11 de outubro – Dia Mundial das Aves Migratórias
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e outubro e visa destacar a necessidade de protegermos as aves migratórias e os seus habitats, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que estas aves enfrentam devido, essencialmente, à perda de habitat e alimento.
O tema para 2025 – “Espaços Partilhados: Criar Cidades e Comunidades Amigas das Aves” tem em vista promover a criação de cidades e comunidades mais amigas das aves, incentivando políticas urbanas e sociais que favoreçam a sua preservação.
Desafiamos a comunidade a observar aves no recreio da escola, em jardins ou em espaços naturais próximos, registando através de desenhos, fotografias ou simples notas as espécies encontradas. Com base nessas observações e nas espécies encontradas, cada turma poderá traçar num mapa a possível rota migratória dessas aves, compreendendo melhor os longos percursos que realizam todos os anos. Paralelamente, é sugerida a construção de pequenos comedouros e/ou bebedouros simples, que possam ser colocados em locais adequados para apoiar as aves nas suas paragens. Desta forma, a comunidade é convidada a olhar para o céu com mais atenção e a valorizar a importância destas espécies que, apesar de discretas, desempenham um papel essencial nos ecossistemas.
Os desenhos, fotografias, registos e até os mapas criados devem ser enviadas para pegadas@cm-guimaraes.pt, para serem partilhadas na secção Boas Práticas.