Do rio ao mar

A atividade pretende alertar a comunidade escolar para a preservação e conservação dos rios e oceanos.

Anualmente toneladas de lixo chegam ao mar devido ao incorreto descarte/utilização dos resíduos. A grande maioria infiltra-se através das condutas de água pluviais, entram nos rios e consequentemente acabam no mar.

Em termos práticos a atividade pretende desafiar os participantes a monitorizarem de forma ativa um rio/ribeira do seu concelho através de ações de limpeza periódicas nos seguintes dias comemorativos: Dia Mundial dos Rios (25 de setembro), Dia Nacional do Mar (16 novembro), Dia Internacional de Ação pelos Rios  (14 de março) e Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Observação: Os participantes deverão informar com a devida antecedência o Laboratório da Paisagem (dia, hora e local da limpeza) para este proceder à comunicação à Agencia Portuguesa do Ambiente (APA). Os técnicos do Laboratório da Paisagem poderão auxiliar nessas intervenções sempre que solicitados.

Objetivos: Sensibilizar para a preservação dos recursos hídricos; Compreender a importância da água como recurso essencial à existência de vida no planeta; Assumir comportamentos que reflitam o respeito e valorização da água enquanto recurso.

Duração: 120 min

Datas: 25 de setembro; 16 novembro, 14 de março e 8 de junho.

Local: a definir

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Pré-Escolar, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais

Promotores: Laboratório da Paisagem

Inscreva-se nesta atividade
  • Ciclo de Ensino
  • Data pretendida para realizar a atividade
    Hora pretendida para realizar a atividade