Carta à Terra

Assente nos ODSe na Carta da Terra como estratégias europeias que fomentam a ação para enfrentar os inúmeros desafios globais, este desafio procura convocar as comunidades escolares a aprofundarem os seus conhecimentos e a identificarem estratégias locais e/ou individuais que possam servir de apoio à persecução das metas europeias na construção de um planeta mais sustentável.
– Objetivo principal: Construção de livro digital
– Objetivos gerais:
- Aprofundar os conhecimentos sobre os ODS e princípios da Carta da Terra;
- Identificar estratégias e ações para persecução das metas para um planeta mais sustentável;
- Promover a participação ativa jovem.
– Público-alvo: 3º Ciclo e Secundário
– Operacionalização: Sob orientação do Laboratório da Paisagem e através de um trabalho de pesquisa e aprendizagem autónoma, os alunos contribuirão com um tema, previamente definido, para a construção de um livro digital.
O livro final aglutinará todas as participações das diferentes escolas e constituirá uma “Carta à Terra” que servirá como ferramenta pedagógica para ser utilizada em diferentes ciclos de ensino, bem como atuar como uma ferramenta de sensibilização e educação para a comunidade em geral, nacional e internacional.
Sessões previstas:
1ª Sessão – Enquadramento do desafio e breve formação sobre os temas: ODS e Carta da Terra
2ª sessão – Sessão intercalar de apoio ao trabalho autónomo realizado pela turma (2º Período – a agendar)
3ª sessão – Sessão de apoio final (3º Período – a agendar)
Moldes de participação:
– Será envolvida uma turma, em cada uma das escolas EB 2, 3 e Secundárias do concelho.
– Cada turma será embaixadora do desafio e terá a responsabilidade de envolver a restante comunidade escolar.
– Cada escola envolvida entregará até 31 de maio o trabalho final.
O livro digital:
– O Laboratório da Paisagem definirá, aleatoriamente, o tema a trabalhar por cada escola centrado nos ODS.
– Cada escola ficará responsável pela elaboração de um póster A3 (folha do Livro – Carta à Terra), com os seguintes conteúdos:
- Breve informação sobre o ODS definido e como este se espelha no planeta;
- Tendo como base o contexto vimaranense e o ODS definido, a escola deverá elencar 10 medidas/ações que poderão contribuir para o atingimento de um planeta mais sustentável. Essas medidas/ações poderão ser de realização individual ou de grupo e deverão ser passíveis de aplicação concreta ao nível local, regional, nacional ou internacional.
- O póster deverá ser ilustrado manualmente;
- Os conteúdos do póster deverão ser traduzidos para inglês;
- No final deverão ser entregues dois pósteres (1 Português (PT) e 1 Inglês (EN)) até 31 de maio.
- Os textos (PT e EN) dos pósteres deverão ser também entregues à parte ao Laboratório da Paisagem, em formato PDF ou WORD.
- Todos os trabalhos deverão ter a identificação da escolaridade da turma e a escola.
Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, EV, EVT, Inglês, Português
Promotores: Laboratório da Paisagem