Newsletter PEGADAS

*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – OUTUBRO 2023
De acordo com o grupo de reflexão sobre energia Ember, a eletricidade produzida a partir de combustíveis fósseis caiu para 33% na União Europeia (UE) no primeiro semestre deste ano, o nível mais baixo de sempre.  
 
Entre janeiro e junho, “os combustíveis fósseis geraram 410 TWh (Terawatts-hora) na UE, a quota mais baixa do ‘mix elétrico’ alguma vez registada, 33%”, especifica a Ember no seu relatório, contra os quase 36% de todas as energias renováveis, incluindo cerca de 27% para as energias solar e eólica, segundo dados fornecidos por este grupo à agência France-Presse (AFP). De acordo com a mesma fonte, também a produção de eletricidade fóssil em centrais a carvão ou gás caiu 17% entre janeiro e junho, em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Saiba mais
1 outubro
O Dia Nacional da Água marca o início do ano hidrológico e pretende apelar a uma reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. Como é sabido, a gestão da água tem impactes em vários sectores, desde a saúde, à alimentação, à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos a preservação deste recurso.

Desafiamos então os alunos a criarem um vídeo de sensibilização de 1 minuto, sobre a importância da água e de como a devemos preservar. 
 
Saiba mais
2 outubro
O Dia Mundial do Habitat tem lugar na primeira segunda-feira de outubro, este ano no dia 2 de outubro
Este dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985. O Dia Mundial do Habitat pretende aumentar a consciencialização de todos acerca da importância de uma urbanização sustentável. É com esse propósito que a UN-Habitat, Agência especializada da ONU, se dedica à promoção de cidades inclusivas e sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.
Saiba mais
6 outubro
O Dia Internacional da Geodiversidade celebra-se todos os anos no dia 6 de outubro. Esta celebração pretende relembrar o papel da geodiversidade no fornecimento de bens e serviços que trazem benefícios para sociedade e da importância de gerir de forma sustentável os recursos geológicos e o património geológico.

O tema deste ano 2023 é “A geodiversidade é para todos”, que pretende aludir à reflexão sobre o facto de que a geodiversidade está em tudo o que nos rodeia e afeta a vida de todos, em qualquer parte do mundo.
Saiba mais
11 outubro
Com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental, a Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health) criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que se assinala anualmente a 10 de outubro.

Este dia pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas.

O tema deste ano 2023 é “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos”.
Saiba mais
14 outubro
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e outubro e visa destacar a necessidade de proteger as aves migratórias e os seus habitats, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que estas aves enfrentam devido, essencialmente, à perda de habitat e alimento provocadas pela elevada pressão humana.

Em 2023, o Dia Mundial das Aves Migratórias tem como tema principal a preservação dessas espécies migratórias através da sensibilização para a dificuldade dessas aves acederem, de forma segura, à água de que precisam.
Saiba mais
16 outubro
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos a 16 de outubro, desde 1981. Esta data foi fundada no ano de 1945 pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.

O Dia Mundial da Alimentação não é mais do que uma chamada de atenção global para a necessidade de Erradicar a Fome, onde os alimentos nutritivos deverão estar disponíveis e acessíveis a todos, em qualquer lugar do mundo.
Saiba mais
EM DESTAQUE
Apresentação do Portefólio PEGADAS 2023/2024

Ainda durante o mês de outubro será apresentado o novo portefólio de atividades do programa de educação ambiental municipal – PEGADAS. 

Os coordenadores PEGADAS serão convocados, via e-mail, para uma reunião no Laboratório da Paisagem.  

A presença de todos é fundamental.
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – JUNHO 2023
Portugal esgotou no passado dia 7 de maio de 2023 os recursos naturais disponíveis para este ano, passando a viver a crédito, com recursos que só deveriam ser consumidos no próximo ano, de acordo com os dados divulgados pela associação ambientalista Zero.
De acordo com esta associação não governamental, se a humanidade adotasse o estilo de vida dos cidadãos de Portugal a humanidade exigiria cerca de 2,9 planetas para sustentar as suas necessidades.
 
