Newsletter PEGADAS

  •  

 

 

DESAFIO MENSAL – JUNHO 2022

Cada vez mais jovens sofrem de eco-ansiedade

Segundo um estudo europeu, 81% dos jovens portugueses consideram que o futuro é assustador no que concerne aos efeitos das alterações climáticas. Este valor é aliás superior à média europeia, o que coloca os jovens portugueses como cidadãos que estão a sofrer de forma significativa de um problema psicológico novo designado pelos especialistas por “eco-ansiedade”.

De acordo com diversos psicólogos este fenómeno, embora recente, começa a ter uma dimensão expressiva nos jovens portugueses que veem nas constantes notícias ambientais, impotência para agir e fazer face a um suposto desastre ambiental.

Propomos que reflitas sobre este tema e que faças a tua auto análise.

Sofres ou já sofreste de eco-ansiedade? Porque achas que isso acontece nos jovens? Qual o papel dos media, das escolas, dos pais, da comunidade, etc.? Como podemos prevenir este tipo de síndrome?

Saiba mais

 

 

 

3 JUNHO
Dia Mundial da Bicicleta

 
“Como pode a bicicleta moldar o nosso futuro?”, este é o tema do Dia Mundial da Bicicleta 2022. E de facto as bicicletas poderão contribuir em muito para garantirmos a sustentabilidade do nosso planeta. As bicicletas ou veículos similares não libertam gases poluentes para a atmosfera, que causam a degradação da camada de ozono e o aumento das temperaturas do planeta, não emitem ruídos que causam poluição sonora e ainda contribuem para o nosso bem-estar, mantendo-nos ativos e saudáveis.
Saiba mais
 

5 JUNHO
Dia Mundial do Ambiente

 
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho desde 1972. A data surgiu na Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente e visa assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente, como forma de alertar as populações e os governos para a necessidade de protegermos o planeta.

O tema do Dia Mundial do Ambiente 2022 é – “Uma só Terra” que visa relembrar que este planeta é a nossa única casa e que os seus recursos são finitos e que devem ser preservados pela humanidade.
Saiba mais
 

8 JUNHO
Dia Mundial dos Oceanos

 
O tema de 2022 é “Revitalização – ação coletiva pelos oceanos” e prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e relembrar o dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável.

De forma a sensibilizar a comunidade para este tema, desafiamos as escolas a desenvolverem um pequeno “mar” comunitário, num local central da escola, com recurso a vários materiais reutilizáveis, simulando o fundo do mar e onde possam colocar frases e/ou cartazes de sensibilização sobre o tema.
Saiba mais
 

17 JUNHO
Dia Internacional Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre os esforços internacionais desenvolvidos no combate à desertificação e à seca, lembrando que é possível reverter a degradação dos solos se houver vontade de resolver este problema, através do envolvimento da comunidade e com a cooperação de todos. Infelizmente são múltiplos os fatores que conduzem à desertificação e à seca, desde: o inadequado uso e exploração do solo, a pobreza, a instabilidade política, a desflorestação, as más práticas de irrigação, entre outras causas que levam a perdas insubstituíveis de produtividade da Terra.
Saiba mais
 

AINDA EM JUNHO

O Mundo dos Insetos” – Durante o mês de junho, estará patente, no Laboratório da Paisagem, uma exposição fotográfica sobre o mundo dos insetos, onde cada visitante terá a oportunidade de observar vários insetos à lupa, conhecer diferentes tipos de insetos com auxilio a um insectário e muitas outras surpresas. 
A entrada é gratuita. 

 

Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães
Realizar-se-ão mais duas ação de formação gratuitas dirigidas à comunidade. As formações serão ministrada pelos técnicos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadores do Laboratório da Paisagem. As sessões contarão com uma pequena contextualização teórica seguida de uma saída de campo para observação das espécies. 

As formações são acessíveis a qualquer faixa etária, gratuitas, mas de inscrição obrigatória AQUI
As sessões têm início às 09h00, no auditório do Laboratório da Paisagem. 

Formações gratuitas no âmbito do Plano de Ação de Biodiversidade
04 de Junho – Formação Mamíferos 
18 de junho –  Formação Odonata e Lepidóptera
 

 

Já conheces esta plataforma lançada pelo Município de Guimarães?
Se não a conheces visita-a e descobre que poderá deixar as tuas sugestões, opiniões e desabafos sobre os mais diversos temas.
Queremos saber as tuas ideias e também o que te preocupa e queres mudar.

Este é um espaço para todas as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, poderem deixar as suas mensagens aos dirigentes políticos.
Dá Vez à Tua Voz! Queremos ajudar-te a concretizar desafios ou superar obstáculos.

Envia-nos a tua mensagem! Este espaço é exclusivamente para ti!

Saiba mais

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

  •  

 

 

 

 

DESAFIO MENSAL – MAIO 2022

 

 

 

Insetos para consumo humano, um setor em crescimento

Dizem que o futuro da alimentação humana passará pelos insetos. É já um facto que eles entraram na nossa dieta alimentar, quer diretamente através de certas misturas em alguns produtos alimentares, como cereais ou farinhas, ou de forma indireta, através da utilização na ração de muitos animais que consumimos. Segundo muitos investigadores, a alimentação do futuro terá que obrigatoriamente garantir uma menor emissão de gases com efeito de estufa e implicar menos recursos como o uso do solo ou de água.

Nesta perspetiva, os insetos parecem garantir essa solução. Ricos em proteínas, de fácil reprodução, com baixo custo de manutenção, estes parecem de facto vir para ficar na alimentação humana. Porém, a ameaça do aumento das temperaturas globais e da agricultura intensiva, com uso de pesticidas, tem contribuído para o declínio deste grupo de organismos. De acordo com a revista Nature estes dois fatores contribuíram para uma queda de 27% na diversidade de espécies. Sendo assim, qual o futuro que nos espera?

Desafiamos os alunos a investigar sobre este tema: O que dizem os investigadores sobre este tema? Quais as vantagens e desvantagens desta mudança alimentar? Na tua opinião o futuro da humanidade passa por uma alimentação com insetos?

 

 

Saiba mais

 

 

 

 

 

 

 

6 A 8 DE MAIO
LET’S CLEAN EUROPE

 
Esta iniciativa acontece anualmente um pouco por toda a Europa e visa sensibilizar para a quantidade de resíduos que despejamos descontroladamente na natureza. Assim, nestes dias pretende-se que os participantes promovam ações de sensibilização através da recolha de resíduos despejados em locais como florestas, praias, margens de rios, etc.

Desafiamos as escolas a participarem e a mobilizarem os alunos na limpeza de uma área próxima da escola.

Basta registar em vídeo ou fotos as limpezas e enviar para pegadas@cm-guimaraes.pt

O planeta agradece!
Saiba mais
 

 

 
14 MAIO
Dia Mundial das Aves Migratórias

 
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se anualmente no segundo fim-de-semana de maio. ​ Esta comemoração tem como objetivo destacar a necessidade da conservação das aves migratórias e dos seus habitats, e aumentar a consciencialização global sobre as ameaças enfrentadas pelas aves migratórias.

Em 2022, o tema subjacente a esta comemoração é “Dim the lights for the Birds at Night” – ou seja: “Reduzam as luzes para as Aves noturnas”. Pretende-se com este tema alertar para a poluição luminosa e o impacto que esta tem na migração de aves e para as aves noturnas.
Saiba mais
 

 

 
20 MAIO
Dia Mundial da Abelha

 
A abelha é um ser vivo fundamental na preservação da biodiversidade. Ela é a grande responsável pela polinização, sem a qual muitas das plantas não se conseguiriam reproduzir. De uma forma geral, todos os polinizadores como borboletas, escaravelhos, morcegos, entre outros, estão ameaçados devido à ação do Homem, sobretudo pelo uso e abuso de pesticidas nas práticas agrícolas.
O que podemos fazer?
Saiba mais
 

 

 
22 MAIO
Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio e visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

O slogan de 2022 é “Construir um futuro compartilhado para toda a vida” de forma a relembrar o papel conjunto que todos, plantas e animais, incluindo o Homem, desempenham na resposta aos vários desafios do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais
 

 

 
24 MAIO
Dia Europeu dos Parques Naturais

O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio. A celebração deste dia pretende alertar para a necessidade de proteger a biodiversidade destas áreas verdes, muitas vezes ameaçadas por espécies invasoras.
Saiba mais
 

 

 
24 MAIO
Dia Mundial da Energia

O Dia Mundial da Energia celebra-se a 29 de maio e surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.

