Plástico: O Invasor

A poluição por resíduos plásticos nos ecossistemas aquáticos é um dos principais problemas da atualidade e é uma consequência da intensa atividade humana e má utilização deste tipo de material. Nesta atividade pretende-se elucidar sobre o impacto da poluição por plástico nos ecossistemas aquáticos, na biodiversidade e na saúde humana, e refletir sobre formas de prevenção e combate a este flagelo global.
A atividade será estruturada consoante o nível de ensino das turmas inscritas. Neste sentido, para as turmas do ensino básico serão dinamizadas 3 sessões, enquanto que, para as turmas do ensino secundário serão dinamizadas 5 sessões.
1ª Sessão (todos os níveis) – Plástico: O invasor – Contextualização do projeto. Exploração da dimensão global, mas também local da problemática dos resíduos plásticos nos ecossistemas aquáticos com especial enfoque na biodiversidade, mas também nas potenciais consequências para a saúde humana.
2ª Sessão (todos os níveis) – Caçadores de plástico – Uma saída de campo com o objetivo de sensibilizar os alunos para os impactos prejudiciais dos resíduos de plástico no ambiente, permitindo também aprofundar a compreensão desta problemática no contexto local em que cada escola se insere. Durante a atividade, os participantes explorarão a área envolvente da escola para recolher resíduos de plástico, que será valorizado na sessão seguinte.
3ª Sessão (todos os níveis) – Do lixo se faz arte – Os resíduos plásticos recolhidos na sessão anterior serão valorizados numa perspetiva de economia circular. Os caçadores de plástico irão transformar-se em artistas e irão contribuir para a criação de uma instalação artística projetada para ser exposta constituindo uma ferramenta de sensibilização para a comunidade.
4ª Sessão (apenas secundário) – Plástico: o novo continente – Visualização da série de sete reportagens intitulada «Plástico: o novo continente», da autoria de jornalista Catarina Canelas. Cada uma destas reportagens alerta para o impacto complexo e duradouro dos resíduos plásticos no ambiente.
Nota: A visualização será feita de forma autónoma durante uma aula definida pelos docentes, ou em tarefa atribuída aos alunos.
5ª Sessão (apenas secundário) – Conversa com a autora do documentário Catarina Canelas – Numa sessão de videoconferência, a jornalista Catarina Canelas irá debater com os alunos, alguns aspetos da série de reportagens «Plástico: o novo continente».
Observação:
– No âmbito desta atividade âncora poderão ser requisitadas, através do formulário anexo, as exposições Rios de Plástico e #CombataAPoluiçãoPlástica.
– Poderá ainda ser dinamizado um jogo de tabuleiro humano, Jogo dos Plásticos, onde os participantes poderão aprender de forma lúdica o impacte destes resíduos nos ecossistemas (Indicado para maiores de 14 anos).
Objetivos:
– Identificar e refletir sobre as principais fontes de poluição dos ecossistemas aquáticos;
– Reconhecer o tempo de degradação dos diversos tipos de resíduos plásticos;
– Compreender o impacto deste tipo de poluição na perda de habitats e biodiversidade;
– Identificar e promover atitudes e comportamentos, para reduzir a poluição por plástico.
Público-alvo: Todos
Local: Escola
Duração: 45 min
Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Pré-Escolar, Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Física e Química, Geografia, Português
Promotores: Laboratório da Paisagem