Propomos assim uma reflexão sobre este tema, bem como uma autoanálise aos teus comportamentos diários. Enquadras-te neste consumismo? Preocupas-te com a Pegada Ecológica que deixas no planeta? O que fazes para minimizar o teu impacto no planeta.
Saiba mais
8 junho
Desde 2008 que a ONU consagrou o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, com objetivo de reforçar a atenção para um dos mais importantes ecossistemas do planeta, instigando-nos a usufruir dos seus recursos de forma mais sustentável, tendo em vista as gerações futuras.
Saiba mais
17 JUNHO
O Dia da Desertificação e da Seca, celebrado a 17 de junho, terá como tema central em 2023 o direito das mulheres à terra – “Her Land. Her Rights: Advancing Gender Equality and Land Restoration Goals”.

Como sabemos a mulher é uma figura importante no que concerne à provisão de alimento para a sua família, muitas vezes a partir de pequenas explorações agrícolas, sendo um fator determinante para a redução da pobreza, evitando, em simultâneo, a desertificação e a degradação do solo, elemento essencial à vida.
 
Saiba mais
Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Bicicleta o Laboratório da Paisagem em parceria com a Biblioteca Municipal Raul Brandão e a Get Green, irão realizar um percurso interpretativo da biodiversidade para toda a família, entre o Laboratório da Paisagem e a Academia de Ginástica de Guimarães, com paragens para os participantes ouvirem histórias.
A iniciativa terá lugar no dia 17 de junho, pelas 9.30h, com saída do Laboratório da Paisagem.
 
A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição através do link:
https://forms.gle/mZM3wjYEh2jKMSyA9

No âmbito do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães, o Laboratório da Paisagem tem organizado ações de formação sobre estratégias de monitorização de aves, mamíferos, anfíbios, etc. O objetivo é dar a conhecer a biodiversidade do território em termos de fauna e flora. Todas as ações são abertas à comunidade e adequadas a todas as faixas etárias.

A participação requer inscrição através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTLn116QrK8_q0oSCRaULYn_R1guO7V9L_MNQ-IwQ2QRBc0Q/viewform

Próximas ações:

Mamíferos voadores (morcegos)
17 de junho – 18h00 – 23h30
Ponto de encontro: Parque de Souto Santa Maria

Aves diurnas
15 de julho – 09h30 – 12h00
Ponto de encontro: R. Abilio Josė da Silva 23-1 Guardizela

Borboletas e outros insetos polinizadores
19 de agosto – 09h30 – 12h00
Ponto de encontro: R. Manuel de Almeida 15, Abação

EM DESTAQUE

Guimarães foi selecionada para a Missão das 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030, a chamada “Missão Cidades” da União Europeia.

Para esta importante missão é importante o envolvimento de todos sem exceção. Estudantes, docentes, empresas, associações, poder local, etc. todos estão convocados para este grande desafio que implicará o esforço e a atenção de todos.
 
O primeiro passo para o atingimento deste objetivo foi dado no passado dia 05 de junho – Dia Mundial do Ambiente, através do lançamento do PACTO CLIMÁTICO, em que cada um deverá agora assumir o compromisso através de pequenos passos para a persecução deste objetivo comum.
 
Conheça o Pacto Climático de Guimarães, assine-o e envolva-se na descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030.
 
Saiba mais em www.guimaraes2030.pt
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – MAIO 2023
A cidade de Guimarães formalizou, no passado mês de abril, a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. Depois de ter apresentado uma primeira candidatura em 2017, alcançando o 5.º lugar entre as 13 cidades concorrentes, o município de Guimarães continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo projetos de elevado valor na área ambiental.

O Laboratório da Paisagem foi a instituição que coordenou a presente candidatura, tendo a sua redação contado com uma equipa multidisciplinar que integrou técnicos municipais e das entidades participadas, assim como especialistas nas diversas áreas em avaliação. 

A autarquia, liderada por Domingos Bragança, refere que “Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural, pode ser também uma cidade verde”. 

O Prémio Capital Verde Europeia (‘European Green Capital Award’), atribuído pela Comissão Europeia, reconhece os esforços locais para construir centros urbanos mais sustentáveis com melhorias significativas na economia e qualidade de vida das populações das cidades.
Saiba mais
14 MAIO
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se, anualmente, no segundo fim-de-semana de maio e visa a sensibilização da comunidade para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats, cada vez mais ameaçados. A campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias de 2023 centra-se no tema da ÁGUA e da sua importância para as aves migratórias.

A água é fundamental para a vida no nosso planeta e as aves migratórias dependem bastante dos ecossistemas aquáticos ao longo dos seus ciclos de vida, seja para nidificarem, para se alimentarem ou para descansarem nestes locais durante as suas longas jornadas.
Saiba mais
20 MAIO
20 de maio foi a data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização.

