A conservação de borboletas e aves é essencial para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio funcional dos ecossistemas. Estes grupos desempenham papéis ecológicos essenciais, incluindo a polinização, o controlo biológico de pragas e a dispersão de sementes. Adicionalmente, atuam como bioindicadores, refletindo variações nos habitats e na qualidade ambiental. A preservação destas espécies é fundamental para a sustentabilidade ecológica e para o bem-estar humano. O projeto Asa.Delta, centrado na conservação de borboletas e aves, visa promover a valorização dos recursos naturais e da biodiversidade de Guimarães. O objetivo deste projeto é fortalecer os esforços de conservação e fomentar o conhecimento sobre a fauna e flora locais, alinhando-se com o Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães, que sublinha a importância da conservação da biodiversidade local através de ações integradas e participativas. No âmbito nacional, o projeto coaduna-se com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB 2030), que preconiza a proteção de espécies ameaçadas e a conservação dos seus habitats críticos, destacando a importância da conectividade ecológica.

Neste sentido, a atividade âncora incluirá, 4 sessões (3 + 1 opcional):

1ª sessão – As borboletas do meu pátio – Discussão sobre a diversidade, ciclo de vida, alimentação das borboletas e a relação que estas mantêm com as plantas enquanto fonte de alimento e habitats. A sessão contempla uma saída de campo para um espaço envolvente, pátio da escola ou espaço verde para observação e identificação de borboletas.

2ª sessão – As aves do meu pátio – Exploração da diversidade do grupo das aves existentes no nosso concelho. De forma interativa, os alunos terão a oportunidade de conhecer as estratégias de identificação e estudo das aves através da observação de imagens e de um jogo de identificação a partir do canto. A sessão contempla uma saída de campo para um espaço envolvente, pátio da escola ou espaço verde para observação e identificação de aves.

3ª sessão – Jardim de biodiversidade – Uma sessão de cocriação, através de jogos digitais e/ou modelos, onde os alunos são convidados a imaginar e a criar espaços verdes para as borboletas e aves. Propõe-se que as escolas assegurem, posteriormente, a plantação do jardim projetado pelos alunos. Para esse fim, serão disponibilizadas sementes pelo Laboratório da Paisagem. Caso as escolas necessitem de apoio para a criação dos jardins, poderá ser agendada uma 4ª sessão.

4ª sessão (opcional) – Nos espaços previamente escolhidos e preparados pelas escolas, será construído o jardim para borboletas e aves com recurso a materiais de origem natural (p.e. madeira e rochas) e/ou reutilizados (p.e. pneus e garrafas).

Objetivos:

– Aumentar a consciencialização sobre o papel ecológico das borboletas e aves.

– Capacitar os alunos para a observação monitorização de biodiversidade.

– Envolver os alunos na cocriação de jardins para habitats de borboletas e aves.

– Incentivar a implementação de práticas de conservação em ambientes escolares.

 Número de sessões: 3 + 1 (opcional)

Duração das sessões: Duração mínima de 90 min.

1º Grupo – 2 TURMAS (outubro- novembro):

Turma 1 e 2 – Sessão 1 – Entre 7 a 11 de outubro

Turma 1 e 2 – Sessão 2 – Entre 14 a 18 de outubro

Turma 1 e 2 sessão 3 – Entre 21 a 25 de outubro

Turma 1 e 2 – Sessão 4 (opcional) – até 15 de novembro

2º Grupo – 3 TURMAS (abril – junho): Em datas a definir com os docentes.

Observação: a escolha das turmas será feita por ordem de inscrição. A seleção terá em conta a escolaridade e escola da turma inscrita de forma a garantir que escolas e ciclos de ensino diferentes sejam abrangidos.

Local: Na escola

Período do projeto: I Grupo – Outubro a Novembro e II Grupo – Abril a junho

Projeto financiado pelo Fundo Ambiental

Escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Pré-Escolar, Secundário

Enquadramento: Biologia, Cidadania, Ciências Naturais

Promotores: Laboratório da Paisagem

    Formulário de Inscrição
    • Ciclo de Ensino

    • Data pretendida para realizar a atividade

      Hora pretendida para realizar a atividade