A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética, incentivando para a poupança de energia e para o uso de energias renováveis.
Saiba mais
 

 

Continuam as formações teórico-práticas no âmbito do Plano de Ação de Biodiversidade de Guimarães. As sessões são acompanhadas por investigadores do Laboratório da Paisagem e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Todas as ações são adequadas a todas as faixas etárias e contemplam transporte para os locais de campo.
Saiba mais
 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

 

 

Exposição “O Mundo dos Insetos”
A partir 9 de maio estará patente no Laboratório da Paisagem uma exposição fotográfica sobre o incrível mundo dos insetos. A exposição contará com um insectário, lupas para observação em grande escala dos insetos e outras curiosidades. Visita-nos de segunda a sábado. Entrada gratuita.

 

 

 

 

 

Lançamento do “Guia dos insetos de Guimarães”
Durante o mês de maio será lançado o “Guia dos insetos de Guimarães”. O lançamento será comunicado nas redes socais, Instagram e Facebook, do Laboratório da Paisagem. Ficarás rendido ao mundo incrível destes seres tão pequenos! Fica atento para vires assistir ao lançamento desta publicação e teres acesso a este livro com imagens surpreendentes.

 

 

 

 

Já conheces esta plataforma lançada pelo Município de Guimarães?
Se não a conheces visita-a e descobre que poderá deixar as tuas sugestões, opiniões e desabafos sobre os mais diversos temas.
Queremos saber as tuas ideias e também o que te preocupa e queres mudar.

Este é um espaço para todas as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, poderem deixar as suas mensagens aos dirigentes políticos.
Dá Vez à Tua Voz! Queremos ajudar-te a concretizar desafios ou superar obstáculos.

Envia-nos a tua mensagem! Este espaço é exclusivamente para ti!

Saiba mais

 

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

 

 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESAFIO MENSAL – ABRIL 2022

 

 

 

Os impactos ambientais da guerra na Ucrânia

Para além das insubstituíveis perdas humanas e da tragédia humanitária, com o aumento exponencial de refugiados, a guerra acarreta um enorme impacto na biodiversidade, na saúde, nos ecossistemas e nos recursos naturais.

Propomos uma investigação dos impactos das guerras na natureza, com exploração de exemplos da história mundial como Chernobyl, em 1986, e de Fukushima, em 2011 e agora Ucrânia, em 2022.
Propomos uma viagem pelo lado mais dramático da humanidade e dos impactos ambientais que nos afetam a todos.

 

 

Saiba mais

 

 

 

 

 

 

 

12 ABRIL
Dia Nacional do Ar

 
O Dia Nacional do Ar foi instituído em Portugal em 2019 e veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade numa reflexão sobre a importância do Ar e do direito, que é de todos, de “respirar um bom ar”.
Saiba mais
 

 

 
22 ABRIL
Dia Mundial da Terra

 
O Dia Internacional da Terra foi instituído em 1970 depois de verificadas as consequências dramáticas que um desastre petrolífero ocorrido em Santa Barbara, na Califórnia, provocou nos ecossistemas em 1969. Desde esse desastre ambiental, que o dia da Terra tem como objetivo alertar para os índices de poluição do planeta e para a perda de biodiversidade.
O tema 2022 do Dia Mundial da Terra é Investir no planeta, com vista a criar iniciativas que defendam o planeta a todos os níveis.  
Saiba mais
 

 

 
22 ABRIL A 2 DE MAIO
City Nature Challenge

 
Convidamos todos a participarem no maior desafio de busca de biodiversidade internacional! A participação é gratuita e muito simples. 
A cidade europeia que mais fotos de biodiversidade conseguir registar nesses 4 dias será a vencedora.  
Saiba mais
 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

 

Já conheces esta plataforma lançada pelo Município de Guimarães?
Se não a conheces visita-a e descobre que poderá deixar as tuas sugestões, opiniões e desabafos sobre os mais diversos temas.
Queremos saber as tuas ideias e também o que te preocupa e queres mudar.

Este é um espaço para todas as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, poderem deixar as suas mensagens aos dirigentes políticos.
Dá Vez à Tua Voz! Queremos ajudar-te a concretizar desafios ou superar obstáculos.

Envia-nos a tua mensagem! Este espaço é exclusivamente para ti!

Saiba mais

 

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

 

 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

DESAFIO MENSAL – MARÇO 2022

 

 

 

Todo o território de Portugal continental está em situação de seca severa ou extrema

Diariamente ouvimos notícias que nos dão conta da grave situação de seca que Portugal continental atravessa. 

São sobretudo as zonas do interior e sul do país as mais afetadas pela falta de água, sendo já consideradas zonas em seca severa e extrema. 

O impacto da falta de água, como facilmente compreenderemos, são avassaladores para todas as atividades, desde a industrial, agricultura, pecuária e, inclusive, para todas as ações do quotidiano. De acordo com o IPMA Portugal está em seca meteorológica desde novembro de 2021 e a situação tem-se agravado de forma assustadora. 

Reflete sobre este problema atual de Portugal. Investiga os impactos para as comunidades, para o ambiente e para a economia. Investiga que medidas as empresas, os agricultores e as autarquias estão a tomar para minimizar os impactos da seca.

 

 

Saiba mais

 

 

 

 

 

 

 

3 MARÇO
Dia Mundial da Vida Selvagem


O Dia Mundial da Vida Selvagem foi criado em 2013, pela ONU. Este dia tem como intuito sensibilizar para a fauna e flora do Planeta em risco de extinção e também alertar para os perigos do tráfico de espécies de animais selvagens.
Saiba mais
 

 

 
14 MARÇO
Dia Internacional de Ação pelos Rios

 
Um estudo da Universidade de Coimbra, cujos resultados foram divulgados em 2021, alerta para a fraca qualidade ecológica dos rios em todo o mundo. Uma das consequências mais visíveis dessa fraca qualidade ecológica é a perda significativa de biodiversidade.
Propomos que olhemos para os rios com mais atenção e atuemos na sua proteção e conservação.
Saiba mais
 

 

 
18-20 MARÇO
Dia Internacional de Ação pelos Rios

 
O Laboratório da Paisagem convida toda a comunidade educativa a celebrar o início da primavera, na Festa da Primavera, dias 19 e 20 de março, no Parque da Cidade de Guimarães.
Será um fim-de-semana recheado de oficinas, jogos, palestras, música, passeios pela natureza, ateliers, mercadinhos e muito mais.
Saiba mais
 

 

 
21 MARÇO
Dia Mundial da Árvore; Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Poesias

 
Como sabemos a árvore desempenha um papel fundamental no Planeta. Além de sequestrar CO2 e ser uma fonte de oxigénio, garante sombra, abrigo, alimento e bem-estar a todos os animais.
Neste dia especial propomos celebrar a árvore e a poesia com um abraço, individual ou coletivo, a uma árvore e a leitura de uma poesia.
Saiba mais
 

 

 
22 MARÇO
Dia Mundial da Água

 
Portugal está a viver uma situação de seca severa. Nunca como agora percebemos o quão valioso e escasso é este bem precioso. Urge unirmo-nos e adotarmos comportamentos responsáveis contra o desperdício e uma utilização mais consciente da água.
Deste modo, propomos a concretização de um plenário urgente pela água, com toda comunidade educativa.
Saiba mais
 

 

 
23 MARÇO
Dia Mundial da Meteorologia

 
O dia da meteorologia surgiu em 1950 pelas Nações Unidas, na convenção que institui a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estado do tempo é importante para a regulação das atividades que dependem da meteorologia, como a agricultura, ou até para a promoção de eventos ao ar livre e a antecipação de alertas de catástrofes.
Diariamente ouvimos a informação sobre o estado do tempo. Dados como a temperatura, humidade, precipitação, velocidade e direção do vento, fazem parte do nosso dia-a-dia e são de extrema importância para nos acautelarmos para fenómenos extremos.
Saiba mais
 

 

 
27 MARÇO
Hora do Planeta

 
A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007, em Sidney, na Austrália, que visa alertar para a importância de agirmos contra as mudanças climáticas.
Neste dia, os cidadãos de todo o mundo e governos, que aderem a esta iniciativa, desligam simbolicamente as luzes das suas casas e de edifícios públicos emblemáticos.
Em Portugal, esta edição de 2022 será dedicada ao Restauro da Natureza unindo-se assim à campanha promovida pela WWF – “Move-te pela Natureza”.
Saiba mais
 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

 

 

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA

De 04 a 31 de março, no Laboratório da Paisagem

Durante todo o mês de março estará patente, nas instalações do Laboratório da Paisagem, uma exposição sobre a Floresta e a sua importância.

Como funciona uma árvore? Qual o papel das florestas? Que percentagem ocupa no nosso país? Quais as espécies mais representativas? Que produtos essenciais obtemos da floresta? Estas e outras perguntas serão respondidas nesta exposição viva da floresta.

De segunda a domingo, das 9h00 às 18h00. Entrada gratuita.

 

 

 

 

Patrulheiros da Biodiversidade de Guimarães

Arranca em fevereiro a atividade âncora Patrulheiros da Biodiversidade.
 
Esta atividade âncora consiste em monitorizar a biodiversidade no recreio escolar e espaços envolventes, de forma autónoma ou com o acompanhamento de técnicos do Laboratório da Paisagem (se assim for solicitado), pelas turmas inscritas na atividade.
Para tal será facultado um caderno de campo a cada turma, para poderem efetuar os seus registos. Todos os avistamentos deverão ser remetidos posteriormente para o Laboratório da Paisagem, a fim de auxiliarem na criação do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães.  
Os docentes interessados deverão inscrever-se em: https://www.pegadasguimaraes.pt/atividade/patrulheiros-da-biodiversidade-de-guimaraes/
 
Estão também previstas ações de formação em diversos locais do território vimaranense, com vista à observação de diferentes grupos de animais. Estas formações contarão com a presença de técnicos especialistas que ajudarão na identificação e no conhecimento das características de cada espécie.
Estas formações decorrerão sempre aos fins-de-semana, para toda a comunidade, inclui transporte para os locais de avistamento e são de inscrição gratuita mas obrigatória em:  https://bit.ly/3GRZ5uD
 
A primeira sessão de formação no terreno acontece já a 05 de fevereiro, para avistamento de Aves.

 

 

 

1ª Sessão Parlamentar – 18 de março, 9h00, Laboratório da Paisagem 

Dia 18 de março decorrerá a primeira Sessão Parlamentar da edição Eco Parlamento 2022. 

Na presença de um júri externo, composto por representantes de entidades vimaranenses e na presença das Sras. Vereadoras da Educação e do Ambiente e do Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, as escolas participantes terão a oportunidade de apresentar os seus Eco projetos e debatê-los. 

Uma sessão de democracia onde não faltará o entusiasmo e boas ideias!
 

Já conheces esta plataforma lançada pelo Município de Guimarães?
Se não a conheces visita-a e descobre que poderá deixar as tuas sugestões, opiniões e desabafos sobre os mais diversos temas.
Queremos saber as tuas ideias e também o que te preocupa e queres mudar.

Este é um espaço para todas as crianças e jovens, entre os 6 e os 25 anos, poderem deixar as suas mensagens aos dirigentes políticos.
Dá Vez à Tua Voz! Queremos ajudar-te a concretizar desafios ou superar obstáculos.

Envia-nos a tua mensagem! Este espaço é exclusivamente para ti!

Saiba mais

 

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

 

 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

 

 

 

 

 

DESAFIO MENSAL – FEVEREIRO 2022

Declínio das Zonas Húmidas um pouco por todo o mundo

Cerca de 1656 quilómetros quadrados do território nacional (1,8% do território), são ocupados por zonas húmidas e cerca de 80% destes habitats estão ameaçados, este é o alerta feito pela Associação Zero. 

De acordo com a mesma fonte, o declínio deve-se sobretudo à ocupação urbana e industrial, à poluição, à má gestão e utilização da água, à sobreexploração de recursos e à construção de infraestruturas como barragens. Os ambientalistas estimam que “desde o início do século XX, tenham desaparecido entre 64 e 71% destes espaços”, em todo o mundo. 

Saiba mais

 

 

 

02 FEVEREIRO
Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas foi assinalado pela primeira vez na “Convenção de Ramsar”, na cidade iraniana de Ramsar, em 1971, que definiu estas zonas como “áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros”. 
Saiba mais
 

 
14 FEVEREIRO
Dia de S. Valentim
O desafio que propomos é a construção de uma caixa mensageira ao planeta, com recurso a uma caixa de fósforos.
 Cada caixa de fósforos deverá ser decorada e possuir no interior uma mensagem alusiva ao nosso respeito e amor pelo planeta. 
Todas as caixas deverão ser fotografadas abertas para se poder visionar a mensagem. 
Saiba mais
 

OUTRAS INFORMAÇÕES

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS 

De 02 a 28 de fevereiro, Laboratório da Paisagem

Durante todo o mês de fevereiro estará patente, nas instalações do Laboratório da Paisagem, uma exposição sobre as Zonas Húmidas.

Nesta exposição, essencialmente fotográfica, dar-se-á destaque à zona húmida da Veiga de Creixomil, onde para além da biodiversidade de fauna e flora, o visitante poderá observar um aquário com macroinvertebrados, observar os mesmos com lupa laboratorial e compreender o seu papel fundamental na conservação das linhas de água. A exposição contará também com algumas amostras de flora aquática, que povoam o leito e margens do rio Selho.

De segunda a domingo, das 9h00 às 18h00.

Entrada gratuita.

 

Patrulheiros da Biodiversidade de Guimarães

Arranca em fevereiro a atividade âncora Patrulheiros da Biodiversidade.

Esta atividade âncora consiste em monitorizar a biodiversidade no recreio escolar e espaços envolventes, de forma autónoma ou com o acompanhamento de técnicos do Laboratório da Paisagem (se assim for solicitado), pelas turmas inscritas na atividade.
Para tal será facultado um caderno de campo a cada turma, para poderem efetuar os seus registos. Todos os avistamentos deverão ser remetidos posteriormente para o Laboratório da Paisagem, a fim de auxiliarem na criação do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães.  
Os docentes interessados deverão inscrever-se em: https://www.pegadasguimaraes.pt/atividade/patrulheiros-da-biodiversidade-de-guimaraes/

Estão também previstas ações de formação em diversos locais do território vimaranense, com vista à observação de diferentes grupos de animais. Estas formações contarão com a presença de técnicos especialistas que ajudarão na identificação e no conhecimento das características de cada espécie.
Estas formações decorrerão sempre aos fins-de-semana, para toda a comunidade, inclui transporte para os locais de avistamento e são de inscrição gratuita mas obrigatória em:  https://bit.ly/3GRZ5uD

A primeira sessão de formação no terreno acontece já a 05 de fevereiro, para avistamento de Aves.

 

 

Sessão de formação para alunos inscritos na 7ª edição do Eco Parlamento
19 de fevereiro – 09h30, Universidade das Nações Unidas (Zona de Couros) 

No âmbito da 7ª edição do Eco Parlamento, os alunos inscritos terão uma manhã diferente e recheada de dinâmicas de grupo informais, acompanhados por técnicos da Universidade das Nações Unidas. 
Nesta formação os alunos poderão compreender melhor o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, através de jogos e atividades lúdico pedagógicas. 
Será uma manhã que prometemos ter muita diversão, mas também aprendizagem! 

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

 

DESAFIO MENSAL – JANEIRO 2022

ONU declara o ano 2022 como o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura

O sistema alimentar mundial enfrenta inúmeros desafios, desde: a escassez de alimentos, o surgimento de novas pragas, o aumento da população mundial, o enorme desperdício alimentar, o esgotamento dos recursos naturais, os efeitos das alterações climáticas, entre muitos outros.

Urge portanto repensar toda a cadeia alimentar desde a produção até ao consumo, com objetivo de promover uma alimentação mais consciente, saudável e sustentável. 

Saiba mais

 

 

 

 

 

24 JANEIRO
Dia Internacional da Educação

“A Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, Nelson Mandela.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro, como o Dia Internacional da Educação, com o objetivo de assinalar o importante papel da educação na promoção da paz e do desenvolvimento das comunidades. De acordo com a ONU, só com uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, os países conseguirão alcançar a igualdade de género e travar a probreza, garantido oportunidades para todos, crianças, jovens e adultos.

