02 de fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas
O Dia Mundial das Zonas Húmidas foi assinalado pela primeira vez na “Convenção de Ramsar”, na cidade iraniana de Ramsar, em 1971. Portugal ratificou esta Convenção em 1980 e tem, atualmente, 31 Zonas Húmidas de importância internacional, das quais 13 localizam-se na Região Autónoma dos Açores.
As zonas húmidas caracterizam-se por serem áreas riquíssimas do ponto de vista ecológico, uma vez que albergam uma grande diversidade de espécies faunísticas e florísticas, além apresentarem uma grande disponibilidade de água, entre múltiplas outras potencialidades.
Para Todos os ciclos:
Propomos uma investigação sobre a importância destes ecossistemas únicos e a compreensão das suas inúmeras vantagens.
O projeto “Lagoas e Charcas do rio Ave”, desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, explora a importância deste ecossistema ímpar através de uma publicação entregue a todas as bibliotecas escolares dos diferentes agrupamentos e que poderá ser uma ferramenta útil nesta investigação.
Saiba mais em Laboratório da Paisagem
Vídeo “Lagoas e Charcas do rio Ave”
Os trabalhos sobre a importância das zonas húmidas e as suas características deverão ser remetidos em formato PowerPoint ou PDF para pegadas@cm-guimaraes.pt, para posterior divulgação no portal Pegadas.