Notícias

5 junho – Dia Mundial do Ambiente

2 de Junho, 2021

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho desde 1972. A data surgiu na Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente e visa assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de proteger o planeta.
O tema do Dia Mundial do Ambiente 2021 é – Restauração de Ecossistemas.
A restauração de ecossistemas pode assumir várias formas, desde: plantação de árvores, tornar as cidades mais verdes, restauração de jardins, mudanças na alimentação, limpeza de rios, praias ou bosques.

Neste dia sugerimos meter mãos-à-obra através de uma ação de limpeza (plogging) num parque, caminho, rua, jardim, praia, floresta, etc.
Munidos de luvas e sacos de plásticos, o lema é apanhar lixo e deixar a Natureza “respirar”.

Filma e/ou regista com fotos (telemóvel na vertical) a tua limpeza e envia-nos para: pegadas@guimaraes.pt

Se conseguires pesa o teu lixo e diz-nos quantos quilos limpaste.

+ AÇÕES COMEMORATIVAS DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

SERRALVES – BIOBLITZ 2021
Sugerimos ainda que aproveites o fim-de-semana (5 e 6 de junho) para ires à Fundação de Serralves. Nesse fim-de-semana, Serralves acolhe nos jardins o evento Bioblitz 2021 onde poderás participar em inúmeras atividades.

O Laboratório da Paisagem também estará presente com duas atividades:

UNIVERSO DEBAIXO DE ÁGUA: CRIATURAS DO PLANETA AZUL
05 de junho às 10horas e 06 de junho às 16horas

Apresentação do livro “Criaturas do Planeta Azul”.
Trata-se de um livro peculiar e divertido cheio de curiosidades sobre algumas criaturas relacionadas com os oceanos e que fazem parte do Planeta.
Destina-se a um público maioritariamente infantojuvenil.

UNIVERSO DEBAIXO DE ÁGUA: RIO
05 de junho às 11horas e 06 de junho às 15 horas

A atividade consiste em explorar a bacia hidrográfica do Ave e a sua biodiversidade.
1º parte – O participante inicia com uma viagem guiada por painéis expositivos sobre a caracterização geográfica do rio Ave (nascente, foz, extensão) passando por uma abordagem pelas espécies de fauna e flora mais representativas da região, reconhecendo e diferenciando as espécies autóctones das invasoras.
2º parte – Cada participante terá ao seu dispor figuras que deverá selecionar e posicionar adequadamente num painel de acordo com as características descritas por cada espécie.
3ª parte – O participante é convidado a analisar a qualidade ecológica da água através da observação de macroinvertebrados à lupa. Os respetivos macroinvertebrados serão identificados seguindo um guião.