A abelha é um ser vivo fundamental na preservação da biodiversidade. Ela é a grande responsável pela polinização, sem a qual muitas das plantas não se conseguiriam reproduzir. Sem abelhas a flora e fauna terrestre do planeta simplesmente se extinguiria e o mundo, tal como o conhecemos, desapareceria.
Infelizmente as abelhas, e em geral todos os insetos polinizadores, como borboletas, joaninhas, escaravelhos, entre outros, estão ameaçados devido à ação do Homem.

O que podemos fazer? Sugerimos uma investigação sobre este ser tão pequeno e tão fundamental para o planeta. Descobrir como trabalham, como as podemos proteger e quais as principais ameaças que enfrentam é o mote deste trabalho.
Saiba mais
22 MAIO
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado anualmente a 22 de maio. O dia visa alertar a população para a necessidade da conservação da diversidade biológica.
O tema para o ano 2023 é -“Do Acordo à Ação: Reconstruir a Biodiversidade”.

O tema central deste ano foi escolhido para dar continuidade ao Quadro de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal assinado na reunião COP 15 em 2022, com vista a adoção de uma nova estrutura global para a biodiversidade pós-2020, onde os países da COP 15 assumem um compromisso de desenvolver ações e iniciativas globais para garantir a coexistência sustentável do Homem com a natureza.
Neste propósito sugerimos uma ação escolar em prol da Biodiversidade, através da criação do Mural da Biodiversidade.
Saiba mais
24 MAIO
O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio. A celebração deste dia pretende alertar para a necessidade de proteger a biodiversidade destas áreas protegidas, muitas vezes ameaçadas por espécies invasoras. O tema do ano 2023 é Construir a partir das nossas raízes com o objetivo aproximar as pessoas da natureza e sensibilizar para a importância da beleza natural dos parques.

Para contribuirmos para a preservação dos nossos parques de lazer e das zonas protegidas, sugerimos que possas realizar uma pesquisa sobre os parques de lazer da tua freguesia e descobrir a fauna e flora lá existente. Sugerimos ainda que possas conhecer melhor as espécies invasoras de fauna e flora que estão a ganhar cada vez mais terreno neste locais e ameaçam a biodiversidade, bem como as melhores formas de controlarmos a sua propagação.
Saiba mais
29 MAIO
O Dia Mundial da Energia celebra-se a 29 de maio e visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética, incentivando para a poupança de energia e para o uso de energias renováveis, menos poluentes do que os combustíveis fosseis.

Para exemplificarmos a melhor forma de usarmos a energia propomos a criação de um vídeo de 3 minutos, onde demonstras de forma simples 5 comportamentos a adotar para uma maior eficiência energética no dia-a-dia.
Saiba mais



OUTRAS INFORMAÇÕES



Apresentação do Livro “Eva, a Ninja da Compostagem” + mini oficina de vermicompostagem
Para as famílias que se querem tornar numas Ninjas da compostagem e aprenderem todos os segredos deste processo amigo da natureza. 

Com a presença da autora, Carolina Bianchi, ouviremos contar passagens do livro e realizaremos uma oficina de compostagem com minhocas. 

Local: Laboratório da Paisagem
Dia: 20 de maio
Hora: 10h00
Gratuito mas de inscrição obrigatória em: https://forms.gle/ho33kFQZotR87DZi7
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – ABRIL 2023
Os Estados Membros da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu realizaram um acordo importante no combate às alterações climáticas, que estabelece a meta de 42,5% de energias renováveis no consumo energético europeu até 2030, o que significa quase dobrar o nível atual de energias renováveis (22%).
 
Face a estas boas notícias, desafiamos os alunos a desenvolverem um poster digital, sobre importantes medidas que podemos utilizar para minorar os gastos de energia e tornar os edifícios mais sustentáveis e explorar o importante contributo das energias renováveis na diminuição da pegada carbónica.
 