Saiba mais
 

DESAFIO PARA 2022

CALENDÁRIO DOS 12 OBJETIVOS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Com a chegada de um novo ano renova-se a esperança e os objetivos alcançar. 
Para que mantenhas o foco e as tuas metas não desvaneçam com o passar dos dias sugerimos que realizes o teu CALENDÁRIO DOS 12 OBJETIVOS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÀVEL. 
Para cada mês do ano, tendo em conta a estação do ano e os dias comemorativos ambientais, traça as tuas metas pelo planeta e partilha connosco o teu calendário para 2022.
Nota: 
– O calendário poderá ser realizado em papel ou se preferires com materiais reutilizáveis para pendurares num sítio visível. 
– Poderá ser um calendário individual ou por turma. 
Da nossa parte tudo faremos para te ajudarmos a concretizá-lo! 
Vamos a isso, por um planeta melhor?

Envia o teu calendário dos 12 ODS para pegadas@cm-guimaraes.pt (formato jpeg ou pdf) 

Saiba mais
 

ECO PARLAMENTO – 7ª EDIÇÃO

As inscrições para a 7ª edição do Eco Parlamento encerram dia 14 de janeiro.

As normas desta iniciativa e respetiva ficha de inscrição foram enviadas via e-mail para todos os coordenadores PEGADAS das sedes de agrupamento e respetiva direção.  

 
Saiba mais
 

Os docentes interessados na participação nesta atividade âncora deverão preencher o formulário constante do site PEGADAS, a fim de conhecermos a escolaridade das turmas envolvidas (Nota: máximo de 2 turmas por cada escola).

Mais informamos, que as ações Poliniza-te terão início nas escolas, a partir de meados de fevereiro, em data a combinar com todos os docentes inscritos.

Saiba mais

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2022* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

DESAFIO MENSAL – DEZEMBRO 2021
Será que a pandemia mudou os hábitos de consumo?

A pandemia veio trazer grandes mudanças na forma como consumimos. Desde uma maior reflexão sobre a necessidade de aquisição de certos bens, uma maior poupança ou, pelo contrário, um consumo maior através da internet.

O certo é que a pandemia veio alterar significativamente a forma de ser e estar enquanto consumidores.

Gostavamos que refletisses sobre esta questão, neste período de maiores gastos, e nos deixasses a tua visão do que mudou, para melhor ou para pior, e que sugestões deixarias para adotarmos um consumo mais racional e moderado?

Achas que este natal de 2021 haverá mais ou menos consumismo?

Saiba mais
 
 
 

 
 

11 DEZEMBRO
Dia Internacional da Montanha

 O Dia Internacional da Montanha é celebrado todos os anos no dia 11 de dezembro, desde 2003, e pretende consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo.

Não poderíamos deixar passar esta data sem fazermos referência à montanha maior do nosso território – a Montanha da Penha.

Desafiamos-te a investigares a história da montanha da Penha e a descobrires as modificações que esta paisagem foi sofrendo ao longo de décadas, para se tornar no magnífico património natural que conhecemos hoje.

Saiba mais
 
MAIS NOVIDADES EM DEZEMBRO

POSTAIS MENSAGEIROS PARA UM(A) AVÔ/AVÓ

O natal e ano novo são períodos de união e família, mas infelizmente há muitos seniores que estão privados do contacto e carinho dos seus familiares. 

Este natal queremos encher de alegria os nossos seniores, institucionalizados ou que vivem sozinhos, com postais de esperança e amor. 

Convidamos todos os alunos a escreverem um postal de natal ou de ano novo para ser entregue a um sénior do concelho de Guimarães. 
Uma história, uma frase, um desenho, uma mensagem positiva, num momento em que a pandemia afastou muitas famílias, queremos que o aconchego chegue a todos. 

Os postais deverão ser manuscritos ou digitais. E deverão ser entregues para o e-mail geral@labpaisagem.pt ou diretamente nas instalações do Laboratório da Paisagem, na Rua da Ponte Romana, Creixomil. (Até 23 de dezembro) 

Participem nestes postais de amor! Contamos com todos para aquecerem o natal dos seniores vimaranenses. 

Saiba mais

11 dezembro – Murmúrios da Penha

Passeio interpretativo guiado pela Montanha da Penha.
Um passeio gratuito para todas as idades e para realizar com amigos e/ou familiares.  

10 horas
Ponto de Encontro: Santuário da Penha
Duração: 2 horas.
Mais informações: www.labpaisagem.pt/14779-2
Inscrições: https://forms.gle/2mdeGGgk2Zhnx4TU8

Saiba mais
 

13 dezembro – Workshop online “Ser mais sustentável em 30 minutos”

Continuamos com os nossos workshops mensais online de 30 minutos. Em dezembro o tema é o consumo consciente e responsável. Dicas e estratégias para consumir de forma regrada, numa altura do ano em que somos estimulados a comprar, muitas vezes de forma impulsiva.

A entidade convidada é a DECO Jovem, que nos abordará estratégias eficazes para moderarmos o nosso consumo nestas épocas festivas.

Inscreva-se já em: https://forms.gle/smqVA6vx46xE6G6e8

Saiba mais
 

Regressaram as Eco Férias Natal do Laboratório da Paisagem.
São duas semanas cheias de eco atividades divertidas para todas as idades, família e seniores.

Inscreve-te já com amigos ou familiares!

Mais informações sobre o programa
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

 
DESAFIO MENSAL – NOVEMBRO 2021
O que é a COP26 e porque é que é poderá ser a última oportunidade para salvar o planeta?

Nas próximas duas semanas de novembro, na cidade escocesa de Glasgow, os grandes líderes mundiais discutem sobre o problema das alterações climáticas. O objetivo é conseguir atingir um compromisso conjunto para reduzir as emissões de carbono e manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius.

Saiba mais
 
 
 
8 NOVEMBRO
Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis
O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis assinala-se a 8 de novembro. A efeméride foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável, a fim de travar o atual crescimento da obesidade na Europa.
Saiba mais
 
10 NOVEMBRO
Dia da Bolota
A comemoração deste dia tem como objetivo principal consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, nomeadamente, as espécies de carvalho, sobreiro, azinheira/ carrasco, árvores cujo fruto é a bolota.
Propomos que ajudes a preservar a floresta autóctone, e as espécies produtoras de bolotas, através da recolha de bolotas e realização de sementeira em vasos reutilizáveis, ou então através da criação de bombas de sementes de bolotas.
Saiba mais
 
16 NOVEMBRO
Dia Nacional do Mar

Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro. O dia pretende relembrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento de Portugal, sendo um setor vital para o produto interno bruto (PIB).
Para teres uma ideia, o mar português dá trabalho a cerca de 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros.
Saiba mais
 
23 NOVEMBRO
Dia da Floresta Autóctone

A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data que recorda a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património florestal português.
Em Portugal, as árvores autóctones representam 72% da floresta e é composta principalmente por espécies de pinheiro-bravo (Pinus pinaster), de sobreiro (Quercus suber), de azinheira (Quercus rotundofila) e de pinheiro-manso (Pinus pinea), mas existem muitas outras espécies autóctones na floresta portuguesa.
Saiba mais
 
20 A 28 NOVEMBRO
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

De 20 a 28 de novembro decorre mais uma Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com o tema “Comunidades circulares”.
Mais uma vez, esta semana pretende realçar a necessidade de mudarmos os nossos hábitos diários e encontrarmos alternativas e comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.
Todos somos responsáveis pelos resíduos que produzimos, pelo que cabe-nos reunir esforços para alcançarmos o “desperdício zero” e procurarmos apoiar atividades circulares.
Propomos que transformes a tua comunidade escolar numa comunidade circular, através do reaproveitamento de resíduos.
Saiba mais
 
MAIS NOVIDADES DE NOVEMBRO

05 de novembro, 10 horas – Plantação da floresta urbana de Guimarães, através do método Miyawaki

No âmbito do projeto Limp.AR, o Laboratório da Paisagem irá realizar uma ação de plantação em contexto urbano, através do método Miyawaki.

A plantação é aberta à comunidade e pretende plantar mais de um milhar de árvores/arbustos, de 12 espécies autóctones, em 800m2.

A plantação está agendada para as 10.00 horas, próximo da rotunda da estação de comboios, no final da Ecovia.

Vem deixar a tua marca no planeta!

Saiba mais

06 de novembro, às 15 horas –  Workshop de criação de embalagens de tecido em cera de abelha

No âmbito do projeto “Urgezes Circular” será realizado um workshop de criação de embalagens para a conservação de alimentos, em tecido com cera de abelhas.
Esta ação pretende dar uma alternativa às embalagens de plástico e películas aderentes para a conservação ou transporte de alimentos.
Serão produzidas três embalagens, reutilizáveis e laváveis, com duração de cerca de 1 ano.

Inscreva-se e venha aprender a conservar os alimentos de uma forma sustentável.

Local: Associação Vaca Negra, em Urgezes
Hora: 15h -18h
Workshop gratuito mas de inscrição obrigatória
https://forms.gle/7yGLEeLfZj5UkwdL6

Saiba mais
 
 
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 
PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservadosMelhores cumprimentos
 
DESAFIO MENSAL – OUTUBRO 2021
Mais de um terço dos países não possui padrões legais de qualidade do ar, diz ONU.

Guimarães é considerada uma das cidades portuguesas com melhor qualidade do ar, todavia, é fundamental continuar a desenvolver esforços para manter os índices de qualidade do ar aceitáveis, no sentido de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Desafiamos os alunos a descobrir mais sobre a poluição atmosférica. Quais os principais responsáveis, quais os países mais críticos e como podemos minimizar este problema tão presente nas áreas urbanas?

Aproveitamos para propor uma pesquisa à qualidade do ar em Portugal. Será que respiramos um ar de qualidade?

Saiba mais
 
 
 
4 OUTUBRO
Dia Mundial do Habitat
O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, com base na ideia de que qualquer pessoa tem direito a viver condignamente. Este ano o mote é: «Acelerar a ação urbana para um mundo sem carbono», com o propósito de sensibilizar para a necessidade urgente de adotar medidas sustentáveis que contribuam para uma melhor qualidade de vida nas cidades.
Saiba mais
 
9 OUTUBRO
Dia Mundial das Aves Migratórias

O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e outubro e visa destacar a necessidade de proteger as aves migratórias e os seus habitats, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que estas aves enfrentam devido, essencialmente, à perda de habitat e alimento provocadas pela elevada pressão humana.
Saiba mais
 
16 OUTUBRO
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos a 16 de outubro, desde 1981. Esta data foi fundada no ano de 1945, pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.
Saiba mais
 
MAIS NOVIDADES DE OUTUBRO

Está em curso, nas escolas secundárias, o projeto Limp.AR, fruto de uma candidatura bem sucedida do Laboratório da Paisagem ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
O projeto Limp.AR pretende dar resposta à necessidade de promovermos a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos, procurando fomentar a integração da vegetação em meio urbano e sensibilizar para a importância de reduzirmos os movimentos pendulares.

Em outubro estão previstas diversas ações como: workshops diversos sobre a qualidade do ar e do ruído e o impacto destes na saúde e bem-estar dos cidadãos; sessões de sensibilização; avaliação da qualidade do ar e do ruído em diversos contextos.

As ações são gratuitas, abertas a toda a comunidade, mas carecem de inscrição obrigatória.
Fique atento ao portal e redes sociais do Laboratório da Paisagem.

Saiba mais
 

“Urgezes Circular” é o mote do projeto aprovado pelo Fundo Ambiental que é liderado pela Junta de Freguesia de Urgezes, em consórcio com o Laboratório da Paisagem.
O projeto Urgezes Circular realça a importância da implementação de políticas a nível local na área da economia circular, assente em três eixos de atuação: “Educar & Transformar”, “Prolongar & Reparar” e “Valorizar e Inovar”.
O projeto acolhe ações de educação e sensibilização ambiental, de criação de um banco de recolha e reparação de produtos, de criação de oficinas práticas sobre reutilização e valorização de produtos e até de promoção da venda de produtos/equipamentos em segunda mão.

No mês de outubro estão já previstas as seguintes ações:
– Início das atividades de Economia Circular nas escolas;
– 9 de Outubro, das 10h às 12h, Workshop Impressão 3D-Reparar e Reciclar, no Laboratório da Paisagem;
– 9 de outubro, das 15h às 18h, Oficina de Upcycling, com Alexandra Arnóbio do Upcycling Projects, no Laboratório da Paisagem;
– 16 de Outubro, das 15h às 18h, Oficina de Upcycling, com Fia Queirós, Krya Atelier, local a designar
– Oficinas de profissões em desuso – datas a anunciar.

As ações são gratuitas, abertas a toda a comunidade, mas carecem de inscrição obrigatória.
Fique atento às redes sociais do Laboratório da Paisagem.

 
Saiba mais
 
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

O PEGADAS deseja a todos um excelente regresso às aulas.

Como é hábito, o PEGADAS arranca em 2021/2022 com novas atividades e muitos desafios.

Queremos estar mais perto das escolas e apoiá-las na conquista de um caminho mais ecológico.

 

Novidades 2021/2022

Um novo tema central
O tema em foco para o ano de 2021/2022 serão os BIORRESÍDUOS.

Saiba mais
 

Duas novas atividades âncora

RRRCICLO
É o novo Plano Estratégico de Economia Circular de Guimarães e pretende revolucionar uma transformação profunda dos modelos lineares de produção e consumo, para modelos circulares de partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com a inerente redução do desperdício ao mínimo.
Saiba mais

POLINIZA-TE
O projeto Poliniza-TE pretende consciencializar para a importância da preservação dos polinizadores.
Entre abelhas, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos, formigas, joaninhas e alguns mamíferos e aves, há milhares de agentes polinizadores.
Saiba mais

 

Quatro novas atividades

O programa PEGADAS tem seis novas atividades, são elas:

Limp.AR A qualidade do ar e o nível de ruído são dois elementos que estão presentes nas zonas urbanas e que têm repercussões negativas ao nível da saúde e atividade humana.

Mural do Clima Nesta atividade pretende-se abordar o problema das alterações climáticas através de um jogo informal – o “Mural do Clima”.

A Avifauna de Guimarães Nesta atividade pretende-se dar a conhecer algumas das aves mais avistadas em Guimarães.

Ave.Watching – Monitorizar o Ave e os seus afluentes A aplicação desta ferramenta de avaliação prevê uma análise das margens do rio por secções de 200m e convida a um olhar atento e criterioso sobre as margens direita e esquerda.

Saiba mais
 

Novidades no PEGADAS +

Cuscas, a abelha 
Conhecer o mundo das abelhas é a proposta da abelha Cuscas, uma abelha jovem e divertida, mas empenhada em proteger a sua colmeia e os seus amigos polinizadores que estão a desaparecer do planeta.

Saiba mais
 

Novas formações

Direcionadas a docentes, pais, pessoal não docente, técnicos.
(Com possibilidade de obtenção de certificado de participação)

* Inscrições gratuitas, mas obrigatórias em www.pegadasguimaraes.pt ou diretamente para pegadas@cm-guimaraes.pt

18 SETEMBRO (SÁBADO)
O impacto da qualidade do ar e do ruído na saúde e bem-estar
10h00 – 12h00, Penha (Ponto de encontro: Santuário da Penha)

02 OUTUBRO (SÁBADO)
O papel dos espaços verdes na melhoria da qualidade do ar e na redução do ruído nas cidades
10h00 – 12h00, Museu Alberto Sampaio (Praça Santiago)

02 DE OUTUBRO (SÁBABADO)
UPCYCLING – Moda em 2ª mão: Tecidos com nova vida
15h00 – 18h00, Laboratório da Paisagem 

09 DE OUTUBRO (SÁBADO)
Impressão 3D: Novo mundo para a criação
10h00 – 12h00, Laboratório da Paisagem 

09 DE OUTUBRO (SÁBADO)
UPCYCLING – Dar vida ao lixo
15h00 – 18h00, Laboratório da Paisagem

Saiba mais
 

14 SETEMBRO – A vida noturna dos insetos
21h00, Parque da Cidade
No Dia Mundial da Ecologia e para assinalar a data convidamos a comunidade a munir-se de uma lanterna e acompanhar os Ecólogos do Laboratório da Paisagem por uma aventura pela vida noturna dos insetos no Parque da Cidade de Guimarães.
Aprender a distingui-los e perceber algumas das suas características é o intuito desta atividade tardia.
O ponto de encontro: junto ao parque de estacionamento, às 21h00.
Saiba mais

