Oficinas

Oficina

Construção de vasos ecológicos com recurso a materiais reciclados. Plantação de uma aromática. 

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem
Recursos: Manual de plantas aromáticas – PAM

Construção de caixas-ninho e comedouros com materiais reutilizáveis para posterior colocação na natureza. 

Orçamento: 8 euros+IVA (23%) por caixa-ninho de madeira construída (Nota: opcionalmente poderão ser construídas caixas-ninho com material reutilizável)

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Recursos de apoio:
– Manual de construção de caixas-ninho
Download

– Brochura de construção de comedouros e bebedouros com material reciclável
Download

Nesta atividade pretendemos ensinar a construir um hotel para insetos e assim potenciar a observação e o aumento da diversidade de insetos: abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, moscas-das-flores, etc. Para além disso, o hotel pretende abrigar, estes pequenos polinizadores e outros insetos auxiliares, na fase de hibernação durante o inverno e na fase de reprodução durante o verão.

Com a construção de um hotel para insetos no nosso jardim ou recreio da escola vamos contribuir para a conservação da biodiversidade local e promover a observação e o aparecimento de insetos benéficos nas zonas urbanas. Mãos-á-obra!

Objetivos:
– Proporcionar o conhecimento sobre as espécies de insetos existentes no meio urbano;
– Monitorizar e registar as espécies que utilizam o hotel como abrigo;
– Reconhecer a importância dos insetos e os seus diversos papeis no ambiente.

Recursos de apoio:
Hotel de Insetos – Manual de construção
Download

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

A compostagem é o processo simples de transformação de resíduos orgânicos em composto (um fertilizante de origem biológica). Nesta atividade pretende-se reduzir a produção de lixo indiferenciado através do reaproveitamento de resíduos como: cascas de frutos e legumes, aparas de jardim, restos de café, alguns restos de comida, entre outros alimentos orgânicos que já não se encontram aptos para consumo.

Nesta atividade quase nada se perde e tudo se transforma.

Com a ajuda de um compostor doméstico iremos ensinar, passo a passo, o processo de compostagem.

Inscreva-se na atividade e aprenda a fazer o seu composto orgânico, a sua horta, vasos ou jardim irão agradecer.

Objetivos:
– Conhecer o processo de compostagem de resíduos orgânicos;
– Compreender o impacto do uso de composto orgânico como forma de melhorar a qualidade dos solos, favorecer o crescimento saudável das plantas e como fator mitigador das alterações climáticas;
– Compreender a importância da adoção de processos hortícolas mais biológicos e sustentáveis;
– Sensibilizar para o reaproveitamento da matéria orgânica nas hortas escolares ou domésticas.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem
Material de apoio: Manual de Compostagem RRRCICLO

Nesta atividade os participantes serão orientados na construção de uma pequena horta.

Objetivos:

– Compreender as alturas de plantação/sementeira;

– Distinção entre hortícolas e aromáticas;

– Aprender dicas para uma boa manutenção da horta;

– Compreender a importância de métodos de cultivo biológicos;

– Conhecer a biodiversidade de uma horta.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Manual de apoio: Mãos à Horta

Nesta atividade pretendemos ensinar a construir um charco e assim potenciar a observação e o aumento da biodiversidade, como: rãs, tritões, salamandras ou até libelinhas.
A construção de charcos permitirá contribuir para a criação destes pequenos habitats que outrora eram abundantes, mas que hoje em dia estão a desaparecer devido há escassez de água.

Com a construção de um charco no nosso jardim ou recreio da escola vamos contribuir para a conservação da biodiversidade local. Mãos-á-obra!

Objetivos: 

– Diferenciar um charco de um lago;

– Aprender passo a passo a desenvolver um charco;

– Identificar as espécies dos charcos;

– Perceber a importância da criação de pequenos habitats húmidos em zonas urbanas;

– Aprender a monitorizar habitats húmidos e bio indicadores de qualidade da água.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Exploração do conceito de upcycling através da execução de objetos artísticos com recurso a diferentes resíduos.
Os participantes serão convidados a usar a criatividade e desenvolver peças de design para o seu dia-a-dia ou decorativas, reaproveitando materiais que teriam como destino o lixo.
NOTA: Cada participante deverá trazer materiais velhos diversos para partilhar e facilitar o processo criativo (frascos, abajures velhos, caixas, madeiras, botões, fitas, tecidos, partes de equipamentos, etc.)

Objetivos:
– Conhecer o conceito de upcycling;
– Criar novos produtos utilizando o que comummente se chama de lixo;

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Através da impressão botânica, também conhecida como Ecoprint, os participantes estamparão de forma artesanal papel e tecidos com vista à sua reutilização.
Toalhas, individuais para refeições, lancheiras de tecido, sacolas, etc., são possibilidades para dar novo uso a tecidos velhos.
NOTA: Cada participante deverá trazer uma peça de roupa, adereço ou pano antigo (toalha de mesa, lençol ou outro) de tecido 100% natural (algodão, linho, cânhamo, seda).

Objetivos:
– Conhecer o conceito de upcycling;
– Reutilizar tecidos velhos em produtos novos.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Criação de embalagens naturais e reutilizáveis para alimentos, com tecidos 100% algodão, impermeabilizados com cera de abelha biológica, de origem sustentável e outros ingredientes orgânicos.
NOTA: Cada participante deverá trazer uma peça de roupa, adereço ou pano antigo (toalha de mesa, lençol ou outro) de tecido 100% natural (algodão, linho, cânhamo, seda).

Objetivos:
– Conhecer o conceito de upcycling;
– Reutilizar tecidos velhos em produtos novos.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Tecer sempre foi um lavor para partilha de boas conversas e convívio. Nesta oficina pretende-se aliar o convívio aos cheiros e texturas da natureza. Com recurso a pauzinhos, folhas, flores e outros materiais da natureza teceremos obras únicas.

Objetivos:
– Reconhecer texturas, cheiros e formas da natureza;
– Manusear material de origem natural;
– Estimular a criatividade e o convívio.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem

Reciclar significa usar objetos e materiais que já foram usados como matéria-prima para o fabrico de novos produtos. Muitos materiais como o papel, o vidro, o metal e o plástico podem ser reciclados e transformados em outros objetos, fomentando assim uma política de economia circular. Nesta atividade desafiamos os participantes a produzir coloridas folhas de papel reciclado. Após a secagem das folhas, estas podem ser usadas para diversas criações artísticas.

Objetivos:
– Compreender o impacto ambiental dos resíduos;
– Reconhecer a importância da reciclagem;
– Compreender o processo de reciclagem do papel;
-Compreender o conceito de economia circular e a sua importância.

Público-alvo: Todos
Local: Escola/IPSS ou Laboratório da Paisagem
Promotor: Laboratório da Paisagem