Carta à Terra

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] | Direção-Geral da Educação

Assente nos ODSe na Carta da Terra como estratégias europeias que fomentam a ação para enfrentar os inúmeros desafios globais, este desafio procura convocar as comunidades escolares a aprofundarem os seus conhecimentos e a identificarem estratégias locais e/ou individuais que possam servir de apoio à persecução das metas europeias na construção de um planeta mais sustentável.

– Objetivo principal: Construção de livro digital

– Objetivos gerais:

  • Aprofundar os conhecimentos sobre os ODS e princípios da Carta da Terra;
  • Identificar estratégias e ações para persecução das metas para um planeta mais sustentável;
  • Promover a participação ativa jovem.

– Público-alvo: 3º Ciclo e Secundário

– Operacionalização: Sob orientação do Laboratório da Paisagem e através de um trabalho de pesquisa e aprendizagem autónoma, os alunos contribuirão com um tema, previamente definido, para a construção de um livro digital.

O livro final aglutinará todas as participações das diferentes escolas e constituirá uma “Carta à Terra” que servirá como ferramenta pedagógica para ser utilizada em diferentes ciclos de ensino, bem como atuar como uma ferramenta de sensibilização e educação para a comunidade em geral, nacional e internacional.

Sessões previstas:

1ª Sessão – Enquadramento do desafio e breve formação sobre os temas: ODS e Carta da Terra

2ª sessão – Sessão intercalar de apoio ao trabalho autónomo realizado pela turma (2º Período – a agendar)

3ª sessão – Sessão de apoio final (3º Período – a agendar)

Moldes de participação:

– Será envolvida uma turma, em cada uma das escolas EB 2, 3 e Secundárias do concelho.

– Cada turma será embaixadora do desafio e terá a responsabilidade de envolver a restante comunidade escolar.

– Cada escola envolvida entregará até 31 de maio o trabalho final.

O livro digital:

– O Laboratório da Paisagem definirá, aleatoriamente, o tema a trabalhar por cada escola centrado nos ODS.

– Cada escola ficará responsável pela elaboração de um póster A3 (folha do Livro – Carta à Terra), com os seguintes conteúdos:

  1. Breve informação sobre o ODS definido e como este se espelha no planeta;
  2. Tendo como base o contexto vimaranense e o ODS definido, a escola deverá elencar 10 medidas/ações que poderão contribuir para o atingimento de um planeta mais sustentável. Essas medidas/ações poderão ser de realização individual ou de grupo e deverão ser passíveis de aplicação concreta ao nível local, regional, nacional ou internacional.
  3. O póster deverá ser ilustrado manualmente;
  4. Os conteúdos do póster deverão ser traduzidos para inglês;
  5. No final deverão ser entregues dois pósteres (1 Português (PT) e 1 Inglês (EN)) até 31 de maio.
  6. Os textos (PT e EN) dos pósteres deverão ser também entregues à parte ao Laboratório da Paisagem, em formato PDF ou WORD.
  7. Todos os trabalhos deverão ter a identificação da escolaridade da turma e a escola.

Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, EV, EVT, Inglês, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade