Notícias

16 outubro – Dia Mundial da Alimentação

4 de Outubro, 2021

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos a 16 de outubro, desde 1981. Esta data foi fundada no ano de 1945, pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.

O Dia Mundial da Alimentação não é mais do que uma chamada de atenção global para a necessidade de Erradicar a Fome, onde os alimentos nutritivos deverão estar disponíveis e acessíveis a todos, em qualquer lugar do mundo.

Hoje, mais de 820 milhões de pessoas ainda não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma das principais ameaças à crescente insegurança alimentar. Enquanto isso, dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos.

São números que nos deverão fazer refletir e, sobretudo, agir.

Propomos um mês de outubro de ação, através da criação de um mês – ZERO desperdício alimentar.

Assim, os alunos de todos os ciclos deverão assumir pelo menos dois destes compromissos:
– Desenvolver uma ementa diária mais sustentável e propor à direção da escola a sua implementação;
– Desenvolver um livro de receitas com base em restos alimentares;
– Pesquisar associações contra o desperdício alimentar e desenvolver materiais diversos para sensibilizar a comunidade escolar;
– Desenvolver um sistema interno contra o desperdício, em que as sobras poderão ser levantadas pelos alunos/auxiliares/docentes interessados – Ex: para alimentação de animais de criação; para famílias mais carenciadas; para entregar a instituições, etc.
– Adotar uma semana vegetariana- ZERO carne e peixe;
– Contactar instituições que recolhem excedentes alimentares, exemplo: Refood Guimarães;
– Recolher alimentos não perecíveis para doação a organizações sociais de apoio alimentar;
– Ser voluntário Refood por um dia;
– Organizar workshops sobre alimentação sem desperdício;
– Criar uma horta na escola;
– Fazer compostagem dos resíduos orgânicos.

As escolas aderentes a pelo menos dois dos desafios lançados deverão fazer chegar as suas evidências para pegadas@cm-guimaraes.pt, a fim de serem partilhadas no portal PEGADAS.