16 A 22 DE SETEMBRO – Semana Europeia da Mobilidade 2021

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano de 2021, sobre o tema: “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.”, O Laboratório da Paisagem convida as escolas a:

As escolas interessadas em participar neste passeio de bicicletas e/ou a pé deverão formalizar a inscrição com indicação do numero de alunos participantes em bicicleta e a pé.
Inscrições até ao dia 16 de setembro para pegadas@labpaisagem.pt

Saiba mais

24 E 25 SETEMBRO – EuroBlitz

Durante os dias 24 e 25 de setembro, irá decorrer um Bioblitz europeu, com o objetivo de recolher o maior número de registos fotográficos de biodiversidade em cada região.
Saiba mais

26 SETEMBRO – Dia Mundial dos Rios

O Dia Mundial dos Rios foi criado em 2005 e pretende consciencializar para preservação das linhas de água doce de todo o mundo e destacar o seu importante valor, bem como alertar para as ameaças a que estão sujeitas devido à crescente poluição e às alterações climáticas.
Saiba mais
 

Desafio mensal

Relatório das Alterações Climáticas

O novo relatório dos especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado no dia 9 de Agosto, mostra de forma inequívoca que o clima está a mudar mais rapidamente do que se temia e que a culpa é das pessoas.

Segundo os cientistas e ativistas do painel mundial, apenas uma fração do aumento da temperatura pode ser atribuído, desde o século XIX, a causas naturais.

Saiba mais
 

Outras notícias

“Ecolino no regresso às aulas”
Com o regresso às aulas, os alunos do 1º ciclo não podem perder as novas aventuras e desafios do Ecolino.
Partilhe, por e-mail, a revista com os seus alunos ou faça o download e dinamize as atividades com eles.

Descubra a revista em www.pegadasguimaraes.pt

Convite para os alunos do 3º Ciclo e Secundário
Estamos a preparar a revista do Ecolino que sairá nas férias do natal. Desafiamos os professores a convidarem os alunos a escreverem e ilustrarem uma história, totalmente livre desde que a personagem principal seja o Ecolino no natal e que seja uma história de cariz ambiental. Todas as histórias deverão também ser ilustradas pelos alunos.  As histórias e os respetivos desenhos ilustrativos deverão ser remetidos para pegadas@cm-guimaraes.pt, com o nome completo do aluno/a, escolaridade e escola.
A melhor história/desenho sairá na próxima edição da revista, no item – “O teu espaço”.
Participe! Convide o(s) aluno/a(s) que têm gosto pela escrita criativa e façam-nos chegar as suas histórias.

 

Hino PEGADAS Guimarães

Website

Facebook

Instagram

YouTube

LinkedIn

 

Laboratório da Paisagem de Guimarães
Copyright © *2021 Todos os direitos reservados

Contactos:
www.labpaisagem.pt
geral@labpaisagem.pt

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

Melhores cumprimentos

 
DESAFIO MENSAL – JUNHO 2021
A água vai faltar a 250 milhões de pessoas na região do Mediterrâneo

Serão as alterações climáticas a única causa para a escassez de água? Será que a escassez de água levará à migração das populações? Quais as zonas que mais sentirão o problema da falta de água? Quais os cenários possíveis em 2050? O que podemos fazer para mitigar o problema da desertificação?

Desafiamos os alunos a efetuarem um estudo alargado sobre as implicações das alterações climáticas na água doce disponível, bem como a distribuição da água doce nos últimos 10 anos no Planeta.

Saiba mais
 
 
 

3 JUNHO

Dia Mundial da Bicicleta
As bicicletas são a alternativa mais sustentável para o nosso transporte, uma vez que não libertam gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruídos que causam poluição sonora. Além disso, mantêm-nos ativos e saudáveis, pela atividade física que nos proporcionam.

Saiba mais
 

5 JUNHO

O tema do Dia Mundial do Ambiente 2021 é – Restauração de Ecossistemas.
A restauração de ecossistemas pode assumir várias formas, desde: plantação de árvores, tornar as cidades mais verdes, restauração de jardins, mudanças na alimentação, limpeza de rios, praias ou bosques.

Saiba mais
 

8 JUNHO

Dia Mundial dos Oceanos
O tema escolhido para as comemorações deste ano é: “Os oceanos: vida e subsistência”, com o propósito de alertar a humanidade para o apoio que os oceanos oferecem à vida, nomeadamente no que diz respeito ao sustento que estes fornecem.

Saiba mais
 

17 JUNHO

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Desafiamos os alunos a criarem sinalética em locais chave da escola (cozinhas, wc’s, torneiras no recreio, etc.) com frases de sensibilização para a poupança de água.

Saiba mais
 
O projeto-piloto O Ave Para Todos, coordenado pelo Laboratório da Paisagem, chegou ao fim após alguns contratempos causados pela pandemia por Covid-19. Foram 24 escolas envolvidas, cerca de 700 alunos embaixadores, do 1º Ciclo ao Secundário, provenientes de escolas situadas nas freguesias com influência direta do rio Ave.
Saiba mais
 
O Programa Municipal de Educação Ambiental PEGADAS faz 5 anos e como tal não poderíamos deixar de assinalar esta data sem celebrar com os principais atores. Assim, será lançada a publicação “PEGADAS, 5 anos” onde estarão vertidos testemunhos de diretores, professores e alunos que contribuíram para o sucesso desta estratégia municipal de educação e sensibilização ambiental.
Saiba mais
 

O Município de Guimarães foi reconhecido com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group, com o apoio do ECO, com a eleição dos projetos “Eco Parlamento” e “Orçamento Participativo Escolas” na categoria Democracia, Igualdade e Participação Cívica.

O PEGADAS agradece a todos a colaboração e envolvimento no sucesso destes dois projetos.

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 
DESAFIO MENSAL – MAIO 2021
“2021 VAI SER O ANO PARA A BIODIVERSIDADE”

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2021-2030 como a década para a recuperação dos ecossistemas. Infelizmente todos sabemos que a degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres têm ocorrido de forma acelerada nos últimos anos.

Este declínio dos ecossistemas afeta de forma relevante o bem-estar de 3,3 biliões de pessoas em todo o mundo, e tem associado um custo anual de cerca de 10% do produto bruto do planeta em termos de perda de espécies e de serviços dos ecossistemas essenciais para a alimentação, agricultura e aprovisionamento de água em qualidade, entre outros problemas. Urge portanto agir.

 

Saiba mais
 
 
 

8 MAIO

Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se anualmente no segundo fim-de-semana de maio de cada ano. Esta comemoração tem como objetivo destacar a necessidade da conservação das aves migratórias e dos seus habitats e aumentar a consciencialização global sobre as ameaças enfrentadas pelas aves migratórias.

Saiba mais
 

20 MAIO

O Dia Mundial da Abelha foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”, disse-o Albert Einstein e tinha toda a razão.

Saiba mais
 

22 MAIO

Concurso de fotografia do Dia Internacional da Biodiversidade. Este ano, este dia comemora-se a um sábado, por isso convidamos todos os interessados a sair para a natureza e capturar as mais belas fotografias de fauna ou flora no território de Guimarães.

Cada participante poderá remeter apenas uma fotografia a concurso, com a indicação do nome do autor da fotografia e do local da captura fotográfica que deve ser obrigatoriamente dentro do concelho de Guimarães.

Saiba mais
 

24 MAIO

O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio. A celebração deste dia pretende alertar para a necessidade de proteger a biodiversidade destas áreas protegidas, muitas vezes ameaçadas por espécies invasoras.

Saiba mais

29 MAIO

O Dia Mundial da Energia celebra-se a 29 de maio e surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981. A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética, incentivando para a poupança de energia e para o uso de energias renováveis, menos poluentes do que os combustíveis fosseis.

Saiba mais
 

O Município de Guimarães foi reconhecido com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group, com o apoio do ECO, com a eleição dos projetos “Eco Parlamento” e “Orçamento Participativo Escolas” na categoria Democracia, Igualdade e Participação Cívica.

