Recursos Hídricos

Eixo temático 2019/2020


A disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos são determinantes para o desenvolvimento de uma comunidade, quer ao nível económico, quer social, quer ambiental.

Neste sentido, propomos que durante o ano letivo 2019/2020 o enfoque se direcione para a problemática da preservação dos Recursos Hídricos.

O desafio proposto é o da dinamização de ações públicas multidisciplinares de forma a que toda a comunidade escolar seja envolvida e adquira sentido critico face aos ecossistemas aquáticos mostrando uma atitude mais proativa em relação à preservação das margens, monitorização do estado das águas, atuação em caso de deteção de situações irregulares e conservação da biodiversidade das zonas ribeirinhas.

Pretende-se que a comunidade escolar crie as suas próprias estratégias de alerta para a adoção de comportamentos adequados na preservação dos recursos hídricos, através de exposições, filmes, documentários, livros, publicações, jogos, ações de limpeza, palestras, etc. Todas as ações deverão ser comunicadas por e-mail para pegadas@cm-guimaraes.pt no sentido de serem divulgadas nesta plataforma como demonstração de boas práticas.

Neste ano letivo são privilegiadas todas as ações deste eixo temático, no sentido de auxiliar a um conhecimento mais aprofundado dos alunos e docentes.