3 outubro – Dia Mundial do Habitat
O Dia Mundial do Habitat foi instituído através da Resolução 40/202, adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1985.
O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, com base na ideia de que qualquer pessoa tem direito a viver condignamente.
Este ano, o Dia Mundial do Habitat foca-se no problema dos resíduos e do potencial das tecnologias de vanguarda em transformá-los em riqueza.
Assim, se as soluções começam com pequenos passos de cada um, urge reduzir a quantidade de resíduos que produzimos e começarmos a considerá-los como recursos valiosos que podem ser reutilizados e reciclados, com vista a minimizar os impactos no planeta, ou seja, adotarmos modelos económicos mais circulares.
As tecnologias de vanguarda podem surgir como oportunidades e oferecerem respostas melhores e mais baratas para estes novos desafios quotidianos. Por exemplo, a automação e a inteligência artificial podem ajudar a classificar os resíduos recicláveis com maior eficiência. Com o uso de sensores em embalagens inteligentes, podemos ajudar a reduzir o desperdício de alimentos, enquanto outras tecnologias de vanguarda transformam resíduos orgânicos em energia renovável e compostagem. Além disso, novos materiais, como plásticos biodegradáveis avançados, podem reduzir o impacto ambiental.
Desafio:
Propomos aos alunos de todos os ciclos o desenvolvimento de um mural, com ideias criativas e inovadoras, para podermos reduzir os resíduos que produzimos.
Este mural deve ser exposto no átrio da escola para sensibilização a todos os elementos da comunidade educativa.
O mural deverá ser criativo, original e repleto de ideias para combater os resíduos de diversos materiais de uso no quotidiano.
As fotografias do mural desenvolvido deverão ser enviadas para pegadas@cm-guimaraes.pt, para partilha no item Boas Práticas.