A fauna piscícola da região do Ave: Uma visão pela Ciência e Arte

Proteger a Vida Marinha • ODS - BCSD Portugal

Com este projeto-piloto pretenderemos promover o conhecimento e a valorização da fauna piscícola dos rios de Guimarães, sensibilizando para a importância das espécies nativas de peixes e para os impactos causados pelas espécies invasoras. Pretenderemos fazê-lo através de uma abordagem interdisciplinar e envolvente, que une a prática científica experimental à expressão artística.

As sessões projetadas acautelarão uma mistura de ações teóricas e práticas, com saídas de campo e contacto direto com estes seres vivos, aliando também a arte através da dinamização de sessões de ilustração científica, numa ótica de promoção do conhecimento de forma holística.

Todo os materiais recolhidos durante o projeto, como vídeos, fotografias, observações de campo, ilustrações científicas, frases e reflexões dos alunos farão parte de um Guia dos Peixes de Guimarães, com o objetivo de ser mais uma ferramenta educativa concebida a partir do envolvimento da comunidade.

– Objetivos:

  • Compreender a importância ecológica dos peixes na saúde dos rios.
  • Identificar as principais espécies piscícolas nativas e invasoras do rio Ave.
  • Aferir a evolução percetual dos alunos sobre a fauna piscícola ao longo do projeto.

– Público-alvo:  3º Ciclo e Secundário

 – Operacionalização:

A escola participante terá de localizar-se nas proximidades de um dos rios de Guimarães (Ave, Selho ou Vizela), uma vez que as sessões práticas serão junto ao rio e o projeto não acautelará transporte.

Inscrições no projeto até 31 de outubro

Serão admitidas 5 turmas de diferentes escolas, por ordem de receção do email de inscrição (email PEGADAS)

Cada escola poderá selecionar uma turma para participar no projeto, ficando esta embaixadora da disseminação da informação pela restante comunidade escolar.

Sessões:

Sessão 1: Conhecer os peixes do Ave (60 min) – Enquadramento dos objetivos do projeto. Exploração da importância ecológica dos peixes na saúde dos rios e identificação das espécies nativas e invasoras mais comuns.

Sessão 2: Saída de campo ao rio (120 min) – Atividade de campo junto a linha de água com recolha de peixes para observação e estudo.

Sessão 3: Arte e Ciência: Ilustração Científica (90 min) – Esta sessão será orientada por um ilustrador que auxiliará os alunos à observação mais pormenorizada e orientada sobre as características das espécies piscícolas, através do desenvolvimento de ilustrações científicas.

Sessão 4 (opcional): Exposição e sensibilização – Criação de uma exposição e palestra informativa sobre o projeto, recorrendo aos diversos materiais recolhidos durante o projeto e às ilustrações desenvolvidas pelos alunos, com vista à sensibilização da comunidade escolar.

(Fonte: Gerado por AI / ChatGPT)

Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Ciências Naturais, EV

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade