Notícias

02 de fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas

26 de Janeiro, 2022

O Dia Mundial das Zonas Húmidas foi assinalado pela primeira vez na “Convenção de Ramsar”, na cidade iraniana de Ramsar, em 1971, que definiu estas zonas como “áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros”.

As zonas húmidas caracterizam-se por serem áreas riquíssimas, do ponto de vista ecológico, uma vez que albergam uma grande diversidade de espécies faunísticas e florísticas, além apresentarem uma grande disponibilidade de água, entre múltiplas outras potencialidades.

Conheces alguma Zona Húmida no território de Guimarães?
Propomos a realização de um trabalho de pesquisa sobre uma zona húmida do Concelho de Guimarães, com referência à localização, características dessa zona, biodiversidade que alberga, etc. Os mais pequenos são convidados a fazer uma representação em maquete, de uma zona húmida e registar os resultados em fotografia.

As fotografias (JPEG) e/ou os trabalhos de pesquisa (PPT ou PDF) deverão ser remetidos para pegadas@cm-guimaraes.pt, para posterior divulgação no portal PEGADAS.