Notícias

14 de março – Dia Internacional de Ação pelos Rios

25 de Fevereiro, 2021

Um estudo da Universidade de Coimbra, cujos resultados foram divulgados em 2021, alerta para a fraca qualidade ecológica dos rios em todo o mundo. O estudo abrangeu 88 países e os resultados revelaram que cerca de metade dos troços ou rios encontravam-se abaixo do nível aceitável. Uma das consequências mais visíveis dessa fraca qualidade ecológica é a perda significativa de biodiversidade.

Urge portanto olhar para os rios com mais atenção e agir na sua proteção e conservação.

Propomos dois tipos de atividades:

  • Teórica:
  1. Investigação sobre os rios e ribeiras de Guimarães e a caracterização do seu estado e da biodiversidade mais representativa. (trabalho em PPT ou PDF)
  • Prática:
  1. Saída de campo com os colegas ou familiares para a margem de um rio/ribeira e realizar um registo fotográfico dos mais belos locais, com identificação da localização.
  2. Realização de uma limpeza nas margens do rio/ribeiro com registo fotográfico do antes e depois da limpeza. (Sugestão: realização de um TIK-TOK do antes e depois)

As contribuições deverão ser enviadas para pegadas@cm-guimaraes.pt

Resposta ao desafio pelos alunos da EB 2, 3 de Pevidém: Rio Selho
Resposta ao desafio pela Ana Atilano: Limpeza do Rio
Resposta ao desafio pelos alunos da EB Pegada: Limpando o rio
Resposta ao desafio pelos alunos da EB 2, 3 Vale de S. Torcato: Vamos ajudar o rio Ave
Resposta ao desafio pela Ana Ribeiro: Rio Limpo
Resposta ao desafio pela Cecília Sobrinho: Vamos limpar o rio!
Resposta ao desafio pelos alunos do Colégio do Ave: Eu ajudo o rio
Resposta ao desafio pelos alunos da EB de Deserto: Boas ações pelo rio
Resposta ao desafio pela Escola Profissional CENATEX: Limpando o rio