6 de outubro – Dia Mundial do Habitat
O Dia Mundial do Habitat tem lugar na primeira segunda-feira de outubro, este ano no dia 6 de outubro. Este dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985.
O Dia Mundial do Habitat pretende aumentar a consciencialização de todos sobre a importância de uma urbanização sustentável, e é com esse propósito que a UN-Habitat, Agência especializada da ONU, se dedica à promoção de cidades inclusivas e sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.
O tema do Dia Mundial do Habitat 2025 é “Resposta a crises urbanas”, focando-se na necessidade de enfrentar desafios como: as mudanças climáticas, conflitos e desigualdades que afetam as cidades e procurar promover ferramentas e abordagens eficazes para dar resposta a essas crises.
Desafiamos a comunidade a organizar uma caminhada fotográfica pelo seu bairro, registando bons e maus exemplos de urbanização (Exemplo: falta ou presença de árvores na rua, ciclovias, jardins, mas também lixo ou zonas degradadas). Os resultados podem ser debatidos na escola e partilhados com o Laboratório da Paisagem.
As fotos e resultados da discussão deverão enviados para pegadas@cm-guimaraes.pt. Todas as ações serão analisadas em pormenor e no caso de surgirem ideias interessantes e passíveis de serem aplicadas, estas ser remetidas para a Câmara Municipal, a fim de serem implementadas.