Os trabalhos deverão ser enviados para pegadas@cm-guimaraes.pt para posterior partilha no portal PEGADAS.
Saiba mais
12 ABRIL
O Dia Nacional do Ar foi instituído em Portugal em 2019 e veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade numa reflexão sobre a importância do Ar e do direito, que é de todos, de “respirar um bom ar”. Felizmente, Portugal é ainda um país que não apresenta graves problemas associados à qualidade do ar, todavia existem muitos países, sobretudo asiáticos como a China ou Índia, que têm indicadores de qualidade do ar muito maus, pelo que são comuns problemas de saúde e mortalidade precoce.
Saiba mais
22 ABRIL
O Dia Mundial da Terra foi instituído em 1970 depois de verificadas as consequências dramáticas que um desastre petrolífero ocorrido em Santa Barbara, na Califórnia, provocou nos ecossistemas em 1969. Desde esse desastre ambiental, que o dia da Terra tem como objetivo alertar para os índices de poluição do planeta e para a perda de biodiversidade.
O tema 2023 do Dia Mundial da Terra é Investir no nosso Planeta, com vista a criar iniciativas que defendam o planeta a todos os níveis.  
 
Saiba mais
28 ABRIL A 1 DE MAIO
Convidamos todos a participarem no maior desafio de busca de biodiversidade internacional! A participação é gratuita e muito simples. A cidade que mais fotos de biodiversidade conseguir registar nesses 4 dias do evento será a vencedora.  

Assim, convidamos todos alunos, professores, encarregados de educação, auxiliares, familiares e amigos, a juntarem-se a esta iniciativa e a tirarem o máximo de fotografias de fauna e flora selvagem entre os dias 28 de abril a 1 de maio e a enviarem esses registos para geral@labpaisagem.pt.
 
Saiba mais



OUTRAS INFORMAÇÕES

 
Nestas férias da Páscoa está disponível mais uma edição gratuita da Revista Ecolino.
Uma revista para todos os alunos do 1º ciclo, repleta de desafios, notícias e curiosidades sobre a natureza.
 
Esteja atento às redes socais do Laboratório da Paisagem para fazer o download e enviar para todos os alunos!
Boa Páscoa!
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – FEVEREIRO 2023
“Esta inversão no buraco do ozono é positiva, mas é preciso ver o tempo que demorou”

O Painel de Avaliação Científica das Nações Unidas anunciou que o buraco na camada de ozono está a diminuir e deverá continuar a recuperar nas próximas quatro décadas. De acordo com o relatório, “espera-se que o buraco do ozono sobre a Antártida esteja consolidado até 2066, sobre o Ártico até 2045 e no resto do mundo até 2040″, sendo imprescindível continuarmos este caminho de melhoria da gestão dos resíduos urbanos, de forma a reduzirmos os impactes na atmosfera. 

Esta notável recuperação deveu-se em grande medida ao Protocolo de Montreal, ratificado pelos 198 países-membros das Nações Unidas, em 1987, que assumiu a proteção da camada de ozono como o seu principal objetivo, através da eliminação progressiva de substâncias como os clorofluorcarbonetos (CFC). 

Com esta boa notícia desafiamos os alunos a pesquisarem mais sobre os Gases com Efeito de Estufa, as suas causas e consequências para o planeta, explorando também estratégias e ações para mitigar os seus efeitos. 

Todos os trabalhos podem ser enviados em formato PDF ou PowerPoint para: pegadas@cm-guimaraes.pt, a fim de serem partilhados no portal PEGADAS.
Saiba mais
2 FEVEREIRO
O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se, anualmente a 2 de fevereiro, por ocasião da assinatura da «Convenção sobre Zonas Húmidas», em 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

Este dia tem como objetivo sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e relembrar a importância destas áreas para a existência de vida no nosso planeta.
Saiba mais
14 FEVEREIRO
Para comemorar o Dia dos Namorados, convidamos os alunos/turmas a criarem um lenço dos namorados em formato XXL, 2metros x 1 metro, (Exemplo: lençol velho, manta velha, panos brancos pequenos unidos uns aos outros, etc.) com mensagens de apoio ao planeta, de forma a criarmos uma corrente de boas práticas. Nota: deverão ser utilizados tecidos velhos de forma promover a reutilização.
Saiba mais
21 FEVEREIRO
Está a chegar o Carnaval Este ano propomos o tema da alimentação para o nosso desfile de Carnaval. Frutas, legumes, pratos de comida ou o que mais a imaginação se lembrar. Queremos dinamizar um grande desfile colorido com produtos alimentares.
Saiba mais
A Festa da Primavera está agendada para o fim de semana de 25 e 26 de março, na Horta Pedagógica de Guimarães, com o tema “Alimentação saudável e sustentável”.
A par de muita atividades lúdico-pedagógicas, música, dança, mercadinhos biológicos, showcookings, concurso gastronómico para famílias, passeios de bicicleta, pinturas faciais, jogos de tapete gigantes, food trucks, etc., haverá ainda um espetáculo da artista infantil Nina Toc Toc, um concurso de espantalhos para escolas e IPSS e ainda uma sopa comunitária feita por todos e para todos.
Saiba mais
A cantora infantil Nina Toc Toc estará presente na Festa da Primavera, com um espetáculo no Multiusos de Guimarães, dia 25 de março, às 17horas.
Um espetáculo para toda a família! E os bilhetes já à venda!
Saiba mais