O PEGADAS agradece a todos a colaboração e envolvimento no sucesso destes dois projetos.

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

DESAFIO MENSAL – ABRIL 2021

Segundo os investigadores, a qualidade do ar melhorou significativamente no ano 2020 devido à pandemia por Covid-19 e ao confinamento imposto em vários países do mundo. No entanto, o ar mais limpo fez com que as temperaturas subissem cerca de 0,03ºC, pelo que o ano de 2020 foi considerado o ano mais quente desde que há registos.

Para garantir que a Terra não aquece mais do que 1,5ºC no futuro próximo é importante adotarmos estratégias para a redução das emissões dos gases com efeito de estufa.

Saiba mais
 
 
 

12 ABRIL

O Dia Nacional do Ar foi instituído em Portugal, em 2019, e veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade numa reflexão sobre a importância do Ar e de chamar a atenção para o direito, que é de todos, de “respirar um bom ar”, e de como todos podemos contribuir.

Saiba mais
 

22 ABRIL

O Dia Internacional da Terra foi instituído em 1970, depois de verificadas as consequências dramáticas que um desastre petrolífero ocorrido em Santa Barbara, na Califórnia, provocou nos ecossistemas em 1969.

Saiba mais
 

30 ABRIL – 3 MAIO 

City Nature Challenge. Convidamos todos a participar no maior desafio de busca de biodiversidade internacional! A participação é muito simples.

Saiba mais
 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

NOVA EDIÇÃO – “O ECOLINO NAS FÉRIAS DA PÁSCOA”
Não percas a nova edição da revista Ecolino – “O Ecolino nas Férias da Páscoa”. Será mais uma edição divertida, com muitos jogos, atividades para a páscoa, histórias e informações sobre a natureza. A edição estará disponível online na página do Facebook do Laboratório da Paisagem ou no portal PEGADAS para download. Aproveita as férias para te divertires e saberes mais sobre como ajudar a natureza. Pede ajuda ao teu professor ou aos teus pais!

Saiba mais
 

PROJETO 2U2 – DA CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES

Junta um grupo de amigos, com idades que podem ir entre os 12 e os 25 anos e cria um projeto relacionado com as temáticas: Homofobia, Ambiente, Bullying, Racismo e Ação Cívica Juvenil.
Submete o teu projeto por e-mail da Casa da Juventude de Guimarães: casajuventudeguimaraes@gmail.com

Os 10 melhores projetos receberão 100 euros para concretizar a ideia. Os apoios serão dados por ordem de inscrição até ao final da verba disponível. Os projetos poderão ser submetidos até final de 2021.  Arrisca!

 

O Município de Guimarães foi reconhecido com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group, com o apoio do ECO, com a eleição dos projetos “Eco Parlamento” e “Orçamento Participativo Escolas” na categoria Democracia, Igualdade e Participação Cívica.

O PEGADAS agradece a todos a colaboração e envolvimento no sucesso destes dois projetos.

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

DESAFIO MENSAL DE FEVEREIRO 2021

A Assembleia Geral da ONU declarou 2021 o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, uma celebração que pretende ser uma oportunidade para aumentar a sensibilização em torno do importante papel das frutas e legumes na nutrição humana, na segurança alimentar e saúde, e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais

 

 

 

As zonas húmidas caracterizam-se por serem áreas riquíssimas do ponto de vista ecológico, uma vez que albergam uma grande diversidade de espécies faunísticas e florísticas, além apresentarem uma grande disponibilidade de água, entre múltiplas outras potencialidades.
Saiba mais
 

O desafio que propomos é uma declaração de “amor-perfeito” pelo planeta Terra. Através da criação de uma flor de amor-perfeito em material reciclado deixaremos uma mensagem nas pétalas de compromisso e respeito pelo planeta. A Terra será o nosso Valentim.
Saiba mais
 

16 fevereiro é dia de Carnaval!  Queremos organizar um desfile online com todas as máscaras que nos fizerem chegar. A máscara deverá ser usável e efetuada com recurso a materiais reciclados/reutilizáveis.
Saiba mais
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Em fevereiro vamos por mãos-à-obra e criar uma “Horta Bio” na escola. Todos os meses são bons para semear, plantar ou colher. Ervas aromáticas, hortícolas ou leguminosas podem ser plantadas ou semeadas neste período de inverno.

Saiba mais

Projeto Eco Escolas – “O ar que eu respiro”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o maior problema ambiental que afeta a saúde do ser humano é a poluição do ar. Este tipo de poluição apresenta efeitos bastantes negativos em toda a Europa, considerando-se como o principal fator ambiental responsável por centenas de mortes relacionadas com doenças respiratórias e cardiovasculares, problemas de fertilidade, mortalidade prematura e diminuição da qualidade de vida.

Saiba mais
 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2021* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

DESAFIO MENSAL DE JANEIRO 2021 
Degelo – Os Glaciares do Planeta estão a derreter

Os cientistas, ao longo dos últimos anos, têm observado e estudado o desmoronamento e o degelo dos glaciares. Infelizmente, estes acontecimentos têm aumentado ao longo das décadas, colocando em perigo a estabilidade dos ecossistemas daquelas regiões inóspitas, mas também de todo o planeta.
Propomos uma reflexão sobre esta temática, que nos traz implicações a todos.

Saiba mais

 

 

O mês de janeiro é o único mês do CALENDÁRIO AMBIENTAL que não apresenta dias temáticos. 

Mas o programa PEGADAS não fica parado! Prosseguimos a nossa viagem pela sustentabilidade ambiental com muita aprendizagem e diversão. Siga as nossas propostas.

No âmbito do programa Eco Escolas sugerimos duas atividade:

 

O que são Biocombustíveis? Qual a origem? Como os recolhemos? São menos poluentes? 
Estas são algumas das questões que queremos ver respondidas.  
Num Planeta em busca de uma mobilidade mais sustentável, desafiamos os alunos a investigarem sobre estes tipos de combustíveis. 
Saiba mais
 

As aves que nos rodeiam. O desafio proposto é o de procurar atrair a diversidade de espécies de aves para o recinto escolar, através da elaboração de comedouros e/ou bebedouros e posteriormente registar as observações das aves avistadas.  
Saiba mais
 

A revista Ecolino está à procura de um autor par a criação de um conto infantil para a sua 4ª edição, que será publicada na Páscoa. Este desafio é dirigido aos alunos do 3º ciclo e Secundário. 

Os textos de uma folha A4, letra calibri, tamanho 12, deverão ser remetidos para pegadas@cm-guimaraes.pt, até dia 15 de fevereiro. 

Saiba mais
 

AINDA DURANTE O MÊS DE JANEIRO

Exposição fotográfica – “Observatório Natural”, patente nos jardins do Centro Cultural Vila Flor. Uma exposição fotográfica sobre a biodiversidade de Guimarães captada pela lente do fotógrafo  Jorge Sarmento, em locais como, a Penha, o Parque da Cidade e a Veiga de Creixomil. 
Uma exposição com uma parceria entre Câmara Municipal de Guimarães, a Fundação de Serralves, A Oficina e o Laboratório da Paisagem. 

Entrada Livre.  

Saiba mais
 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

 

DESAFIO MENSAL DE DEZEMBRO 
Consumo Sustentável. Quantos planetas necessitarias para assegurar o teu estilo de vida? 

Com a chegada do mês dezembro e a época natalícia, tendemos a aumentar o consumo de uma forma pouco consciente e ecológica. Assim, propomos uma reflexão sobre o impacto do consumo nos recursos do planeta.

Através da calculadora da pegada ecológica, desafiamos todos os alunos a calcularem sua pegada ecológica e a realizarem uma reflexão sobre o seu modo de vida.

Quantos planetas necessitarias para sustentar o teu estilo de vida? Esta é a questão que lançamos. Partilhem connosco dicas de atitudes e comportamentos que podemos adotar no dia-a-dia para diminuirmos a pegada ecológica individual.

Cada turma poderá remeter-nos o seu trabalho PDF, PPT ou vídeo para pegadas@cm-guimaraes.pt.

