A fauna piscícola da região do Ave: Uma visão pela Ciência e Arte


Com este projeto piloto pretenderemos promover o conhecimento e a valorização da fauna piscícola dos rios de Guimarães, sensibilizando para a importância das espécies nativas de peixes e para os impactos causados pelas espécies invasoras. Pretenderemos fazê-lo através de uma abordagem interdisciplinar e envolvente, que une a prática científica experimental à expressão artística.
As sessões projetadas acautelarão uma mistura de ações teóricas e práticas, com saídas de campo e contacto direto com estes seres vivos, aliando também a arte através da dinamização de sessões de ilustração científica, numa ótica de promoção do conhecimento de forma holística.
Todo os materiais recolhidos durante o projeto, como vídeos, fotografias, observações de campo, ilustrações científicas, frases e reflexões dos alunos farão parte de um Guia dos Peixes de Guimarães, com o objetivo de ser mais uma ferramenta educativa concebida a partir do envolvimento da comunidade.
– Objetivos:
- Compreender a importância ecológica dos peixes na saúde dos rios.
- Identificar as principais espécies piscícolas nativas e invasoras do rio Ave.
- Aferir a evolução percetual dos alunos sobre a fauna piscícola ao longo do projeto.
– Público-alvo: Secundário
– Operacionalização:
A escola participante terá de localizar-se nas proximidades de um dos rios de Guimarães (Ave, Selho ou Vizela), uma vez que as sessões práticas serão junto ao rio e o projeto não acautelará transporte.
Inscrições no projeto até 31 de outubro
Serão admitidas 4 turmas das diferentes escolas secundárias de Guimarães. Inscrição via email PEGADAS.
Sessões:
Sessão 1: Conhecer os peixes do Ave (60 min) – Enquadramento dos objetivos do projeto. Exploração da importância ecológica dos peixes na saúde dos rios e identificação das espécies nativas e invasoras mais comuns.
Sessão 2: Saída de campo ao rio (120 min) – Atividade de campo junto a linha de água com recolha de peixes para observação e estudo.
Sessão 3: Arte e Ciência: Ilustração Científica (90 min) – Esta sessão será orientada por um ilustrador que auxiliará os alunos à observação mais pormenorizada e orientada sobre as características das espécies piscícolas, através do desenvolvimento de ilustrações científicas.
Sessão 4 (opcional): Exposição e sensibilização – Criação de uma exposição e palestra informativa sobre o projeto, recorrendo aos diversos materiais recolhidos durante o projeto e às ilustrações desenvolvidas pelos alunos, com vista à sensibilização da comunidade escolar.
Imagem gerada por AI / ChatGPT
Escolaridade: Secundário
Enquadramento: Biologia, Ciências Naturais, EV
Promotores: Laboratório da Paisagem
