Notícias

20 de maio – Dia Mundial da Abelha

30 de Abril, 2021

Data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”, disse-o Albert Einstein e tinha toda a razão.

A abelha é um ser vivo fundamental na preservação da biodiversidade. Ela é a grande responsável pela polinização, sem a qual muitas das plantas não se conseguiriam reproduzir. Sem abelhas a flora e fauna terrestre do planeta simplesmente se extinguiria e o mundo, tal como o conhecemos, desapareceria.

Infelizmente as abelhas, e em geral todos os polinizadores, como borboletas, joaninhas, escaravelhos, entre outros, estão ameaçados devido à ação do Homem, pelo uso e abuso de pesticidas, das monoculturas, que arrasam a diversidade das flores, que são a principal fonte de alimento das abelhas. De acordo com dados recentes, das 68 espécies de abelhas existentes na Europa, 24% estavam em extinção e encontram-se na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas. O que podemos fazer? Informarmo-nos mais sobre as abelhas, sobre o seu papel na biodiversidade, a forma como comunicam e como trabalham incansavelmente para manter o nosso planeta em equilíbrio.

1 – Proposta – 3º ciclo e secundário:

Investiga sobre este ser tão pequeno e tão fundamental para o planeta. Descobrir como trabalham, como as podemos proteger e quais as principais ameaças que atravessam. Investiga e conta-nos tudo através de um texto PDF ou PowerPoint. Envia para pegadas@cm-guimaraes.pt

2- Proposta – pré-escolar e 1º. 2º ciclos:

Faz uma abelha com materiais reciclados e escreve uma frase ou quadra sobre a sua importância e como a podemos proteger. Mostra-nos em foto o resultado para: pegadas@cm-guimaraes.pt

 

Resposta ao desafio pelos alunos do 7º B da EB 2, 3 de Abação: A vida das abelhas;
Resposta ao desafio pelos alunos da EB 1 Pinheiral: As nossas amigas abelhas 1 e As nossas amigas abelhas 2;