fertilizantes sintéticos e fitofármacos observou-se a erradicação de espécies animais e plantas que mantinham o equilíbrio da vida na Terra. Por consequência, a qualidade da alimentação ficou severamente comprometida, levando a comunidade científica a mudar o curso da investigação para a produção de alimentos mais ricos e livres de resíduos nocivos à saúde. Instaurou-se assim na agricultura o recurso ao uso da “química verde” que pressupõe o uso de processos industriais mais seguros e sustentáveis, atuando ao nível molecular para alcançar a sustentabilidade ambiental e económica.

A atividade proposta irá incluir a visita ao laboratório A2 Análises Químicas, Lda e a exemplificação prática de procedimentos de laboratório na determinação de parâmetros químicos do solo e a importância de se enquadrarem nos valores limites para uma determinada cultura. Serão debatidos os resultados e a forma mais correta de atuar em campo.

Objetivos:

  • Familiarização da comunidade escolar à realidade dum laboratório químico que trabalha diariamente para agricultores e investigadores;
  • Observação de ensaios analíticos de diferentes tipologias de amostras, nomeadamente solos agrícolas;
  • Análise de alguns resultados analíticos e que práticas se devem adotar em campo pelos produtores.

Necessidades logísticas: Limite máximo de 15 pessoas por cada visita ao laboratório.
Duração: 120 minutos.
Local: A2 Análises Químicas, Lda

Escolaridade: Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Física e Química

Promotores: A2 Análises Químicas, Lda

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade