CApt2 – Circularidade da água: por todos e para todos

Portugal Continental atravessa uma grave crise no que concerne à disponibilidade das reservas de água. São sobretudo as zonas do interior e sul do país as mais afetadas, sendo já consideradas zonas em estado de seca severa e extrema.

O impacto da falta de água no território nacional é avassalador trazendo prejuízos incomensuráveis para a economia e inclusive para todas as ações do quotidiano. De acordo com o IPMA Portugal, esta é já considerada a maior seca desde o último fenómeno semelhante, em novembro de 2021, e a situação tende a agravar-se no futuro.

É com base neste problema real que surge a atividade âncora CApt² – Circularidade da Água – Por todos e Para todos, que surge na sequência de um projeto em curso liderado pelo Laboratório da Paisagem.

A interligação deste projeto à comunidade escolar surge com o foco de munir as escolas, quer de ferramentas, quer de apoio técnico para a criação de estratégias sobre a Circularidade da água nos seus espaços.

As sessões serão dinamizadas pelos técnicos de Educação Ambiental do Laboratório da Paisagem e contemplarão as seguintes sessões:

  • Sessão 1 – Exploração do conceito de Circularidade da Água e a sua importância face ao contexto global do planeta. Apresentação de instrumentos de monitorização das perdas e consumos de água e estratégias para um eficiente uso da água.
  • Sessão 2 – Com recurso a uma Check-list os alunos farão um diagnóstico da gestão da água no espaço escolar.
  • Sessão 3 – Análise SWOT – Identificação das fraquezas, forças, oportunidades e ameaças para uma eficiente gestão da água no espaço escolar e desenvolvimento de um Plano de Ação.
  • Sessão 4 – Apoio técnico à implementação de uma ou mais estratégias de circularidade da água no espaço escolar.
  • Sessão 5 – Auditoria para aferição de resultados. (maio-junho)

As escolas que implementarem soluções inovadoras para circularidade da água receberão redutores de caudal para as torneiras da escola, um jogo didático para sensibilizar a comunidade escolar a adotar bons hábitos na utilização da água e um distintivo de escola CApt2

Observações: Só será permitida a inscrição até 5 escolas, uma turma por escola, que terá a missão de efetuar o diagnóstico, desenvolver estratégias e implementar ações no âmbito da Circularidade da Água. O projeto decorrerá entre os meses de novembro a junho.

Objetivos:

– Compreender a importância da água para a vida no nosso planeta;

– Conhecer as causas e consequências da má gestão da água;

– Conhecer projetos e ações para mitigar os desperdícios de água;

– Aprender a monitorizar os consumos e desperdícios hídricos;

– Conceber e aplicar fichas de monitorização para uma boa gestão da água.

Duração: 45 a 60 minutos/ sessão.
Local: Escola.

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, EVT, Física e Química, Matemática, Português

Promotores: Laboratório da Paisagem

Formulário de Inscrição
  • Ciclo de Ensino
  • Data pretendida para realizar a atividade
    Hora pretendida para realizar a atividade