Saiba mais

 

 

 

Na comemoração do Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem, alertamos sobre a importância de protegermos todas as formas de vida, nomeadamente, as espécies de animais e plantas selvagens. 
Saiba mais
 

O Dia Internacional da Montanha alerta para a importância da vida nas montanhas, como forma de promover e salvaguardar os habitantes e espécies de fauna e flora que ocupam essas zonas inóspitas. 
Saiba mais
 

AINDA DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO

Pré escola e 1º Ciclo – Apresentação de mais uma edição da revista Ecolino – “O Ecolino nas férias do natal” para alunos do 1º ciclo

Comunidade geral – Exposição “Rios de Plástico”, patente durante todo o mês de dezembro, no Laboratório da Paisagem. Entrada livre. Das 09h00 às 18h00 de segunda a sexta e das 9h00 às 18h00 aos sábados. 

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O PORTEFÓLIO

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

Laboratório da Paisagem · Rua da Ponte Romana · Creixomil · Guimaraes 4835-095 · Portugal

 
DESAFIO MENSAL DE NOVEMBRO 
Durante o mês de novembro, entre os dias 21 e 29, decorrerá a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, este ano sobre a temática “Resíduos Invisíveis”.

 
Saiba mais
 
 

 

O Dia Mundial da Bolota celebra-se anualmente 10 de novembro, com o objetivo consciencializar sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal que é constituída, em grande parte, por carvalhos, cujo fruto é a bolota.
Saiba mais
 

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.
Saiba mais
 

A 23 de novembro, celebra-se o Dia da Floresta Autóctone. Este dia foi estabelecido na Península Ibérica com o objetivo de promover a importância da conservação das florestas autóctones, que estão mais adaptadas às condições de solo e clima do território.
Saiba mais
 

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 realiza-se entre os dias 21 e 29 novembro. Este ano, a iniciativa vai decorrer sob o tema ‘Resíduos invisíveis’ .
Saiba mais
 

AINDA DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO

03 de novembro – Reunião de Coordenadores PEGADAS 2020/2021, às 17.30 horas, via Zoom.  

20 novembro – Sessão Final da 5ª Edição do Eco Parlamento, às 15 horas, via Zoom.

Continuação do projeto “Aqualastic: Educar, Reduzir e Valorizar”. Mantenha-se atento às redes sociais do Laboratório da Paisagem.

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O POTEFÓLIO
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 
DESAFIO MENSAL
Hoje em dia o plástico está presente em praticamente tudo o que utilizamos. São raros os objetos que não contenham plástico ou que não venham envolvidos por embalagens concebidas por plástico.
Saiba mais
 
 

 
O Dia Nacional da Água celebra-se em Portugal desde 1983, sempre a 1 de outubro. Este dia pretende promover uma reflexão sobre a importância da boa gestão deste recurso escasso, essencial à vida de todos os seres vivos.
Saiba mais
A Green Week Guimarães é uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, que tem como objetivo envolver e mobilizar toda a população para os desígnios do desenvolvimento sustentável do território de Guimarães.
Saiba mais
A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, tem como objetivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas, de fauna e flora, a nível nacional.
Saiba mais
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, desde 1981. Atualmente o dia é celebrado por mais de 150 países, com o intuito de apelar à Erradicação da Fome no mundo e a uma alimentação mais saudável e sustentável acessível a todos.
Saiba mais
 

AINDA DURANTE O MÊS DE OUTUBRO

– Reunião de Coordenadores PEGADAS (em data a informar)
– Sessão parlamentar final da 5ª edição do Eco Parlamento (em data a informar)

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

VEJA O POTEFÓLIO
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

DE REGRESSO À ESCOLA
Depois do merecido descanso é tempo de regressarmos às aulas com alegria e energia.
Começamos com algumas propostas para estes primeiros dias de reencontros e partilhas.

 

REGRESSO ÀS AULAS
COM O ECOLINO”
2ª edição Eco livro
O Ecolino e os técnicos do Laboratório da Paisagem voltam a propor, aos alunos do 1º ciclo, uma viagem através de um pequeno Eco livro repleto de boas práticas, jogos, dicas, atividades e links para que, de uma forma divertida e pedagógica, os alunos possam aprender a proteger e conservar a nossa casa comum. Partilhe o link com os seus alunos e realize algumas das propostas com eles. Acreditamos que vão adorar!
Saiba mais
 

BIOBLITZ – À procura da biodiversidade de Guimarães
Entre 14 a 17 de setembro
No âmbito da iniciativa internacional Ecology Day propomos uma atividade de natureza que pretende comemorar de forma divertida o regresso às aulas e, em simultâneo, participar nesta ação global de aproximar a Ecologia à comunidade.
Saiba mais
 

Diário das minhas férias na natureza
As férias são períodos de descoberta e de passeios ao ar livre. Neste sentido, desafiamos os alunos a partilharem connosco um pequeno diário das férias, com relatos dos locais de natureza visitados, biodiversidade avistada e outras aventuras. 
Saiba mais
 
 

O tema central da edição 2020 da Semana Europeia da Mobilidade é “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.
Este ano o tema pretende dar especial relevo à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva, independentemente das condições climáticas, geográficas e socioeconómicas das áreas urbanas. No essencial, importa que cada cidadão seja um agente ativo na redução da pegada carbónica e repense e adote comportamentos mais sustentáveis relativamente à sua mobilidade diária.

Saiba mais
 

No Dia Mundial da Monitorização da Água, pretende-se sensibilizar e envolver a comunidade para a importância de proteger os recursos hídricos, sobretudo através de uma constante monitorização dos recursos hídricos locais. 
Se nas nossas freguesias as águas das nascentes, rios, ribeiros, lagos, lagoas e fontes estiverem em bom estado de conservação também os grandes rios e os oceanos estarão salvaguardados. 
Saiba mais
 

Lembretes para outubro

Reunião Coordenadores PEGADAS – Em data ainda a definir contamos com a presença de todos para apresentarmos as novas atividades e ferramentas de apoio às vossas unidades curriculares.

 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

SAIBA MAIS
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

VAMOS DE FÉRIAS

O ano letivo terminou e é tempo de descansar e apreciar o sol e a natureza sem nunca descurar o importante papel de cada um na proteção do meio ambiente.

Propomos umas Eco Férias recheadas de diversão e aprendizagens sustentáveis para a construção de um planeta melhor. Aqui ficam as nossas sugestões:

Eco livro – “VAMOS DE FÉRIAS COM O ECOLINO”
O Ecolino e os técnicos do Laboratório da Paisagem propõem aos alunos do 1º ciclo um pequeno livrinho de bolso, para descarregar e imprimir, com jogos, dicas, atividades e links para conhecer boas práticas e proteger o meio ambiente. Uma forma divertida e pedagógica de aprender a ser mais sustentável. Partilhe com os alunos!
DESCARREGUE JÁ!
 
 

03 – Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

28 – Dia Mundial da Conservação da Natureza

 

Diário de umas Eco Férias

As férias são períodos de descoberta e de passeios ao ar livre. Neste sentido, desafiamos os alunos do 2º Ciclo ao Secundário a conceber um diário das suas Eco Férias dando ênfase aos locais de natureza visitados, biodiversidade avistada ou aspetos menos positivos que importa apelar à atenção. 

SAIBA MAIS
 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

SAIBA MAIS
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos

 

Em junho, já assinalámos várias datas comemorativas, lançámos um conjunto de propostas de atividades e produzimos algum material para disseminar junto dos seus alunos.

Aguardamos os vossos contributos.


1 – Dia Mundial da Criança

3 – Dia Mundial da Bicicleta

5 – Dia Mundial do Ambiente

8 – Dia Mundial dos Oceanos

17 – Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Vídeo leitura:
“O planeta”

Vídeo leitura:
“O dia em que o mar desapareceu”

Vídeo leitura:
“Tu podes salvar o planeta”

Os benefícios do uso da bicicleta

 

Bioleituras & Bioconversas

 

Ler, aprender e partilhar.
Ainda pode explorar as sugestões de Bioleituras e Bioleituras e partilhar connosco os trabalhos dos seus alunos.

SAIBA MAIS
 

O programa PEGADAS reajustou algumas das atividades do seu portefólio para modelo e-learning. Visite o portal, procure o símbolo ‘videoconferência’ e inscreva-se nas atividades.

Mesmo à distância continuamos empenhados em apoiar os docentes na sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

SAIBA MAIS

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADASVEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
 

PEGADAS
Copyright © *2020* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos