Pacto Climático de Guimarães: Escolas em Ação
O Pacto Climático de Guimarães é uma iniciativa promovida pelo Município de Guimarães que visa envolver os cidadãos, empresas, instituições e também as escolas numa ação colaborativa para a descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030.
A iniciativa pretende sublinhar que essa neutralidade está dependente da ação climática conjunta, e por isso há que partilhar a missão e a responsabilidade com os vários agentes do município, num pacto que, no essencial, compromete todos a adotarem comportamentos sustentáveis em comunidade e estratégias comuns de redução da pegada ambiental de curto, médio e longo prazo no sentido da descarbonização.
Além do alinhamento com as metas europeias e nacionais de ação climática, o objetivo, no que concerne às Escolas é gerar uma dinâmica de cocriação e estímulo à participação ativa da comunidade escolar, impulsionando um movimento crescente de ecocidadania.
Os 5 principais vetores deste compromisso são a economia circular, a água, a energia, a mobilidade e a biodiversidade
Todas as escolas serão assim convocadas à ação através da inscrição nesta atividade âncora que compreenderá momentos de educação formal e não-formal, com vista à implementação de estratégias, em espaço escolar, para a neutralidade climática, centradas nos 5 vetores.
Assim, nesta atividade âncora os alunos serão estimulados a refletir sobre como diminuir a pegada ecológica individual, mas será realizado em paralelo, com todos os elementos recolhidos, uma estimativa da pegada carbónica da própria escola que será divulgada em maio 2025.
Objetivos:
– Consciencializar para a finitude dos recursos do planeta;
– Promover a implementação de estratégias para uma escola mais sustentável;
– Reduzir a pegada carbónica da comunidade escolar;
– Promover a mudança de comportamento dos alunos, com redução da pegada ecológica individual.
Sessões:
Sessão 1 – Explicação da missão do projeto e da importância da turma embaixadora. Assinatura do Pacto Climático Escolar pela turma envolvida. Exploração da pegada ecológica individual e escolar. Cálculo da Pegada individual, pelos alunos. Realização de um inquérito a toda a comunidade escolar – Outubro (60 min).
Sessão 2 – Especialistas: Vimagua /Resinorte – Dicas a implementar na escola – Água/ Economia Circular – Outubro / Novembro (45 min)
Sessão 3 – Especialistas: Vitrus / GetGreen / Lab – Dicas a implementar na escola – Mobilidade e Biodiversidade – Novembro / Dezembro (45 min)
Sessão 4 – Resultados do Inquérito ambiental e planeamento de medidas de mitigação para os diversos indicadores: Água, Economia Circular, Energia, Mobilidade, Biodiversidade. – Janeiro (45 min)
Sessão 5 – Resultados da Pegada Carbónica e preparação da Assembleia de Escola: Pacto climático – Apresentação dos resultados à comunidade escolar e votação de 2 medida por indicador.– Março / Abril (45 a 60 min)
Sessão de realização autónoma) – Implementação das ações na escola (as aplicáveis) – Abril a Maio
Sessão de Apresentação pública dos resultados aos especialistas e convidados (final de Maio/ inicio de Junho – Greenweek)
Observações:
– Só serão aceites escolas exclusivamente secundárias (Francisco Holanda, Martins Sarmento e Taipas);
– Seleção de 1 turma por escola;
– A seleção das turmas far-se-á por ordem de inscrição para o email: pegadas@cm-guimaraes.pt, com indicação do ano de escolaridade da turma, número de alunos, escola, agrupamento, nome do docente, contacto telefone e email do docente responsável.
– A calendarização das sessões será ajustada em função da indicação da disponibilidade de dias e horários do docente responsável.
Local: Escola/Instituição
Período do projeto: Outubro a Maio
Parceiros: CMG; Vimagua, Resinorte, Vitrus.
Escolaridade: Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania
Promotores: Laboratório da Paisagem