Notícias

Projeto Eco Escolas – “O ar que eu respiro”

26 de Janeiro, 2021

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o maior problema ambiental que afeta a saúde do ser humano é a poluição do ar. Este tipo de poluição apresenta efeitos bastantes negativos em toda a Europa, considerando-se como o principal fator ambiental responsável por centenas de mortes relacionadas com doenças respiratórias e cardiovasculares, problemas de fertilidade, mortalidade prematura e diminuição da qualidade de vida.

A má qualidade do ar afeta também a qualidade da água e do solo e consequentemente a diversidade das espécies de fauna e flora, reduzindo a biodiversidade, prejudica a agricultura, florestas e plantas, reduzindo a sua taxa de crescimento.

Compete, pois, a cada um de nós contribuir para a mudança e podemos fazê-lo com simples e pequenas ações no nosso dia-a-dia.

Neste contexto, a sugestão de atividades incluída nos desafio 2020/21 propostos pela Eco Escolas, são:

1 – Atividade Painel Climar

Conceção de um painel que contenha a informação específica sobre a qualidade do ar, onde se encontra inserida a escola para o próprio dia e para o dia seguinte. Todos os dados para a elaboração do Painel Climar devem ser consultados diariamente na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente e pode conter opcionalmente informações sobre o estado do tempo, a temperatura, a humidade e o vento.

A sua criação, design e apresentação é da responsabilidade da escola e dever ser descrito o grupo envolvido na sua construção e uma memória descritiva de como foi elaborado o trabalho.

2 – Jogo de correspondência

Atividade que desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborarem um formato de Jogo de Correspondência, que consiste na apresentação de evidências sobre os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar). Finalizando com possíveis soluções para estes problemas.

3 – Jogo de papéis

As escolas são desafiadas a interpretar personagens diferentes para o debate de um tema ambiental relacionado com a qualidade do ar. Neste debate, devem ser abordadas questões relacionadas com os principais poluentes e respetivas fontes de poluição, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis soluções para estes problemas.

Este jogo traduz-se na encenação por dois ou mais alunos, acerca de um problema ou situação.

 Prazos:

– Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco Escolas e também enviados para pegadas@cm-guimaraes.pt até o dia 30 de maio.

– Resultados serão conhecidos até 30 de julho.

Para mais informações consulte o site Eco Escolas