POLINIZA-TE

O Poliniza-TE pretende consciencializar para a importância da preservação dos polinizadores. Entre abelhas, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos, formigas, joaninhas e alguns mamíferos e aves, há milhares de agentes polinizadores.

Sensibilizar e capacitar sobre estes agentes da natureza fundamentais para a polinização de cerca de 80% das plantas cultivadas é o mote desta atividade âncora, com o objetivo de inverter o declínio acentuado verificado nos últimos anos.

Para o efeito, a atividade âncora contará com 4 sessões ministradas em ambiente escolar:

1ª Sessão – A importância dos polinizadores (sessão teórica)

2ª Sessão – Jardim para os polinizadores (construção)

3ª Sessão – Hotéis e armadilhas para insetos (construção)

4ª Sessão – O apicultor vai à escola* (sessão demonstrativa)

Cada escola participante deverá selecionar apenas duas turmas para participarem nas sessões. Os alunos participantes serão posteriormente responsáveis pela disseminação da informação e criação de recursos informativos e de sensibilização para a restante comunidade educativa, no âmbito dos polinizadores.

Nota: Integrado nesta atividade âncora será efetuado um estudo sobre o impacto da educação ambiental demonstrativa versus educação ambiental expositiva. Assim, as duas turmas participantes serão sujeitas a abordagens diferentes, pelo que uma turma contará com ações teóricas e práticas sem contacto direto com abelhas reais, ao contrário da outra turma, que além das ações teóricas e práticas terá acesso ao contacto direto com abelhas. Em ambas as turmas será realizado um inquérito inicial e final para que se compreenda a evolução das aprendizagens, a retenção da informação e aferição das alterações de comportamento face aos polinizadores.

As ações no âmbito deste projeto só serão levadas a cabo a partir da primavera, ou seja, entre março a junho.

*Observação: Nesta sessão o apicultor levará uma colmeia verdadeira às escolas.

 

Objetivos:

– Conhecer e monitorizar os polinizadores;

– Compreender as causas e consequências do declínio dos polinizadores;

– Apoiar no desenvolvimento de estratégias para a conservação dos polinizadores;

– Envolver a comunidade escolar na criação de ações de sensibilização pelos polinizadores.

Local: Escola

Duração: 60 minutos

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, EV, EVT, Geografia, Matemática, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

Inscreva-se nesta atividade
  • Ciclo de Ensino
  • Data pretendida para realizar a atividade
    Hora pretendida para realizar a atividade