OUTRAS INFORMAÇÕES

Concurso de Espantalhos na Festa da Primavera 2023 
A Festa da Primavera contará com um concurso de espantalhos, para escolas e IPSS, feitos com materiais reutilizáveis/recicláveis. 
As inscrições decorrem até ao dia 28 de fevereiro, em formulário próprio, e os prémios para escolas e IPSS são um computador (1º prémio) e vouchers para compra de materiais (2º e 3º prémios) 
Os espantalhos serão expostos na Horta Pedagógica durante a Festa da Primavera e os vencedores serão conhecidos no dia 25 de março. 
Inscrições até 28 de fevereiro em: https://forms.gle/HhDncjKD1jymJpUu8
 

Sopa Comunitária, na Festa da Primavera 2023
Dia 25 de março, entre as 9 e as 14 horas, as famílias e amigos estão convocados para confecionarem uma sopa comunitária. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória e a contribuição com um alimento (ver listagem dos alimentos na ficha de inscrição) 

Contamos com todos para saborear esta sopa feita por todos e para todos! 

Inscrição: https://forms.gle/23qFK989z36UXEbJ8

Nota: Deverá trazer os seus próprios utensílios para comer a sopa (malga, colher de sopa). Não use material descartável. Seja sustentável! 

VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*
*|MC:SUBJECT|*
DESAFIO MENSAL – JANEIRO 2023
2023: novo ano traz aumentos generalizados impulsionados pela inflação

Devido ao impacto da inflação, os consumidores vão pagar mais por uma variedade de bens e serviços do seu dia-a-dia, seja na alimentação, eletricidade, gás, transportes, etc. O custo de vida prevê-se significativamente mais elevado em 2023 e os especialistas alertam para um período difícil, que vai requerer um grande esforço e organização familiar.

Pela “carteira” e pelo planeta, é importante reeducarmos hábitos e mudarmos os nossos comportamentos enquanto consumidores, poupando.  

Assim, desafiamos os alunos a apresentarem estratégias nos diferentes setores: alimentação, energia, água e mobilidade, para que possamos ser mais sustentáveis em 2023.

Saiba mais
24 JANEIRO
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro, como o Dia Internacional da Educação, com o objetivo de assinalar o importante papel da educação na promoção da paz e do desenvolvimento das comunidades. De acordo com a ONU, só com uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, os países conseguirão alcançar a igualdade de género e travar a probreza, garantido oportunidades para todos, crianças, jovens e adultos.
Saiba mais
26 JANEIRO
O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado a 26 de janeiro, desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente de 1972, em Estocolmo, Suécia, com o objetivo de fomentar uma maior consciencialização sobre a necessidade de proteger o ambiente, através da educação.
Saiba mais



OUTRAS INFORMAÇÕES

Eco Parlamento – 8ª edição 
As inscrições para a 8ª edição do Eco Parlamento encerram dia 27 de janeiro.  As normas desta iniciativa e respetiva ficha de inscrição foram enviadas via e-mail para todos os coordenadores PEGADAS e elementos da direção de cada agrupamento, ainda antes do final do ano transato.   

O Eco Parlamento é a atividade âncora mais emblemática do programa PEGADAS e visa promover o diálogo jovem e uma cidadania ativa e participativa em torno das questões ambientais do concelho. O ano passado contamos com seis escolas participantes e o testemunho muito especial de Sua Excelência o Presidente da República. 

Contamos com as vossas inscrições! 

Para saber mais:

https://www.facebook.com/labpaisagem/posts/pfbid02o1jWJz3BpYT28teZJQvfWpDNmfBXdiSLKxVSWNcwquMnyPaB2NFqxWxkJn9WJgbcl

https://www.pegadasguimaraes.pt/atividade/eco-parlamento
VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS VEJA ISTO E MUITO MAIS NO SITE PEGADAS
PEGADAS
Copyright © *2023* Todos os direitos reservados

Melhores cumprimentos






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*