Bairro C

O projeto “Bairro C – Compromisso Carbono Zero” é a mais recente aposta municipal que pretende potenciar os processos de regeneração urbana e valorização do património histórico, não descurando o setor da sustentabilidade ambiental. A área entre a Zona de Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride pretende assumir-se como um laboratório de ideias assente nos pilares da Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência; um espaço para inovação e experimentação, oferecendo novas leituras sobre a relação entre a cidade, a criação artística, a comunidade e, claro, a sustentabilidade ambiental. Neste último ponto, importa referir que o Bairro C pretende ser a área urbana piloto de Guimarães a adotar estratégias para ser neutra climaticamente.
É com base neste propósito que a atividade âncora BAIRRO C pretende convocar a comunidade escolar para um debate de ideias e de cocriação de ações a implementar nessa área.
A atividade será estruturada em 5 sessões:
1ª Sessão – Bairro C: património histórico, cultural e paisagístico – Contextualização do projeto. Exploração integrada do que é o Bairro C, da sua relevância histórica, cultural e paisagística para a cidade, abordando o passado, presente e futuro. (novembro e dezembro)
2ª Sessão – Visita interpretativa ao Bairro C – Através de uma visita guiada, os participantes conhecerão in loco as principais características do bairro e registarão em grelha própria, os pontos fortes e fracos da área, na perspetiva de cada um. Adicionalmente, cada aluno registará, em fotografia, a sua visão do bairro. No final, cada aluno ficará responsável por remeter por email, à equipa do Laboratório, as grelhas de registo e a seleção de 1 fotografia que melhor defina uma área do bairro. (janeiro)
3ª Sessão – Resultados e estratégias para um Bairro C – Apresentação dos resultados da visita e discussão de ideias e ações a implementar para o atingimento da neutralidade carbónica. Complemento da sessão, com desenho na foto selecionada por cada aluno, da sua visão de futuro para o espaço e respetiva nota explicativa (placemaking). (fevereiro)
4ª sessão – Plano de Ação Bairro C – Apresentação à comunidade escolar das propostas projetadas pela turma e recolha de contributos da comunidade escolar. Redação do plano final pela turma participante no projeto. (março a maio)
5ª Sessão – Apresentação pública das estratégias Bairro C – Em pleno Bairro C, apresentação para os stakeholders, das estratégias projetadas por cada comunidade escolar. (final de maio)
Nota: Paralelamente à apresentação pública poderão ser expostas no Bairro C as fotografias dos alunos, com os respetivos desenhos da visão futura para o espaço e notas explicativas.
Observações:
– Cada escola só poderá integrar o projeto com uma turma. As inscrições decorrerão até dia 15 de novembro de 2023 através do formulário PEGADAS anexo. O projeto terá um número limitado a 5 turmas e a seleção das turmas far-se-á por ordem de inscrição, privilegiando as turmas de secundário e 3º ciclo. No momento da inscrição deverão ser indicados os contactos do docente responsável para futura articulação.
Nota: Em caso de haver muitas inscrições serão priorizadas as escolas com maior proximidade geográfica ao Bairro C.
Duração do projeto: 6 meses.
Início: novembro/dezembro de 2023 a maio de 2024
Parceiros: Câmara Municipal de Guimarães
Escolaridade: 3º Ciclo, Secundário
Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais, Física e Química, Português
Promotores: Laboratório da Paisagem