Carta aos Oceanos

Integrado na Missão Restaurar os Oceanos da União Europeia e com o propósito de sensibilizar para o problema dos ecossistemas marinhos, este desafio mobilizará os alunos num propósito de intervenção/ação para a proteção dos ecossistemas aquáticos.
A partir de uma reflexão orientada pelo Laboratório da Paisagem e por um posterior trabalho de pesquisa autónomo, os alunos serão convocados a aderir à iniciativa internacional “Letters to the sea”, com objetivo de desenvolverem uma carta ilustrada com mensagens para salvar os oceanos. Estas criações serão depois expostas publicamente para sensibilização dos vimaranenses e serão enviadas para a União Europeia onde integrarão esta “onda gigante” de apelo à ação e mudança.
– Objetivo principal: Criação de cartas ilustradas para exposição local e internacional com mensagens para a salvar os oceanos.
– Objetivos gerais:
- Fomentar a literacia sobre os problemas atuais dos ecossistemas aquáticos e as principais causas da sua deterioração;
- Identificar estratégias e ações para a preservação dos ecossistemas aquáticos;
- Promover a participação ativa jovem.
– Público-alvo: 1º Ciclo ao Secundário
– Operacionalização: Após breve contextualização do problema, pelo Laboratório da Paisagem, os alunos serão convidados a investigar causas, consequências e ações possíveis de levar a cabo para a conservação e proteção dos ecossistemas aquáticos. A intenção é que haja uma reflexão abrangente do problema, iniciando pelo impacto da poluição dos rios nos oceanos, numa ótica de que “tudo o que vai parar ao rio chega ao mar”. Nesse contexto, os alunos serão ainda convidados a realizar uma saída de campo, com vista a identificar focos de poluição e realizar de uma ação de limpeza para caracterização e pesagem dos resíduos recolhidos.
Sessões previstas:
– 1ª Sessão – Enquadramento do desafio e breve contextualização do problema global;
– 2ª Sessão – Saída de campo para ação de limpeza.
Moldes de participação:
– Todas as escolas, de todos os ciclos, deverão inscrever-se com apenas uma turma embaixadora, que posteriormente encarregar-se-á de passar o desafio à restante comunidade;
– A ação de limpeza, acompanhada pelo Laboratório da Paisagem, será realizada apenas com os elementos da turma embaixadora. No entanto, esta ação de limpeza poderá ser replicada com a restante comunidade, de forma autónoma, caso a escola assim o deseje.
– Só será aceite uma carta/turma
– Todas as cartas deverão ser entregues no Laboratório da Paisagem até 29 de maio de 2026.
– Exposição em espaço público “Carta aos Oceanos” (local a definir) – dia 08 de junho – Dia Mundial dos Oceanos.
– As orientações para a carta serão dadas na sessão de enquadramento do desafio.
Fonte: Gerado por AI – ChatGPT
Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Português
Promotores: Laboratório da Paisagem