PEGADAS Exchange

Pegadas + Pegadas Chapada dos GMR
Desde 2022 que o programa PEGADAS foi replicado na cidade brasileira de Chapada dos Guimarães. Com intuito de estimular a partilha de conhecimento destas duas cidades com contextos ambientais tão diferentes surge o projeto PEGADAS Exchange, com vista a dar a conhecer o património cultural e paisagístico de cada uma das cidades, estimulando o diálogo multicultural na co-construção de soluções para os problemas ambientais de cada cidade identificados pelos alunos, bem como a partilha de boas práticas.
Objetivos:
– Promover o diálogo intercultural;
– Partilha de projetos e boas práticas ambientais de cada cidade/ escola;
– Promoção do valor cultural e paisagístico de cada cidade;
– Potenciar a discussão e a co construção de soluções dos problemas ambientais.
Sessões: 4 online + 3 presenciais
Sessão 1 – Enquadramento e objetivos do projeto (presencial – 30 min) – Dezembro / Janeiro
Sessão 2 – Boas vindas aos participantes das duas cidades. Apresentações das turmas pelos delegados. (online – 45 min) – Fevereiro
Sessão 3 – Apoio na elaboração da apresentação da cidade de Guimarães e dos seus problemas ambientais. (presencial – 45 min) – Fevereiro / Março
Sessão 4 – Conhecer as cidades irmãs. (online – 60 min) – Março
15 min – Cidade 1 (GMR)- A partir de vídeos, PPT, fotografias, etc, caracterizar a cidade em termos de área, demografia, atividades laborais, de património cultural, paisagístico e ambiental.
Apresentar os pontos fortes e fracos da cidade do ponto de vista ambiental
5 minutos de questões pela cidade 2
15 min – Cidade 2 (CHAPADA DOS GMR) – A partir de vídeos, PPT, fotografias, etc, caracterizar a cidade em termos de área, demografia, atividades laborais, de património cultural, paisagístico e ambiental.
Apresentar os pontos fortes e fracos da cidade do ponto de vista ambiental
5 minutos de questões pela cidade 1
Nota 1. – No final da sessão 4 será feito a partilha das apresentações entre as cidades e início do trabalho interno pelas turmas de cada cidade irmã para análise de estratégias e soluções para a resolução dos problemas identificados.
Nota 2. – Os professores responsáveis por cada turma poderão contactar-se durante este período para esclarecimento de dúvidas.
Sessão 5 – Apoio na construção das soluções ambientais. (presencial – 45 min) – Março / Abril
Sessão 6 – Co construção e apresentação de soluções ambientais para as cidades. (online 60 – min) – Abril
Apresentação dos problemas ambientais da cidade 1 e 2 e cocriação de propostas de solução projetadas por ambas as cidades
Nota 1. Serão apenas discutidos um máximo de 3 problemas ambientais por cidade.
Sessão 7 – Planos de ação finais (online – 60 min) – Maio
Apresentação dos planos de ação finais de cada cidade, com entidades convidadas
Observação: Só serão aceites, por ordem de inscrição, 2 turmas de escolas diferentes
Local: Escola/Instituição e Online
Período do projeto: Janeiro a Maio
Parceiro: Município de Chapada dos Guimarães
Escolaridade: 2º Ciclo, 3º Ciclo
Enquadramento: Cidadania, Ciências Naturais, Geografia, História, Português
Promotores: Laboratório da Paisagem